falta de neutro

Responder
francisco ramos
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 09 mai 2007, 22:08
Contacto:

falta de neutro

Mensagem por francisco ramos »

É possivel a falta de neutro numa instalação electrica originar a queima de varios aparelhos assim como receptores satelite e reles de nivel


Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4673
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 107 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Mensagem por admin »

Depende se a instalação eléctrica nessa habitação for trifásica e bem possível acontecer.
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
credo
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 14 abr 2007, 23:17
Localização: Lisboa

Mensagem por credo »

Por acaso aqui está uma questão que eu
gostaria de ver bem esclarecida.
Expliquem-me lá como é que uma falta de neutro pode
queimar recptores de satélite e relés de nivel
partindo do princpio que são monofásicos ( não conheço recptores
de satélite trifásicos).
Na minha perespectiva quando falta o neutro
excluindo motores ou maquinas trifásicas acabou
falta a corrente e nada funciona, o que é diferente de
um neutro mal apertado onde vai e vem a corrente e com esses picos queimar alguns componentes electronicos dos ditos.
Agora gostava que mais alguem desse outra opinião
porque já ouvi histórias onde a falta de neutro deu origem a
entrar 400 V na instalação (instalação monofasica) o que eu axo
absurdo, salvaguardando claro situações onde por avaria e ou engano
se metem duas fases onde deveria ser fase e neutro.
Cumps
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 234
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Localização: Num quadro eléctrico perto de si...
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

credo Escreveu:Por acaso aqui está uma questão que eu
gostaria de ver bem esclarecida.
Expliquem-me lá como é que uma falta de neutro pode
queimar recptores de satélite e relés de nivel
partindo do princpio que são monofásicos ( não conheço recptores
de satélite trifásicos).
Na minha perespectiva quando falta o neutro
excluindo motores ou maquinas trifásicas acabou
falta a corrente e nada funciona, o que é diferente de
um neutro mal apertado onde vai e vem a corrente e com esses picos queimar alguns componentes electronicos dos ditos.
Agora gostava que mais alguem desse outra opinião
porque já ouvi histórias onde a falta de neutro deu origem a
entrar 400 V na instalação (instalação monofasica) o que eu axo
absurdo, salvaguardando claro situações onde por avaria e ou engano
se metem duas fases onde deveria ser fase e neutro.
Cumps
Até à data, faltas de Neutro em instalações monofásicas que me tenham aparecido devem-se ao facto de que os apertos mecânicos dos parafusos tanto nas tomadas como nos disjuntores não estejam bem apertados. :evil:

Aconteceu-me ontem uma situação dessas :shock: , o múltimetro acusava num circuito de tomadas cerca de 150 Volts entre Fase e Neutro. Ao apertar o parafuso do disjuntor no Neutro, o contacto passou a ficar ok, o múltimetro já me acusava os 220 Volts. :wink:

Agora o que eu acho curioso é que por sistema de quem monta todo o tipo de aparelhagem e/ou quadros eléctricos nas instalações eléctricas, parece que têm medo de apertar os parafusos ou então sou muita bruto porque comigo, normalmente os ditos parafusos ainda dão sempre mais uma volta (sempre me ensinaram que o aperto mecânico deve ficar sempre bem apertado) :twisted:

Um abraço
Imagem
Avatar do Utilizador
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 177
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Localização: Souselo
Contacto:

Mensagem por PauloMalas »

è verdade que na falta de neutro numa instalação possa aparecer 400v, porque os aparelhos trifasicos (motores)servem de passagem(simples bobinas), e como nao temos neutro, teremos duas fases e nao 1 circuito aberto,porque falhou o neutro vindo da rede, mas nao a interligação nos circuitos da instalação.

(confuso?, tambem achei)
credo
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 14 abr 2007, 23:17
Localização: Lisboa

Mensagem por credo »

PauloMalas Escreveu:è verdade que na falta de neutro numa instalação possa aparecer 400v, porque os aparelhos trifasicos (motores)servem de passagem(simples bobinas), e como nao temos neutro, teremos duas fases e nao 1 circuito aberto,porque falhou o neutro vindo da rede, mas nao a interligação nos circuitos da instalação.

(confuso?, tambem achei)
Mas esclarece melhor imaginemos que num determinado
ramal onde falta o neutro e onde existem instalações
trifásicas e monofasicas, os eventuais motores trifasicos
instalados vão fazer chegar duas fases ás instalações monofásicas?

:?: :?: :?:
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4673
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 107 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Mensagem por admin »

Qual será a queda de tensão em cada carga se não tivermos o neutro :?:
Pois tendo o neutro todas as cargas estão a 230 V


Imagem
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Badtrip
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 23 abr 2007, 22:20

Mensagem por Badtrip »

admin Escreveu:Qual será a queda de tensão em cada carga se não tivermos o neutro :?:
Pois tendo o neutro todas as cargas estão a 230 V


Imagem
boas ,

Não te esquecas que numa residencia todas as tomadas tem Uma fase
e um neutro se desligares o neutro ficas sem alimentação mas numca ficas com 2 fases ligadas entre si .

em electricidade alterna temos uma onda sinusoidal em que vou colocar o calculo aqui:
Imagem

aonde

A é a amplitude
k é o número de onda
ω é a frequência angular
φ é a mudança de fase
D é o offset vertical (comumente chamado de offset CC).

o que acontece é que sem neutro ficamos com meia onda.
mas nunca com 2 fases no mesmo circuito
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4673
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 107 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Mensagem por admin »

Se numa instalação retirares o neutro a meio não ficara assim que e o mesmo que em cima .



