Interruptor Duplo (cozinha e dispensa)
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 12 ago 2024, 19:57
- Profissão: Informatico
Interruptor Duplo (cozinha e dispensa)
Boa Tarde.
Comprei um interruptor no Leroy e para substituir um de origem, no entanto estou a ter dificuldade a voltar colocar como estava a funcionar. O interruptor do lado esquerda acendia e apagava a Luz da cozinha. A do lado Direito acendia e apagava a da dispensa. Infelizmente não anotei como estava a ligação antiga. Tenho 3 fios pretos. Actualmente apos algumas tentativas, a do lado esquerdo parece funcionar (acende e desliga), no entanto na dispensa, não acende. Alguem pode ajudar. Coloco Fotos em anexo. O fio com fita cola pense que seja da cozinha.
Obrigado!
Comprei um interruptor no Leroy e para substituir um de origem, no entanto estou a ter dificuldade a voltar colocar como estava a funcionar. O interruptor do lado esquerda acendia e apagava a Luz da cozinha. A do lado Direito acendia e apagava a da dispensa. Infelizmente não anotei como estava a ligação antiga. Tenho 3 fios pretos. Actualmente apos algumas tentativas, a do lado esquerdo parece funcionar (acende e desliga), no entanto na dispensa, não acende. Alguem pode ajudar. Coloco Fotos em anexo. O fio com fita cola pense que seja da cozinha.
Obrigado!
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 388 vezes
- Agradecimento recebido: 79 vezes
Re: Interruptor Duplo (cozinha e dispensa)
boas. ésse comutador é um escada duplo, logo tera de fazer esta alteração. o preto com corrente liga no 5 e os outros no 1 e 3
-
Olá. Desde já muito Obrigado pela resposta.
Eu tentei fazer a ligação indicada, no entanto deu me o seguinte resultado.
1: Luz da dispensa (interrupor Direito liga e desliga)
2: Luz da cozinha (interrupor Esquerdo não liga (nem desliga )
Anexo a imagem com essa ligação.
Penso que como todos os fios são pretos, talvez nao esteja a identificar o correcto. Tentei dar umas cores nos Cabos para ajudar. O Cabo que mantêm se preto penso que seja o da corrente. O Cabo com fita cola Rosa o do interrupor Direito (dispensa) e o Cabo com fita cola amarela o interrupor Esquerdo (cozinha).
Tentei igualmente passar uma vez cada os fios no 5, alternando a posição de todos, mas em nenhuma das tentativas consegui ter ligado as 2 luzes em simultaneo. Ou o interrupor do lado Esquerdo funcionava e o Direito não, e vice versa.
Obrigado!
Eu tentei fazer a ligação indicada, no entanto deu me o seguinte resultado.
1: Luz da dispensa (interrupor Direito liga e desliga)
2: Luz da cozinha (interrupor Esquerdo não liga (nem desliga )
Anexo a imagem com essa ligação.
Penso que como todos os fios são pretos, talvez nao esteja a identificar o correcto. Tentei dar umas cores nos Cabos para ajudar. O Cabo que mantêm se preto penso que seja o da corrente. O Cabo com fita cola Rosa o do interrupor Direito (dispensa) e o Cabo com fita cola amarela o interrupor Esquerdo (cozinha).
Tentei igualmente passar uma vez cada os fios no 5, alternando a posição de todos, mas em nenhuma das tentativas consegui ter ligado as 2 luzes em simultaneo. Ou o interrupor do lado Esquerdo funcionava e o Direito não, e vice versa.
Obrigado!
-
- Velha Guarda
boas. ligou o2 com o 5 como esta no desenho com um fio. o preto com corrente liga no 2 ou 5. cump
-
Boas. Não, apenas liguei os 3 fios no buraco. Preciso então de cortar um pouco de fio e fazer uma ligação extra entre o 2 e 5?
Como esteve a funcionar com a ligação anterior (antiga) pensei que pudese usar os mesmo.3 fios apenas.
Obrigado!
Como esteve a funcionar com a ligação anterior (antiga) pensei que pudese usar os mesmo.3 fios apenas.
Obrigado!
-
- Velha Guarda
boas. mas antigamente tinha um comutador de lustre e esse é um escada duplo. cump
-
Percebido então com o actual que tenho, é uma.questao de acrescentar essa ligação entre o Ponto 2 e 5?
Obrigado!
Obrigado!
-
Coloquei uma ligação entre o 2 e 5. Deu Certo!!
Muito Obrigado!
Muito Obrigado!