Poder de corte de disjuntores

Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por bluespirit »

JoaoB Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Pois e a maioria é a 3 KA será que não são licenciados??
o poder de corte utilizado em 99% das habitações é de 3KA, não há projectos, logo não há cálculos e a toda poderosa Certiel não diz nada, logo é o mais barato que se mete.
Não é á toa que marcas como a Schneider criaram linhas de equipamentos residenciais menos robustos como é o caso dos Domae, as leis do mercado é que mandam.
É claro que como todos devem saber, para residencial a norma de Icc a cumprir é diferente da utilizada em indústria, normalmente um equipamento de 3 ou 4KA na norma residencial representa 6KA na norma utilizada em indústria. Não sei bem a diferença mas acho que tem a ver com a qualificação do pessoal que em principio pode operar os equipamentos... :roll:
Tudo isto para concluir que se teoricamente os 3KA (que vistos de outra maneira são 6KA) poderão ser curtos, na prática são suficientes... basta pensarmos em que material temos nós nas nossas casas e quantos problemas relacionados com o poder de corte já vimos em habitação! :wink:
____________________________________________________

Algumas correcções:
1- A Schneider (ou outra marca qualquer) só porque vende disjuntores mais baratos, não significa que sejam menos robustos. Neste caso em particular, o baixo preço prende-se com o facto de um disjuntor residencial normalmente não necessitar que lhe sejam acoplados acessórios (bobinas de disparo, contactos auxiliares, etc) o que permite que a tecnologia utilizada no seu fabrico seja menos exigente. O comportamento eléctrico é (e tem que ser sempre) igual no que respeita á função exigida a um disjuntor - protecção.

2- As normas - Para instalações residenciais ou equivalentes, especialmente quando o manuseamento dos disjuntores é feito por pessoal não qualificado, a Norma a exigir é a norma Europeia EN 60898, que como é obvio é uma norma bastante mais exigente que a Norma EN 60947.2 ou Norma internacional CEI 947-2 destinadas a instalações industriais onde normalmente o manuseamentos dos equipamentos se faz por pessoal qualificado. Isto tem a ver com o facto de que quem manuseia um disjuntor saber que não o deve tentar rearmar mais que X vezes após um defeito. Ou seja, se um disjuntor disparou devido a um Curto Circuito, e a pessoa que o vai manusear, insistir bastantes vezes no seu rearme sob defeito (situação residencial) então o disjuntor deve obdecer a uma construção mais exigente (norma EN60898) para suportar essa "agressão". Na indústria, que tem um técnico habilitado (normalmente) então seguramente a pessoa não irá submeter o aparelho a esforços eléctricos desnecessários e então a norma a seguir (EN60947.2) não deverá ser tão exigente no que respeita a poder de corte.
É usual para utilizações industriais exigirem a norma EN60898, não faz sentido e não melhora a instalação ( supondo existir uma equipa técnica nessa mesma indústria). O que é importante e muitas vezes não é feito, é uma correcta escolha da curva de disparo em função da sua utilização.


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por nelmindo »

bluespirit Escreveu:
JoaoB Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Pois e a maioria é a 3 KA será que não são licenciados??
o poder de corte utilizado em 99% das habitações é de 3KA, não há projectos, logo não há cálculos e a toda poderosa Certiel não diz nada, logo é o mais barato que se mete.
Não é á toa que marcas como a Schneider criaram linhas de equipamentos residenciais menos robustos como é o caso dos Domae, as leis do mercado é que mandam.
É claro que como todos devem saber, para residencial a norma de Icc a cumprir é diferente da utilizada em indústria, normalmente um equipamento de 3 ou 4KA na norma residencial representa 6KA na norma utilizada em indústria. Não sei bem a diferença mas acho que tem a ver com a qualificação do pessoal que em principio pode operar os equipamentos... :roll:
Tudo isto para concluir que se teoricamente os 3KA (que vistos de outra maneira são 6KA) poderão ser curtos, na prática são suficientes... basta pensarmos em que material temos nós nas nossas casas e quantos problemas relacionados com o poder de corte já vimos em habitação! :wink:
____________________________________________________

Algumas correcções:
1- A Schneider (ou outra marca qualquer) só porque vende disjuntores mais baratos, não significa que sejam menos robustos. Neste caso em particular, o baixo preço prende-se com o facto de um disjuntor residencial normalmente não necessitar que lhe sejam acoplados acessórios (bobinas de disparo, contactos auxiliares, etc) o que permite que a tecnologia utilizada no seu fabrico seja menos exigente. O comportamento eléctrico é (e tem que ser sempre) igual no que respeita á função exigida a um disjuntor - protecção.