Imagem
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Avatar do Utilizador
davijao
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 24 abr 2007, 21:32
Localização: loures

Mensagem por davijao »

Boas...

Gente Boa,para aqueles que tem mais dificuldade em perceber o sistema trifásico aqui fica uma breve explicação.

Num sistema trifásico o que matêm o equilibrio é o neutro,ele é que é a parte inteligente do sistema por isso é que normalmente o neutro(fio de retorno)é mais fino.
O que acontece é que na falta do neutro as fases ficam desequilibradas,pode acontecer que uma fase fique com mais tensão que as outras provocando serios estragos em aparelhos preparados para receber tensões até 250 v.

Espero ter ajudado com esta explicação

Abraços :wink:
Avatar do Utilizador
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 214
Registado: 17 mar 2007, 13:57
Localização: Guimarães

Mensagem por ejom »

Bem parece existir alguma confusão, ou eu é que estou confundido.
1º - O neutro numa instalação trifásica em estrela serve para corrigir variações nas cargas, pois, se as cargas que estão ligadas às várias fases forem exactamente iguais, não existe a necessidade de neutro.
2º - O neutro funciona como " retorno " , quando se verificam diferenças entre as várias cargas das várias fases, e aí vamos verificar que para compensar essas diferenças o neutro vai ter uma determinada tensão( Retorno).
Abraço.
credo
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 14 abr 2007, 23:17
Localização: Lisboa

Mensagem por credo »

Então é assim "Do ponto de vista de alimentação, a nossa rede de fornecimento eléctrico é formada por um sistema trifasico de três fases compensadas através de um quarto conductor chamado neutro. Tendo em conta os diferentes elementos conectados à rede de alimentação podemos distinguir dois tipos de tensão de alimentação:
os que utilizam as três fases para sua alimentação e os que utilizam uma unica fase eo conductor comum - neutro.
Se a rede de distribuição não apresentar alterações, o valor de tensão proporcionadao em cada uma das fases é o adequado (230 V+/-10% segundo o regulamento).
Mas pode acontecer que as redes eléctricas de baixa tensão não tenham um comportamento adequado. O que acontece quando o conductor comum- neutro- tem uma avaria e se corta, seja por um borne de ligação mal apertado, trabalhos na via publica ou manobra de rede incorrectas?
Ao perder o conductor de neutro ou compensador, prduz-se por um lado um abaixamento da tensão nas fases com mais cargas ligadas e por outro um aumento da tensão acima da tensão suportada, na fase que tem menos cargas ligadas, quando se produz um corte do conductor neutro observamos que uma das fases não proporciona o valor de tensão adequado. Quando este fenomeno acontece e o valor de tensão maximo e superior ao valor de tensãomáximo permitido pelos equipamentos, estes podem chegar a destruir-se ou deteriorar-se prematuramente."
Cumps
Ps- Eu sei que um bocado longo mas não podia de deixar bem claro aqui o que realmente acontece quando à falta de neutro e no qual eu tambem tinha bastantes duvidas no fim é o que o colega ejom tinha dito anteriormente :idea:
Blackangel
Curioso
Curioso
Mensagens: 89
Registado: 12 mar 2007, 21:04
Localização: Ermesinde

Mensagem por Blackangel »

Boas
Tudo o que foi dito até agora por vários users está correcto pois na rede de distribuição de BT a causa do desequilibrio são os clientes monofásicos e daí a importância do neutro.

Cumpz 8)
Última edição por Blackangel em 15 nov 2013, 14:30, editado 1 vez no total.
Aasoares
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 31 mai 2007, 18:49
Localização: Matosinhos

Mensagem por Aasoares »

Bom dia a todos,

O esquema proposto pelo Admin está óptimo para a análise desta questão.

O que está mal é o raciocínio seguido, pois o que acontece quando se dá a interrupção do condutor de ligação do ponto neutro à terra de serviço, que serve para manter este ponto o mais próximo possível de zero, não é a alteração da tensão de qualquer das fases mas sim o desvio do potencial do referido "neutro" em direcção à fase mais carregada.


Espero ter ajudado à percepção do problema.

Aasoares
Avatar do Utilizador
DMCB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Neutro - Terra de Serviço

Mensagem por DMCB »

Caros Colegas este é um tema muito interessante dado que é a origem de grande parte dos problemas ao nível da exploração das instalações de utilização de energia eléctrica. Tal como o colega Aasoares referiu, e muito bem, num sistema trifásico equilibrado ideal o ponto comum entre as três fases tem um potencial nulo dado que as tensões se encontram desfasadas entre si de 120º e têm o mesmo valor. No entanto, com o avanço da tecnologia e, consequentemente com a cada vez maior complexidade das cargas (fontes comutadas,variadores de frequência...) ou como resultado de um mau dimensionamento/distribuição de cargas não homogenea ao nível das três fases, aparecem correntes no condutor de neutro e consequentemente uma elevação do potencial do mesmo. Como a tensão aplicada tem como referência o condutor de neutro uma alteração do potencial do mesmo introduz sérias perturbações ao nível das tensões simples da instalação dado que 230.94+/-10%=Uf-Un.

Este problema reflecte-se também com a introdução de grupos geradores de recurso ou Postos de Transformação Cliente em que a ligação do neutro à terra de serviço não é da responsabilidade e deve ser assegurada a sua distinção fisica e eléctrica da terra de protecção da instalação para evitar a transmissão de defeitos (excepto o regime TT em que a Terra de Serviço e a Terra de Protecção estão interligadas na origem no PTC e o paralelo das 2 é inferior ou igual a 1ohm também designado por "Terra Única").

Cumprimentos
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
Responder

Voltar para “Dúvidas”