Lampadas led oscilação

Responder
Paulituh31
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 16 nov 2022, 17:03
Profissão: Eltricista
Localização: Coimbra

Lampadas led oscilação

Mensagem por Paulituh31 »

Olá amigos do grupo sou novo aqui.
Estou com um problema numa residência, houve la um espaço que virou um salão de manicura e depilação a lazer.
Esteve la um rapaz a fazer a instalação eléctrica nem eu percebo o que anda ali.
O que acontece sempre que a proprietária do salão liga a maquina de depilação a lazer as 8 lâmpadas de led no teto ficam oscilando.
Reparei que o rapaz que la andou foi buscar alimentação para o salão ao corredor e sala da casa.

Obs. As lampadas tem os drivers mas quando ela desliga a maquina os leds ficam normais.

Alguem me pode ajudar. Eu acho que ele subcarregou uma linha de neutro e fase.
Eu so fui dar uma vista de olhos, pensei em meter lampadar de led sem drivers.

Me podem dar um solução ou ajudar?


RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Lampadas led oscilação

Mensagem por RicardoENTA »

A máquina a laser pode estar a mandar ruído. Isto da eletrónica, é complexo. Mediste a tensão na alimentação dos drivers quando a máquina laser liga?

Bom era ver com um osciloscópio a onda senoidal.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Paulituh31
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 16 nov 2022, 17:03
Profissão: Eltricista
Localização: Coimbra

Re: Lampadas led oscilação

Mensagem por Paulituh31 »

Pelo que intendo de eletricidade e eletrónica o aparelho puxa muita energia,

Reparei que na casa de banho do salão tem lâmpadas led sem drivers e não fazem oscilação continuam na mesma, já as que tem os drivers é que fazem essa oscilação.

Que é muito estranho
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Lampadas led oscilação

Mensagem por Faiante »

Ora boas meu caro "Paulituh31"



Tal como diz o colega " RicardoENTA" verifique os valores de tensão mas com um osciloscópio, porque não é normal
uma situação dessas.

Pelo que por si foi descrito, trata-se de uma queda de tensão, a qual poderá ser muito bem harmónicos de tensão
causados pela máquina de laser, daí, a utilização de um osciloscópio para detetar o afundamento da tensão causada
por esse aparelho elétrico.

Face ao seu dilema, sou de opinião de que deverá fazer um circuito apenas para a iluminação, afim de acabar com os
problemas descritos no seu post.

Permita-me que lhe diga, que ainda ontem estive num local em tudo idêntico a esse em que a situação por si descrita
não se verifica talvez por que o edifício em si tenha tido projeto elétrico e esse espaço comercial não teve pela certa,
caso em contrário essa situação não teria acontecido.

Cptos

JAG
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Lampadas led oscilação

Mensagem por nelmindo »

Isto cheira-me a mais um caso de equipamentos a não cumprirem a compatibilidade eletromagnética.
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Lampadas led oscilação

Mensagem por helioneves »

nelmindo Escreveu: 22 nov 2022, 16:54 Isto cheira-me a mais um caso de equipamentos a não cumprirem a compatibilidade eletromagnética.
E diria mais: o cheiro tem um aroma asiático... tipo "chop suey", mas com notas de silicio queimado... é de deixar os olhos em bico...
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”