Capacitor de Ventilador de Teto (Dúvida)

Responder
Kemican
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 17 set 2022, 14:51
Localização: Rio de Janeiro

Capacitor de Ventilador de Teto (Dúvida)

Mensagem por Kemican »

Olá!

Meu vent. de teto é daqueles "Spirit" e o capacitor fica junto ao interruptor. Recentemente eu adquiri um dispositivo "Alexa" e pretendo automatizar os controles de iluminação e ventilação. Para isso, tenho que adquirir também um interruptor inteligente e aí começam os problemas:

- O interruptor inteligente possui quatro bornes: Fase / Iluminação / Ventilador / Neutro;
- O Capacitor teria que ser ligado diretamente no ventilador (teto);

O interruptor original do ventilador possui controle de velocidade, e notei que há resistores na ligação e as 'pernas' de ligação do capacitor estão conectadas cada uma em um ponto diferente.

Então a minha primeira dúvida está em entender sobre o capacitor em questão.

- Se eu quiser comprar um igual para não ter que desmembrar o interruptor, como eu procederia?

- Para fazer a ligação no teto e sabendo que lá em cima tenho apenas dois fios referente a vent. e exaustão, como eu faria, já que o capacitor tem três fios?

- Em relação ao interruptor inteligente, como ficaria a questão da velocidade? Ele possui controle de velocidade, mas não consigo entender como ele fará isso a partir do momento em que eu mudarei a ordem de ligação do capacitor.

Agradeço quem puder me ajudar!
Anexos
Interruptor Inteligente
Interruptor Inteligente
Screenshot_1.png (202.39 KiB) Visto 819 vezes
20220917_103351.jpg
20220917_103321.jpg


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 289
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Capacitor de Ventilador de Teto (Dúvida)

Mensagem por mromeiro »

Olá,
O capacitor tem 3 "pernas", pois na realidade são 2 capacitores, um de 6μf e outro de 3μF

O interruptor inteligente não tem forma de controlar a velocidade utilizado capacitores, por isso o mais provável é que a forma usada seja diminuir a tensão.
Assim sendo, o que deverá fazer, é ligar de forma equivalente à velocidade máxima.
Poderá fazer um esquema de ligações para verificar qual o condensador que está em uso (que até poderão estar a ser usados os 2 em simultâneo), e sem se enganar fazer essa ligação, sendo que agora o circuito deixa de ser alimentado pela fase e passa a ser alimentado pelo interruptor inteligente.

Pode também deixar o interruptor ligado na posição máxima, e fazer como disse anteriormente alimentadando o circuito com o interruptor inteligente.

Encontrei um vídeo que pode aguardar:


Tal como diz no vídeo, não deve deixar que a rotação do motor fique muito baixa, pois entra em esforço e pode queimar.

Ter em atenção, que este método de regulação de velocidade não é exatamente igual ao original, que liga as bobines e capacitores de forma otimizada para a velocidade, e assim com este interruptor inteligente o motor fica em esforço superior.
Kemican
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 17 set 2022, 14:51
Localização: Rio de Janeiro

Re: Capacitor de Ventilador de Teto (Dúvida)

Mensagem por Kemican »

Obrigado pela resposta!

Sim... Embora eu seja leigo no assunto, já desconfiava que operar o ventilador em velocidade baixa a partir destes interruptores pudesse causar danos ao equipamento.

O interruptor que eu adquiri não possui controle de 0 a 100%. Ele possui 5 estágios de velocidade pré definidos. Tentarei selecionar no comando de voz apenas as 3 velocidades próximas do padrão original.

Por favor, me responda:

- Originalmente, o capacitor do meu ventilador é 6+3uF e eu só consegui encontrar na loja, de 6+4uF. É aceitável ou estou correndo um grande risco?

Obrigado!
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 289
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Capacitor de Ventilador de Teto (Dúvida)

Mensagem por mromeiro »

Antes de comprar, deverá verificar qual o capacitor que está em uso quando está na velocidade máxima.
Pode até acontecer que só esteja a usar o de 6uF, e assim nem ser necessário comprar esse duplo; ou se estiverem os 2 em paralelo, basta comprar um de 9uF (também não sei se existe)
Para conseguir, terá de ser perceber que contactos estão fechados dos interruptores onde estão ligados os fios.
Pela foto, não dá para perceber esses 3 interruptores.
O 1º(mais próximo do condensador) é o de velocidade, e o 2º de sentido da rotação, e o 3º de ON/OFF?
Também não consegui perceber bem quais os fios que vão para o enrolamento e one entra a alimentação.
Sem se conseguir um esquema de ligações, não vai saber onde ligar o capacitor, nem a capacidade necessária.

Para responder diretamente à questão que colocou, apesar de ainda ter algumas dúvidas, parece-me que isso vai fazer com que a velocidade menina ou a máxima vá ser afetada (não sei se com menos capacidade tem não velocidade ou menos velocidade).
Se mais capacidade implicar mais rotação, parece-me que isso possa ser um problema, pois aparenta que há uma posição do botão 1 que coloca os capacitores em paralelo, e nesse caso, para de 9uF para 10uF, o que vai ter rotações acima do máximo.
Se pelo contrário, mais capacidade implicar menos rotação, aí não terá problema, só poderá não conseguir a rotação mínima, mas como vai usar o interruptor inteligente, nem irá ligar nesta posição.

Sem conhecimentos e sem ferramentas para fazer as medições e obter o esquema de ligações, há grande probabilidade de ligar algo errado e que venha a estragar o motor.
Kemican
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 17 set 2022, 14:51
Localização: Rio de Janeiro

Re: Capacitor de Ventilador de Teto (Dúvida)

Mensagem por Kemican »

Boa Noite e obrigado pelo feedback!

O fio vermelho do capacitor está ligado no controle de ventilação/exaustão. Os fios verde e preto estão ligados no botão de velocidade, que são 3.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 289
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Capacitor de Ventilador de Teto (Dúvida)

Mensagem por mromeiro »

Coloquei em anexo o que me pareceu ser o esquema equivalente para os interruptores 1 e 2.
Não sei qual o capacitor de mais capacidade, se o verde ou o preto, nem se a velocidade máxima é quando só tem 1 capacitor ligado ou se com os 2.
O interruptor 3 ainda não descobri exatamente a função dele, pois na foto não dá para ver bem o destino dos fios, e também estão uns fios em cima dos outros, não dando para perceber bem quais ligam e quais seguem em frente.
Também falta saber onde entra a fase e o neutro.
Anexos
20220917_103351_with_schema.jpg
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”