Pirilampo rotativo

Paulo Gonçalves 80

Pirilampo rotativo

Mensagem por Paulo Gonçalves 80 »

Depois de pagar uma coima de 30 euros por não ter pirilampo na retroescavadora verifiquei que tenho um pirilampo rotativo em casa.
Como não sou eletricista para não estragar a instalação da máquina resolvi com um transformador ligar a 230v.
O pirilampo já tinha uma ficha macho de 3 pinos, peguei numa fêmea de 3 pinos, liguei 2 fios nela a uma das pontas e na outra ponta liguei ao transformador através de uma barra de junção.
O pirilampo funciona perfeitamente mas derreteu a barra de junção.
Troquei a barra de junção por uma de parafusos e voltou a funcionar, mas senti algum valor ali.
O meu medo é ligar na máquina e queimar tudo.
Peguei no multímetro e para despistar algum curto luz as pinças no pólo positivo e negativo e ela vipava, pensei logo que era um curto no pirilampo rotativo mas depois pensei se é rotativo deve ter motor se tem motor é normal ter continuidade entre os pólos mais e menos.
( Desculpem se estiver a dizer uma barbaridade)
Dados técnicos:
Pirilampo rotativo Lucas
Lâmpada:H1 bulb
12v 55w
24 v 70w
Transformador para o poder ligar a 230v
Marca PowerPoint
Funciona de 12 a 24 v
12 a 19 v funciona no máximo com 4.5A
20 a 24 com 5 A
Alguma coisa estou a fazer de errado?
Posso testar com um porta fusível auto?
Caso possa com quantos amperes meto o fusível?
Ajudem por favor.


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Pirilampo rotativo

Mensagem por mromeiro »

Desconhecendo em particular quer o modelo do pirilampo quer o transformador, tenho algumas perguntas para tentar perceber a situação:

- qual a tensão da escavadora (12 ou 24)?
- qual a tensão da lâmpada que está no pirilampo (12 ou 24)?