Ramal alimentação Garagem !

Responder
liggths
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 03 jan 2013, 10:03
Localização: Barreiro

Ramal alimentação Garagem !

Mensagem por liggths »

Bom dia, caros colegas.

Surgiu-me uma situação um pouco caricata, que não sei bem como resolver. :?:
Um cliente meu tem uma garagem, a qual é alimentada pelo apartamento acima (2º andar). Ao longos dos tempos ele decidiu expandir a garagem para as traseiras, onde criou uma sala, um quarto e uma cozinha completamente equipada (Placa, forno, firigorificos, maq. lavar) :shock: .Visto isto tudo estar a ser alimentado em conjunto com o apartamento que apenas tem contratado 5,75 kVA, esta potencia obviamente não chega para tudo.

Propus realizar um novo ramal apenas para a garagem, isolando-a do apartamento, onde tenho espaço fisico para colocar as caixas (Portinhola e contador) no exterior da garagem. A minha duvida é como vou fazer o PLR, se como garagem ou como habitação ??

Vou também ter de revisionar toda a a instalação elécrica, para a por conforme a legislação, separação de circuitos principalmente, e correcto dimensionamento dos quadros. Isto para poder certificá-la para poder pedir contrato. Mais uma vez surge a duvida. Garagem ???? ou habitação sendo que de certeza está registado com garagem.


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 520
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ramal alimentação Garagem !

Mensagem por Gil82 »

Boas!

"Ao longos dos tempos ele decidiu expandir a garagem para as traseiras, onde criou uma sala, um quarto e uma cozinha..." - Penso que por aqui não queria estar na tua posição! :D
Na criação do PLR quando pedirem a licença municipal de construção ou a declaração em como a obra não está sujeita a licenciamento municipal é que vão ser elas!! :mrgreen:


Cumps!
liggths
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 03 jan 2013, 10:03
Localização: Barreiro

Re: Ramal alimentação Garagem !

Mensagem por liggths »

penso que por aqui não queria estar na tua posição! :D
Pois, não é fácil esta situação. daí ainda não ter avançado ainda com nenhuma proposta
Até tinha pensado que eles isolassem fisicamente (parede ou divisoria)o resto das divisões da garagem e pedir certificação apenas para a mesma, visto esta estar legal, e o restante não estar. Não Invalidando compor toda a instalação eléctrica conforme as normas em vigor.

Eu poderei mais tarde vir a ter implicações caso se decida fazer isto
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Ramal alimentação Garagem !

Mensagem por amoreira »

Boas,

Pelo que entendo está á uma obra que não está legalizada e que pode nunca vir a ser licenciada depende da constituição do imóvel e das condições de acesso à dita garagem.

Talvez o mais fácil seja manter a instalação como está e fazer um aumento de potência da fração para os 13,8 kVA.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
liggths
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 03 jan 2013, 10:03
Localização: Barreiro

Re: Ramal alimentação Garagem !

Mensagem por liggths »

amoreira Escreveu: 16 jan 2023, 09:53 Boas,

Pelo que entendo está á uma obra que não está legalizada e que pode nunca vir a ser licenciada depende da constituição do imóvel e das condições de acesso à dita garagem.

Talvez o mais fácil seja manter a instalação como está e fazer um aumento de potência da fração para os 13,8 kVA.
Provavelmente não o conseguirei fazer visto, que a fracção está incluida num prédio de 2 frações. Para este efeito, penso que teria que fazer inclusive aumento de potencia de toda a coluna do prédio.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Ramal alimentação Garagem !

Mensagem por amoreira »

estes processos têm de ir por partes, 1º terá de ter a arquitetura aprovada só depois é que se pode avançar com a solução do projeto de instalações elétricas em conformidade.

Depois do processo entrar na câmara e ser aprovado a câmara irá dizer quais as especialidades que têm de ser entregues.

Quanto a mim é um risco que eu não gostaria de correr ... fazer 1º o projeto e obra das especialidades e só depois tentar legalizar tudo.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”