escolha de segurança bomba
escolha de segurança bomba
Tenho uma bomba monofasica que por ironia do destino queimou esta noite (desferrou e ficou a trabalhar em seco )
AInda esta semana falei aqui num topico sobre a soluçao pra isso (rele de intesidade)
GOstava de saber se essa é a soluçao mais fiavel para essa causa
Vou ter de desarmar a bombar e substituir o que queimou
Obrigado
AInda esta semana falei aqui num topico sobre a soluçao pra isso (rele de intesidade)
GOstava de saber se essa é a soluçao mais fiavel para essa causa
Vou ter de desarmar a bombar e substituir o que queimou
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: escolha de segurança bomba
Boas
Podes utilizar relés próprios para as bombas, bóias de nível, pressostato, e fluxoestato.
Cump.
Mário
Podes utilizar relés próprios para as bombas, bóias de nível, pressostato, e fluxoestato.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
mas essa bomba entá num poço ou furo? É que para estes casos o melhor até é um relé de nivel, de electrodos. Um quadro de sonda até pode eventualmente resolver o problema.
- Mário
- Team Apoio
Boas nelmindo
Creio que é poço, dado ele dizer que desferrou. Se fosse de furo não desferrava, podia era faltar a agua,será?
Cump.
Mário
Creio que é poço, dado ele dizer que desferrou. Se fosse de furo não desferrava, podia era faltar a agua,será?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
é poço mas esta dentro de um . desferrou pq o pressoestanto talvez nao tenha actuado ou por uma fuga de agua
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.pestynha Escreveu:é poço mas esta dentro de um . desferrou pq o pressoestanto talvez nao tenha actuado ou por uma fuga de agua
Para evitar que a bomba desferre ou queime por funcionar fora de agua(julgo estar-mos a falar de bomba submersível) é sempre bom ter um controlo de nível, seja por boiá, seja por sonda. Desta forma assegura-se que a bomba nunca funciona fora de agua.
Alem desta protecção, deve existir um térmico ajustado á intensidade da bomba, para disparar sempre que hajam problemas na bomba, seja a hélice prender, um rolamento gripar, etc.
A somar a isto, deve estar protegida para contactos directos e indirectos, respectivamente por disjuntor e diferencial.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Para esse tipo de bombas, com tubo de "pesca" e com "pinha", o melhor para a protecção é o relé de sobrecarga ou relé térmico. O relé de nivel nesta situação não funciona. POde haver a condição de água no poço, falta de água no depósito e a "pinha" não estar a vedar bem, para que a água saia do tubo de pesca e o motor fica "desferrado". Nesta situação outra hipotese é o fluxostacto que o colega Mário falou, com a ajuda de um temporizador. Agora como tenho pouca experiencia nessa área, gostva de saber a opinião dos mais experientes.
Estou a falar daqueles que montaram kilos de tanques de guerra "RABOR"...
Estou a falar daqueles que montaram kilos de tanques de guerra "RABOR"...
- Mário
- Team Apoio
Boas
Podes ter um fluxoestato temporizado a "x" seg. onde a bomba arranca e depois de alguns segundos a agua tem que circular. Se não circular pára a bomba.
Com um pressostato temporizado a "x" seg. onde a bomba arranca e depois de alguns segundos a agua tem que ter pressão. Se não tiver pressão pára a bomba.
Quadro de comando com relé electrónico (em consumo) temporizado, onde vai verificar se está em carga ou em vazio (sem carga).
Podes ter os três montados.
Cump.
Mário
Podes ter um fluxoestato temporizado a "x" seg. onde a bomba arranca e depois de alguns segundos a agua tem que circular. Se não circular pára a bomba.
Com um pressostato temporizado a "x" seg. onde a bomba arranca e depois de alguns segundos a agua tem que ter pressão. Se não tiver pressão pára a bomba.
