Ligação de interruptor luminoso para aquecedor de WC

Responder
jpccastro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 16 mar 2024, 16:18
Profissão: Amador
Localização: Lisboa

Ligação de interruptor luminoso para aquecedor de WC

Mensagem por jpccastro »

Boas, começo desde já por dizer que não percebo grande coisa de eletricidade, mas já tenho feito coisas como trocar tomadas e interruptores simples e tem corrido tudo bem.

A minha questão é a seguinte, comprei um interruptor com indicador luminoso para trocar o antigo que serve para ligar o aquecedor da casa de banho, mas não sei como fazer a ligação. Tenho 3 fios, um preto, um castanho e um azul, e o interruptor que comprei tem este esquema na parte de trás:

Imagem

No manual de instruções não mencionam o fio neutro, portanto fiquei sem saber como fazer a ligação.

Ligando o fio castanho no 2 e o preto no 6 o aquecedor funciona como seria suposto, mas a luz não liga. Ligando o fio castanho no 2, o preto no 3 e o azul no 6, a luz funciona como seria suposto, mas o aquecedor não liga.

Se alguém me conseguir explicar onde devo ligar cada um dos 3 fios para isto ficar a funcionar, agradecia.


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Ligação de interruptor luminoso para aquecedor de WC

Mensagem por pedro caetano »

boas. esse interruptor luminoso serve para estar sempre aceso indicando o local onde está de noite ou serve para indicar que o aquecedor esta ligado? são duas coisas diferentes e interruptores diferentes.cump
jpccastro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 16 mar 2024, 16:18
Profissão: Amador
Localização: Lisboa

Re: Ligação de interruptor luminoso para aquecedor de WC

Mensagem por jpccastro »

Serve para indicar que o aquecedor está ligado. Com o interruptor antigo, a luz acendia quando ligava o aquecedor, o meu objetivo era que este fizesse o mesmo.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Ligação de interruptor luminoso para aquecedor de WC

Mensagem por pedro caetano »

boas. não me parece que esse interruptor seja o adequado, nesse caso tem de levar neutro e esse nao sinalizado o neutro. o preto é a entrada de corrente o castanho vai ao aquecedor. a lampada liga entre o castanho e o neutro, mas isso já vem montado no interruptor. parece-me que esse interruptor é antes um escada luminoso, e o que se pretende é um interruptor com sinalização, o que é diferente cump
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ligação de interruptor luminoso para aquecedor de WC

Mensagem por asalopes »

Caro "jpccastro",

Se tem a certeza que sinalizador do interruptor suporta 230 Volt, tente a montagem sugerida no esquema abaixo:

SinalWC.jpg

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Dúvidas”