Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

gilpedroso
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 01 fev 2008, 15:41
Localização: Mafra

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por gilpedroso »

sim! são os disjuntores com indicação 3P+Nr ou 3P+N/2 mas só existem para calibres superiores a 100A


Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por LinceS@T »

Esse foi o meu dilema na altura, cabos VAV; XV tem o condutor neutro reduzido, optei por colocar cabos monocondutores com as mesmas caracteristicas.
Mas isto foi a CERTIEL, tenho um projecto em maos que será aprovado pela DGE, vamos ver como é nesta situação.
No dimensionamento tentamos distribuir as cargas pela respectivas fases. Para que a corrente de neutro fosse igual às das fases era necessário todas as cargas dessa fase estarem ligadas e todas as outras desligadas, o que na prática isso não acontece..
Também temos a ipotese de colocar um disjuntor tripolar para as fases com o respectivo calibre e colocar um unipolar para o neutro com calibre inferior, por forma que o conjunto desarme ao mesmo tempo.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por joaoosvaldo »

gilpedroso Escreveu:sim! são os disjuntores com indicação 3P+Nr ou 3P+N/2 mas só existem para calibres superiores a 100A
Desculpe a minha ignorância mas que disjuntores são esses "3P+Nr ou 3P+N/2" são os comuns tetrapolares??
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
coiote
Curioso
Curioso
Mensagens: 52
Registado: 10 dez 2009, 16:03

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por coiote »

olá a todos,

os disjuntores 3P + N/2, protegem um condutor de neutro que tenha metade da secção das fases,
isto é se usar o cabo XV 3x25+2G16 por exemplo, terá que proteger o condutor de neutro.
Para que este não se danifique quado precorrido por uma corrente igual á das fases, a solução é usar um disjuntor 3P+N/2.
segundo as regras tecnicas é obrigatório a protecção do neutro, ou então uma justificação que diga que o neutro não é precorrido por
corrente igual ás das fases ( sistema trifásico equilibarado).

existem diversos disjuntores no mercado com essas caracteristicas, exemplo dos compact NSX da Schneider, para calibres a partir de 40 A.
No entanto só se pode reduzir o neutro a partir de 16mm2 de secção, logo os disjuntores que protegem cabos de 25 A, são os que necessitam de ter neutro reduzido.

abraço
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por joaoosvaldo »

coiote Escreveu:olá a todos,

os disjuntores 3P + N/2, protegem um condutor de neutro que tenha metade da secção das fases,
isto é se usar o cabo XV 3x25+2G16 por exemplo, terá que proteger o condutor de neutro.
Para que este não se danifique quado precorrido por uma corrente igual á das fases, a solução é usar um disjuntor 3P+N/2.
segundo as regras tecnicas é obrigatório a protecção do neutro, ou então uma justificação que diga que o neutro não é precorrido por
corrente igual ás das fases ( sistema trifásico equilibarado).

existem diversos disjuntores no mercado com essas caracteristicas, exemplo dos compact NSX da Schneider, para calibres a partir de 40 A.
No entanto só se pode reduzir o neutro a partir de 16mm2 de secção, logo os disjuntores que protegem cabos de 25 A, são os que necessitam de ter neutro reduzido.

abraço
Bem esta é uma boa notícia visto que com esses disjuntores pode-se reduzir a secção do neutro à vontade, correcto?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
gilpedroso
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 01 fev 2008, 15:41
Localização: Mafra

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por gilpedroso »

Sim, pode por exemplo colocar um cabo XV 3x50+2G25 com disjuntor 125A (3P+Nr) estes disjuntores já vem de fábrica com a protecção do neutro de calibre inferior á das fases.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por joaoosvaldo »

Ok. Quanto a mim estou esclarecido em relação a esta questão. Mas queria ainda que me dissesem no caso da secção do neutro ser reduzida como calculam a queda de tensão???
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por Duzia12 »

Secção=(X+X/2)

Logo 1,5 x queda em %



É só continuar...

