tubo de 1 polgada

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

tubo de 1 polgada

Mensagem por pedro caetano »

boas. há alguem que me diga uma opinião sobre uma discussão sobre medidas de tubo, no caso que exponho: uma moradia que dista 130m do contador de agua, sabendo que a saida do contador é a meia-polgada, faz algum sentido colocar tubo de 1 polgada ate á torneira de segurança, e depois segue a 3/4 ate á casa? cump


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: tubo de 1 polgada

Mensagem por Mário »

Boas

Creio que sim.

Se a entrada da água for de 1" há menos perda de pressão, mas também é verdade que o o contador se for de 1/2" há redução de caudal isto se o consumo for superior ao débito do contador.
Nesse caso põem contador de 3/4" ou de 1", mas se o ramal de entrada for 1/2" há uma perda bastante grande de caudal.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: tubo de 1 polgada

Mensagem por pedro caetano »

boas- neste caso tanto a entrada como a saida é de meia polgada faz sentido? mesmo quando o consumo é pouco ex 5m cubico por mes mais ou menos. cump
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: tubo de 1 polgada

Mensagem por Mário »

Nas instalações novas as camaras ou fornecedor de água quer tudo a 1" a montante.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: tubo de 1 polgada

Mensagem por pedro caetano »

boas.esta está ligada á cerca de 15anos foi o canalizador que decidiu. todo este questionario agora tem a haver com um consumo mais elevado de há um mes para cá, mas segundo descobri há uma pequena fuga de agua nestes 130m, e tinham me dito para colocar tubo novo direto do contador, mas sem ser enterrado, pois tenho um problema de raizes de sobreiro que podem dar cabo dele, por isso pensei em por tubo de 3/4, só com pouca terra por cima para prtege-lo. não sei se resulta.cump
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: tubo de 1 polgada

Mensagem por Mário »

E se for multicamada?

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: tubo de 1 polgada

Mensagem por pedro caetano »

boas. voltando a este tema fica uma pequena nota, do que me foi dito por um tecnico da camara municipal de silves: para esta distancia não precisa de colocar tubo superior a 3/4, e o que foi utilizado foi tubo de 1 polgada e um quarto.assim ficou combinado enfiar tubo de 3/4 dentro do outro ficando duplamente protegido, trabalho a esse a cargo do consumidor.cump
Responder

Voltar para “Dúvidas”