2- As normas - Para instalações residenciais ou equivalentes, especialmente quando o manuseamento dos disjuntores é feito por pessoal não qualificado, a Norma a exigir é a norma Europeia EN 60898, que como é obvio é uma norma bastante mais exigente que a Norma EN 60947.2 ou Norma internacional CEI 947-2 destinadas a instalações industriais onde normalmente o manuseamentos dos equipamentos se faz por pessoal qualificado. Isto tem a ver com o facto de que quem manuseia um disjuntor saber que não o deve tentar rearmar mais que X vezes após um defeito. Ou seja, se um disjuntor disparou devido a um Curto Circuito, e a pessoa que o vai manusear, insistir bastantes vezes no seu rearme sob defeito (situação residencial) então o disjuntor deve obdecer a uma construção mais exigente (norma EN60898) para suportar essa "agressão". Na indústria, que tem um técnico habilitado (normalmente) então seguramente a pessoa não irá submeter o aparelho a esforços eléctricos desnecessários e então a norma a seguir (EN60947.2) não deverá ser tão exigente no que respeita a poder de corte.
É usual para utilizações industriais exigirem a norma EN60898, não faz sentido e não melhora a instalação ( supondo existir uma equipa técnica nessa mesma indústria). O que é importante e muitas vezes não é feito, é uma correcta escolha da curva de disparo em função da sua utilização.
pois, mas das justificações aprenstadas, prendem-se pelo facto da proximidade dos PTs.
Nunca tinha eu pensado neste ponto de vista que referiu. É um caso que vale a pena perder um pouco mais de tempo a tomar essa decisão!!!
Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por bluespirit »

Sobre a questão da proximidade dos PT's, relembro no entanto a questão da selectividade.
Desde a saida do PT até à entrada na habitação, é preciso não esquecer que a alimentação irá passar por fusiveis nos armários de distribuição, quadros de coluna e caixas de coluna.
Fazer o calculo baseado somente na Potência de CC à saida do PT, não está correcto.
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Mensagens: 241
Registado: 22 out 2008, 16:04
Localização: Aguada de Cima

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por 6eo »

JoaoB Escreveu:
Duzia12 Escreveu:Pois e a maioria é a 3 KA será que não são licenciados??
o poder de corte utilizado em 99% das habitações é de 3KA, não há projectos, logo não há cálculos e a toda poderosa Certiel não diz nada, logo é o mais barato que se mete.
Não é á toa que marcas como a Schneider criaram linhas de equipamentos residenciais menos robustos como é o caso dos Domae, as leis do mercado é que mandam.
É claro que como todos devem saber, para residencial a norma de Icc a cumprir é diferente da utilizada em indústria, normalmente um equipamento de 3 ou 4KA na norma residencial representa 6KA na norma utilizada em indústria. Não sei bem a diferença mas acho que tem a ver com a qualificação do pessoal que em principio pode operar os equipamentos... :roll:
Tudo isto para concluir que se teoricamente os 3KA (que vistos de outra maneira são 6KA) poderão ser curtos, na prática são suficientes... basta pensarmos em que material temos nós nas nossas casas e quantos problemas relacionados com o poder de corte já vimos em habitação! :wink:

Bom dia!
Concoredo com o Raciocinio mas falta acrescentar as distancias da distribuição de energia da entidade distribuidora e a que distancia se encontra o PT de distribuição de BT para a area.
Já assisti a um quador electrico (não residencial mas comercial) que tinha o PT a menos de 100 metros em que os disjuntores por serem 'caseiros' não conseguiram actuar e foi lindo de ver (desculpem!) um quadro electrico completamente derretido que ate parecia chocolate.
Saudações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por R3S »

Mas a questão inicial era precisamente essa.

Todos sabemos, como é dito nas RTIEBT, que o poder de corte do disjuntor deve ser maior que a corrente de curto-circuito no ponto onde o disjuntor é instalado. A questão é como é que se obtém essa potência de curto-circuito. Ou se estima por excesso ou tem de ser a EDP a fornecer esses dados, porque não há forma de o calcular directamente. Se for fornecida a potência de curto-circuito à entrada da habitação, depois consegue-se calcular o resto.

Quando falam do pessoal qualificado para manobrar o equipamento, discordo. Se ocorrer um curto-circuito e o disjuntor não tiver poder de corte suficiente, acontece o tal efeito chocolate que foi referido (lol).

Eu como responsável por um projecto em que é que me baseio para dizer que 3kA são suficientes? E se não forem? Nem há forma de justificar esta escolha se houver problemas na instalação. Talvez dizer que o euipamento tinha defeito. eheheh

Talvez considerar os 500MVA ainda seja o melhor...

Cumprimentos
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Duzia12 »

Não há mas, nem meio, mas, é 3 KA e pronto, ou é para todos ou para ninguém!!
Avatar do Utilizador
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 131
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por bluespirit »

Amigo.
Estamos a falar de 2 projectos distintos.
O PT é para uma entidade pública e portanto tem que ser tratado em separado (loteamento?)
No caso do prédio (projecto cat 5 - actualmente C) não é obrigatório apresentar calculos para a Icc. Considera-se 6Ka nos quadros QSC, QG etc e 3Ka nas habitações.
Se eu estiver errado, alguém que me corrija, mas em conversa que tive com um colega que faz projectos regularmente (eu não os faço) foi esta a informação recebida.
Relembro que desde o PT até à entrada da habitação, temos SEMPRE fusiveis de APC que automaticamente limitam a Icc.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por amfys »

Antes de mais peço desculpa por ressuscitar este tópico mas gostaria de saber os métodos que os colegas utilizam para calcular as correntes de curtos-circuitos máximas nos barramentos dos quadros eléctricos.
Nomeadamente no que se refere aos valores adoptados para as reactâncias por unidade de comprimento dos cabos.