Aproximadamente Secção do neutro igual a 50% da fase
gilpedroso
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 01 fev 2008, 15:41
Localização: Mafra

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por gilpedroso »

joaoosvaldo Escreveu:Ok. Quanto a mim estou esclarecido em relação a esta questão. Mas queria ainda que me dissesem no caso da secção do neutro ser reduzida como calculam a queda de tensão???
????
com base na secção do condutor de fase (ou não era essa a duvida)!?
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por joaoosvaldo »

gilpedroso Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Ok. Quanto a mim estou esclarecido em relação a esta questão. Mas queria ainda que me dissesem no caso da secção do neutro ser reduzida como calculam a queda de tensão???
????
com base na secção do condutor de fase (ou não era essa a duvida)!?
As expressões indicadas nos post's anteriores para cálculo da q.d.t. são válidas para secções das fases e neutro iguais. Daí eu perguntar se forem diferentes com a secção do neutro reduzida como calculam a q.d.t.??
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por joaoosvaldo »

Se eu tiver a impedância equivalente fase-neutro da canalização Zeq f-n é correcto utilizar a expressão seguinte:

u = Zeq f-n x Ib x cos fi

U(%)= u x (100/Uo)

com Uo=230V e Ib a corrente estipulada de serviço da canalização.

Penso que com esta expressão temos uma valor correcto para a q.d.t.!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por joaoosvaldo »

joaoosvaldo Escreveu:Se eu tiver a impedância equivalente fase-neutro da canalização Zeq f-n é correcto utilizar a expressão seguinte:

u = Zeq f-n x Ib x cos fi

U(%)= u x (100/Uo)

com Uo=230V e Ib a corrente estipulada de serviço da canalização.

Penso que com esta expressão temos uma valor correcto para a q.d.t.!!!
Agora estou na dúvida se nesta expressão devo colocar o "cos fi" ou não!! Penso que o mais correcto será ficar apenas u = Zeq f-n x Ib. Gostava que comentassem e dessem a vossa opinião. Obrigado.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por Duzia12 »

Isso é a Lei de Ohm U= R x I
Tanta Duvida!!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por joaoosvaldo »

Duzia12 Escreveu:Isso é a Lei de Ohm U= R x I
Tanta Duvida!!!
Mas que bela ajuda, que é a lei de ohm sei eu muito bem!!! O problema é que fiz o cálculo com as expressões simplificadas e com esta e dão valores ligeiramente diferentes e como quero ter isto bem feito estou a colocar a questão, se lhe causa assim tanta impressão tem bom remédio e não comente. É que você diz isso agora mas quando coloquei a primeira expressão com o "cos fi" você disse que estava correcto num post que acabou por apagar e agora diz isso por isso também deve ter alguma dúvida. Enfim!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: Calculo queda de Tensão - U0 =230V ou 400V !?

Mensagem por LinceS@T »

joaoosvaldo Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Isso é a Lei de Ohm U= R x I
Tanta Duvida!!!
Mas que bela ajuda, que é a lei de ohm sei eu muito bem!!! O problema é que fiz o cálculo com as expressões simplificadas e com esta e dão valores ligeiramente diferentes e como quero ter isto bem feito estou a colocar a questão, se lhe causa assim tanta impressão tem bom remédio e não comente. É que você diz isso agora mas quando coloquei a primeira expressão com o "cos fi" você disse que estava correcto num post que acabou por apagar e agora diz isso por isso também deve ter alguma dúvida.

Deixo aqui uma tabela com os factores que devemos considerar ( resistência, reactância indutiva, reactância capacitiva, Perditância e Efeito Pelicular).

Cumprimentos
Anexos
queda3.jpg
(50.25 KiB) Transferido 77 vezes
queda1.jpg
(249.75 KiB) Transferido 77 vezes
Saber não ocupa espaço.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”