Testar Tensão tomada reaidencial

Responder
Alysson637
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 mai 2024, 12:36
Profissão: Analista de Sistemas

Testar Tensão tomada reaidencial

Mensagem por Alysson637 »

Bom dia. Sou leigo em eletricidade e estou com uma dúvida. Qual o limite de variação de tensão de uma tomada residencial que pode ser considerado seguro para aparelhos eletrônicos sensíveis como computadores?

Comprei um computador novo e ele vive dando problema, o técnico da garantia disse wue pode ser culpa da minha instalação elétrica. Pois bem, arrumei um multímetro que verifiquei que pela tarde a tensão da tomada estava em 226v e pela noite 216v.

Devo me preocupar?
Como tirar a prova de que é culpa da minha energia ou não?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Testar Tensão tomada reaidencial

Mensagem por nelmindo »

Alysson637 Escreveu: 02 mai 2024, 12:41 Bom dia. Sou leigo em eletricidade e estou com uma dúvida. Qual o limite de variação de tensão de uma tomada residencial que pode ser considerado seguro para aparelhos eletrônicos sensíveis como computadores?

Comprei um computador novo e ele vive dando problema, o técnico da garantia disse wue pode ser culpa da minha instalação elétrica. Pois bem, arrumei um multímetro que verifiquei que pela tarde a tensão da tomada estava em 226v e pela noite 216v.

Devo me preocupar?
Como tirar a prova de que é culpa da minha energia ou não?
Se fosse em Portugal, esses valores são considerados normais para um tensão nominal de 230V
JagMonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2024, 01:06
Profissão: Eletricista

Re: Testar Tensão tomada reaidencial

Mensagem por JagMonteiro »

A tensão simples é considerada normal com uma variação até 10% de 230V. As variações comuns, costumam acontecer em periodos de maior consumo e/ou em zonas mais afastadas do ponto de alimentação (PT) em que, pela distancia dos condutores, haja uma maior queda de tensão. Poderão tb ocorrer flutuações resultantes de desiquilibrio entre fases ou falta de aterramento do neutro. Em qualquer caso, sendo a variação superior a 10%, tem legitimidade para reclamar. Para valores inferiores, por norma, os equipamentos eletronicos, costumam absorver bem as flutuações.
Houve uma fase em que a terra era neutra...

Cumprimentos
JagMonteiro
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”