Cálculos para assegurar que exista electricidade suficiente

Responder
gr-bull
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 mai 2007, 23:36

Cálculos para assegurar que exista electricidade suficiente

Mensagem por gr-bull »

Olá a todos,
Andava à procura de informações de potências, etc, e encontrei este fórum que já estou a ver que me vai ser muito útil.
Bom, sou bastante leigo em matéria de electricidade (apesar de me fascinar tudo o que a envolva) e precisava duma ajuda relativamente ao seguinte:

estou a pensar em fazer uma lanparty(para quem não sabe é uma "festa" onde várias pessoas estão com os seus pc's em rede) e gostava de saber quanta potência irei precisar para que o local aguente sem ir abaixo...
já me estive a informar, arranjei algumas fórmulas, mas nem sempre são as correctas.
preciso de 10kW pelo menos para que tudo esteja a funcionar.
arranjei esta fórmula mas posso estar a aplicar mal: P=U*I para calcular a potência que preciso (é o que vem nas facturas da EDP, acho eu...). posso usá-la para isto?
outra coisa são os amperes... disseram-me para ir ver à caixa(que nem sei como se chama) o que lá marcava e marca 15A.
pelos meus calculos não chega... mas ainda há outra coisa... existem correntes trifásicas ou monofásicas certo? o número de amperes que marca na caixa pode variar dependendo do tipo de corrente...

ou seja, estou muito trocado, se me puderem dar uma ajudinha agradecia...
se isto estiver um bocado confuso peçam para ver se eu organizo melhor as ideias.

desde já agradeço. 8)
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 17 mar 2007, 13:57

Mensagem por ejom »

Bem antes de mais e partindo do pressuposto que queres uma potência contratada de 10kVA, temos o seguinte: A EDP somente fornece 10,35kVA, o que quer dizer que se for num sistema de tensões simples ( Monofásico 230 V) tens uma corrente de 45A, mas duvido que te instalem essa potência pois normalmente para esta potência a EDP somente a instala se for num sistema de tensões composto ou seja ( Trifásico 400V ), onde terás uma corrente de 15A por fase. Caso não seja o suficiente e possas pedis trifásico pedes 13,8kVA e terás uma corrente de 20A, se pedires uma potência de 6,9kVA ( Monofásico ) tens uma corrente de 30A nessa fase.
Já agora, se tens 10kW de potência instalada, isso quer dizer que terás um consumo de cerca de 43A, considerando o consumo médio de um PC na ordem de 2,5A terás a possibilidade de ligar no máximo 17 PC, e tens que ter em atenção que aqui não estão considerados outros elementos que também consomem energia como os ruters, hubs, etc.
Espero ter ajudado. 8)
Blackangel
Curioso
Curioso
Registado: 12 mar 2007, 21:04

Mensagem por Blackangel »

Boas
Nos contratos monofásicos a potência contratada pode ir até 45A mas tens de ter em conta a taxa de potência a pagar que será muito superior e além disso será um contrato de duração muito reduzida, Será uma questão de te dirigires a uma dependência e colocares essa questão.
Cumpz
ruisantos
Curioso
Curioso
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Cálculos para assegurar que exista electricidade suficiente

Mensagem por ruisantos »

Off topic :

Cálculos para assegurar que exista electricidade suficiente? : nunca esquecer de pagar a factura no final do mes 8) :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Dúvidas”