Pirilampo rotativo

Paulo Gonçalves 80

Pirilampo rotativo

Mensagem por Paulo Gonçalves 80 »

Depois de pagar uma coima de 30 euros por não ter pirilampo na retroescavadora verifiquei que tenho um pirilampo rotativo em casa.
Como não sou eletricista para não estragar a instalação da máquina resolvi com um transformador ligar a 230v.
O pirilampo já tinha uma ficha macho de 3 pinos, peguei numa fêmea de 3 pinos, liguei 2 fios nela a uma das pontas e na outra ponta liguei ao transformador através de uma barra de junção.
O pirilampo funciona perfeitamente mas derreteu a barra de junção.
Troquei a barra de junção por uma de parafusos e voltou a funcionar, mas senti algum valor ali.
O meu medo é ligar na máquina e queimar tudo.
Peguei no multímetro e para despistar algum curto luz as pinças no pólo positivo e negativo e ela vipava, pensei logo que era um curto no pirilampo rotativo mas depois pensei se é rotativo deve ter motor se tem motor é normal ter continuidade entre os pólos mais e menos.
( Desculpem se estiver a dizer uma barbaridade)
Dados técnicos:
Pirilampo rotativo Lucas
Lâmpada:H1 bulb
12v 55w
24 v 70w
Transformador para o poder ligar a 230v
Marca PowerPoint
Funciona de 12 a 24 v
12 a 19 v funciona no máximo com 4.5A
20 a 24 com 5 A
Alguma coisa estou a fazer de errado?
Posso testar com um porta fusível auto?
Caso possa com quantos amperes meto o fusível?
Ajudem por favor.


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por mromeiro »

Desconhecendo em particular quer o modelo do pirilampo quer o transformador, tenho algumas perguntas para tentar perceber a situação:

- qual a tensão da escavadora (12 ou 24)?
- qual a tensão da lâmpada que está no pirilampo (12 ou 24)?
- o pirilampo não tem internamente um botão ou um parafuso para definir se vai trabalhar a 12 ou a 24 (tenho algumas dúvidas que o pirilampo consiga adaptar-se à tensão, e por isso pergunto se não como indicar a tensão)?
- quanto ao transformador, tem algum comutador para indicar a tensão de saída?
- a saída do transformador é corrente contínua?

Algumas considerações para efetuar o teste antes de ligar na escavadora:
- se a tensão da escavadora for 12V, tudo deverá ser de 12 V (a lâmpada, a opção no pirilampo (se tiver opção), a saída do transformador;
- a corrente = potência / tensão, o que neste caso, só para a lâmpada de 12 V é 55 / 12 = 4,58 A, a isto há que somar a corrente do motor (que não sei quanto é, e a lâmpada no início ao ligar tem um pico de corrente ou seja uma corrente superior por um período de tempo muito curto (talvez menos de 1 segundo, mas que se colocar um fusível sem dar tolerância, pode ser tempo suficiente para o queimar.
- com o multímetro é normal ter continuidade (dar o bip), pois tem o motor e a lâmpada a fechar o circuito;

O melhor transformador a utilizar, é um carregador de baterias (ser tiver).
Paulo Gonçalves 80

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por Paulo Gonçalves 80 »

A tensão da escavadora é 12 V.
O Pirilampo esteve montado num trator pequeno foi montado na oficina portanto tem de estar adaptado para 12 V.
O transformador é da marca power hhw-96w tem um botao que desliza para baixo e aumenta os níveis de potência acendendo o respectivo led e para cima diminui.
Com o Pirilampo ligado medi a voltagem no cabo do Pirilampo e dá 12.3 V.
As potências que referi do Pirilampo estão inscritos no próprio Pirilampo.
Paulo Gonçalves 80

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por Paulo Gonçalves 80 »

Fotos em anexo
Tensão
Tensão
Anexos
IMG_20221003_164415.jpg
IMG_20221003_164023.jpg
IMG_20221003_164422.jpg
Paulo Gonçalves 80

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por Paulo Gonçalves 80 »

Foto dos dados do transformador
Anexos
IMG_20221003_164419.jpg
IMG_20221003_165212.jpg
IMG_20221003_165204.jpg
Paulo Gonçalves 80

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por Paulo Gonçalves 80 »