Eu quando tirei o curso usava umas tabelas com valores de reactâncias por unidade de comprimento para cada secção e tipo de cabos (cobre/alumínio/multicondutor/monocondutor/disposição dos cabos etc).
No entanto estive a ler um dos livros do Eng.º L. M. Vilela Pinto (MGCalc) e vi que ele sugere, na falta de dados do fabricante, considerar-se como reactância 0,08 mOhm/km para cabos multicondutores e 0,12 mOhm/km.
Agora pergunto aos colegas se é isto que fazem ou utilizam outros métodos.

E no que diz respeito a cabos em paralelo, no dito livro, é utilizada uma fórmula para calcular as resistências/reactâncias de cabos em paralelo que eu nunca tinha visto:
R=R0*p
em que R0 é a resistência de cada cabo e p é um parâmetro calculado por: p=(n/(4*(n-1))) sendo que n é o número de cabos em paralelo.
Conhecem esta fórmula. É que eu sempre utilizei Rt=R0/n assumindo que os cabos são iguais e que n é o número de cabos.

Sei que é um testamento mas agradecia a vossa ajuda para esclarecer estas dúvidas.
Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Duzia12 »

Icc=0,95x230V/Z
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por amfys »

Duzia12 Escreveu:Icc=0,95x230V/Z
Obrigado pela resposta.

Eu refiro-me ao cálculo do Icc máximo e não do mínimo. Essa fórmula é utilizada para o cálculo do comprimento máximo protegido pela protecção contra curtos-circuitos.
Eu pretendo mesmo é o Icc máximo no barramento dos quadros para se poder dimensionar o pdc das protecções contra curtos-circuitos num determinado quadro.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Duzia12 »

http://paginas.fe.up.pt/~mam/curtocircuitos.pdf

pdcc.jpg
(39.79 KiB) Transferido 508 vezes
pdcc1.jpg
(41.62 KiB) Transferido 508 vezes
pdfcc2.jpg
pdfcc2.jpg (27.25 KiB) Visto 4095 vezes
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por amfys »

faltou esta parte:
untitled.bmp
untitled.bmp (285.83 KiB) Visto 4065 vezes
o que me interessa é onde se vai buscar este valor:
untitled2.bmp
(1.58 MiB) Transferido 482 vezes
que corresponde à indutância do cabo por unidade de comprimento [mH/km].
Existem algumas tabelas oficiais?
É que eu tenho tabelas mas desconheço a sua fonte.

E já agora, é assim que o colega calcula as correntes de curto-circuito máximas para dimensionar os pdc dos disjuntores/fusíveis nos quadros ou usa um método + simplificado?
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Duzia12 »

Eu agora não faço projectos, mas seguia umas normas da Schneider, um cálogo antigo, mas muito actual, eu vou ver se colo aqui, mas acho que devia-se usar-se Icc=0,95 X 230/Z


5.1 Corrente de curto-circuito trifásico no secundário de um transformador

Icc=In/Ucc

In=Intensidade nominal
Icc-Intensidade de curto circuito em A
Ucc=Tensão de curto circuito de 25 a 630 KVA 4%
5.2 Corrente de curto-circuito trifásico em qialquer ponto de uma disztribuição BT Trifásico

Icctri=Uo/(raize3 x Zt)


Uo=Tensão entre fase á saída do transformador

Zt=impedância total por fase da rede a nontante

5.2.1 Métoido do calculo de Z

Za=U0^2/Pcc



Ra/Xa=
0,15


Ztr=Uo^2/P X Ucc(%)





etc
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por amfys »

Essa fórmula refere-se ao cálculo de Icc mínimo, e é utilizada principalmente para cálculo do comprimento máximo da canalização protegido pela protecção contra curtos-circuitos.
É com base nessa fórmula que foram obtidas as tabelas de comprimento máximo de canalizações no RSRDEEBT.
Como se pode ver nos comentários do art.º 130º do dito regulamento:
Sem título.jpg
Sem título.jpg (111.43 KiB) Visto 4030 vezes
Agradeço no entanto a sua ajuda e espero que mais colegas se interessem neste assunto pois o cálculo incorrecto da corrente de curto-circuito máxima e consequente mau dimensionamento do p.d.c. das protecções contra curtos-circuitos pode acarretar não só custos bastante acrescidos para os donos de obra se bem como riscos para a segurança de pessoas e bens.
nostradamus
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 27 jun 2008, 20:05
Localização: RIBATEJO

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por nostradamus »

cada um é responsável pelos projectos que faz, quando for bater com os costados a tribunal logo aprende...
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”