Quadro de comando com relé electrónico (em consumo) temporizado, onde vai verificar se está em carga ou em vazio (sem carga).
Podes ter os três montados.
Cump.
Mário
os 3 ou um qualquer do 3
mas o 3 deve ficar um pouco
acho q o fluxoestato é falivel pq imagine q ligamos a bomba e no tempo desejado a passagem de fluxo ta tudo certo
fechamos uma torneira e por qualquer motivo o presoestato nao actua o fluxoestato ja n vai actuar
mas o 3 deve ficar um pouco
acho q o fluxoestato é falivel pq imagine q ligamos a bomba e no tempo desejado a passagem de fluxo ta tudo certo
fechamos uma torneira e por qualquer motivo o presoestato nao actua o fluxoestato ja n vai actuar
- Mário
- Team Apoio
Boas "pestynha"
"acho q o fluxoestato é falivel pq imagine q ligamos a bomba e no tempo desejado a passagem de fluxo ta tudo certo, fechamos uma torneira e por qualquer motivo o presoestato nao actua o fluxoestato ja n vai actuar"
O fluxoestato só é temporizado no arranque, dado não haver circulação de fluido.
Contra uma falta de agua o fluxoestato é melhor.
Tens a bomba a trabalhar normalmente e fechaste uma válvula do final da saída, o que vai acontecer é:
Tens pressostato, ele vai desligar por falta de pressão
Tens fluxoestato, ele vai desligar porque não tem agua a circular
Estes casos no caso de falta de agua ou desferrar.
Cump.
Mário
"acho q o fluxoestato é falivel pq imagine q ligamos a bomba e no tempo desejado a passagem de fluxo ta tudo certo, fechamos uma torneira e por qualquer motivo o presoestato nao actua o fluxoestato ja n vai actuar"
O fluxoestato só é temporizado no arranque, dado não haver circulação de fluido.
Contra uma falta de agua o fluxoestato é melhor.
Tens a bomba a trabalhar normalmente e fechaste uma válvula do final da saída, o que vai acontecer é:
Tens pressostato, ele vai desligar por falta de pressão
Tens fluxoestato, ele vai desligar porque não tem agua a circular
Estes casos no caso de falta de agua ou desferrar.
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
Boas
Tens pressostato de "alta" para paragem da bomba quando atingir a pressão regulada, certo?
Se sim, podes instalar na saída da bomba um fluxoestato, que vai dizer que tem um determinado caudal a passar.
Dado que quando arranca a bomba não tens caudal, vais ter que ter um temporizador para dar o sinal durante alguns segundos (creio que 5 segundos chega).
Cump.
Mário
Tens pressostato de "alta" para paragem da bomba quando atingir a pressão regulada, certo?
Se sim, podes instalar na saída da bomba um fluxoestato, que vai dizer que tem um determinado caudal a passar.
Dado que quando arranca a bomba não tens caudal, vais ter que ter um temporizador para dar o sinal durante alguns segundos (creio que 5 segundos chega).
Cump.
Mário
sim o pressoestato controla a presao qd esta baixa liga qd esta alta desliga
o fluxoestato vai ficar ligado em serie com o pressoestato e o temporizador em serio com o fluxoestato
e esse circuito nao vai interferir com o pressoestato?
o fluxoestato vai ficar ligado em serie com o pressoestato e o temporizador em serio com o fluxoestato
e esse circuito nao vai interferir com o pressoestato?
- Mário
- Team Apoio
Boas
Tens o teu circuito normal. O fluxostato fica ligado em série com o teu circuito (intercalado antes do teu pressostato). O temporizador só vai "chantar" o fluxoestato durante alguns segundos, após o sinal de arranque.
Cump.
Mário
Tens o teu circuito normal. O fluxostato fica ligado em série com o teu circuito (intercalado antes do teu pressostato). O temporizador só vai "chantar" o fluxoestato durante alguns segundos, após o sinal de arranque.
Cump.
Mário