Saem dois fios do Pirilampo (azul e castanho)
Esses dois fios estão montados numa ficha de 3 pinos.
Castanho no positivo da ficha e azul no negativo.
Isto aqui foi feito há anos em oficina não mexi.
Peguei no transformador das fotos um bocado de fio e uma tomada fêmea de 3 pinos.
Liguei os dois fios na tomada fêmea de um lado e do outro liguei ao transformador com a emenda de parafusos que vêem na imagem.
Emenda essa que usei para medir a tensão que referi.
O Pirilampo funciona bem quando ligado mas derreteu uma emenda esta é a segunda.
Será que tem a ver com a polaridade errada?
Posso deixar umas duas horas ligadas para ver o que acontece?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por pedro caetano »

boas. julgo que o castanho é o negativo e o azul é o positivo. experimente a trocar. cump
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por mromeiro »

É muito estranho estar assim a derreter as ligações..
A corrente é elevada, mas não me parece que exceda os 10 A.
Se logar com a polaridade invertida, provavelmente o que vai acontecer é om motor rodar ao contrário (mas pode ter outro comportamento, dependendo do tipo de motor).

Talvez seja melhor ir a um eletricista para averiguar se não há aí nenhum curto circuito no motor ou nos fios..

Colocar um fusível pode ser inconclusivo pois é provável que o transformador esteja a limitar a corrente.

Pode é fazer um teste usando mesmo uma bateria (que pode retirar temporariamente da escavadora), que nesse caso, ser houver um curto circuito, vai derreter mesmo o fusível (pode colocar 15 ou 20 A)
Paulo Gonçalves 80

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por Paulo Gonçalves 80 »

Também me pareceu que o azul seria o positivo.
Mas como em corrente alternada o azul é negativo pensei que seguiam o mesmo padrão.
Depois trocar o azul para positivo e o castanho para negativo o pirilampo trabalha na mesma direção.
Amanhã vou tirar uma bateria de 45 A de um Punto que só saí para ir a caça e a pesca e ver o que dá.
Com um fusível de 20 A quanto tempo mais o menos o pirilampo deve ficar ligado para o fusível fundir?
Será que a emenda é feita com 2 elementos duma barra de junção como poderiam ver nas fotos e tem os buracos largos e os fios são finos e pode ser um problema de mau contacto?
Se eu ligar um fio direto ao outro e isolar com fita isoladora não será melhor?
Paulo Gonçalves 80

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por Paulo Gonçalves 80 »

Venho corrigir um erro que não vi bem, peço desculpa.
O Pirilampo se trocar os fios roda ao contrário.
Por isso pergunto:
Os pirilampos rodam todos para o mesmo lado?
Se a resposta for afirmativa, para que lado rodam?
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por mromeiro »

Não sei se há uma obrigatoriedade, mas os que tenho visto, rodam no sentido dos ponteiros do relógio (olhando de cima).

Pode procurar no YouTube.
Os que encontrei, rodavam no sentido que indiquei.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por mromeiro »

Na resposta anterior esqueci-me de referir que alguns modelos têm o negativo ligado à parte metálica.
Se for esse o caso, tem mesmo que respeitar, pois se ligar ao contrário, quando o colocar na escavadora, vai dar curto circuito.
Paulo Gonçalves 80

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por Paulo Gonçalves 80 »

Então o lado correto de rotação é:
Visto de frente gira para a esquerda.
Visto de trás gira para a direita.
É isso?
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por mromeiro »



A meio do vídeo, tem o pirilampo a funcionar um modo de rotação.
Paulo Gonçalves 80

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por Paulo Gonçalves 80 »

Hoje de novo de volta do Pirilampo, Revi as ligações todas, pus o Pirilampo ligado com o transformador a corrente de casa durante hora e meia e não aconteceu nada.
Medi a voltagem e no outro dia conforme as fotos em cima, média 12.30 hoje no final de hora e meia passou a medir 12.24v.
Deduzo que o aquecimento se deveu a eu improvisar uma fêmea de 3 pinos ligados a dois fios que cortei de um carregador da marca amigo cujo as fotos deixo em anexo, os fios deviam ser muito fraquinhos.
Como precisei do carro para ir a lenha não lhe retirei a bateria para fazer os testes mas assim que puder já faço é ponho aqui os resultados.
Anexos
IMG_20221005_145956.jpg
Responder

Voltar para “Conversa de Café”