Forno dispara o geral

Emanuel82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 jul 2022, 11:53
Localização: Vila do Conde
Enviou: 1 vez

Forno dispara o geral

Mensagem por Emanuel82 »

Bom dia, tenho um forno Siemens que praticamente nunca foi utilizado que tentamos usar recentemente e passados uns minutos (3 ou 4 minutos) de começar a aquecer faz com que o geral dispare, o disjuntor exclusivo do forno não dispara, é sempre o geral. Reparei também que quando vou a ligar novamente, já não fica uns minutos mas só uns segundos e vai logo, como se por já ter uma temperatura maior o faça disparar de imediato. Gostava de saber se o mais certo é ser do forno ou da instalação.
A instalação elétrica é das recentes (monofásica com 10 anos) o disjuntor tem capacidade para forno e tem ligação direta ao quadro como mandam as regras. Muito obrigado a quem puder ajudar ou indicar como posso fazer o despiste, pois já li que pode ser problema das resistências ou da passagem terra. Cumprimentos


elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por elfo106 »

Bom dia,

Esse geral tem diferencial?
Se for mais fácil coloque uma foto.
Emanuel82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 jul 2022, 11:53
Localização: Vila do Conde
Enviou: 1 vez

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por Emanuel82 »

Cá vai. Obrigado.
Anexos
IMG_20220718_150652.jpg
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por elfo106 »

Exacto, é um interruptor diferencial de 30mA.

Se já identificou que vai abaixo quando liga o forno tem a vida facilitada. O mais certo é o forno estar com algum problema, alguma resistência como disse ou alguma peça que ao aquecer dilata e faz contacto com uma fase, etc. A minha recomendação é que não lhe mexa e chame um técnico. Pelo sim, pelo não eu desligava o disjuntor do forno aí no quadro eléctrico.

Tem muitas coisas ligadas a esse geral de 30mA? É que pode dar-se o caso de estar muito no limite e depois à mínima coisa dispara.
Emanuel82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 jul 2022, 11:53
Localização: Vila do Conde
Enviou: 1 vez

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por Emanuel82 »

Obrigado pela resposta. Tem muitas ligações nesse geral mas só mesmo nesta situação do forno é que acontece ir abaixo. Esqueci-me de referir que a parede nas traseiras do forno chegou a ter uma infiltração (entretanto resolvida) não sei se pode estar relacionado, de qualquer forma nas outras tomadas na mesma parede não acontece... Vou ver se chamo então o técnico ou se levo o forno a compor, nem sei como costumam fazer. Obrigado. Cumprimentos
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Já tive esse problema em casa. Como tinha espaço no quadro elétrico foram instalados mais diferenciais. Visto que uma das vezes mandou abaixo o frigorifico e que coincidiu com umas mini férias, perdi tudo o que lá estava... Enfim por causa disso o frigorifico ficou com um diferencial só para ele.
Nestes casos pode não ser fácil identificar qual ou quais as cargas que estão com fugas.


Cumps!
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por nelmindo »

Aqui está um claro exemplo de que colocar um diferencial de alta sensibilidade à cabeça de um quadro eletrico, pode significar problemas na exploração da instalação elétrica.

Nestes casos, o melhor é sempre subdividir em mais diferenciais, com a sensibilidade definida (que pode ser a mesma de 0.03A).
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por asalopes »

Meus caros,

O disparo intempestivo/aleatório/esporádico/ocasional de um diferencial coloca grandes dificuldades à maioria dos técnicos.

Mas porquê?
Normalmente por insuficiente preparação técnica e pela falta de instrumentos e métodos adequados à pesquisa e identificação rigorosa do problema.

Perante uma situação destas um TÉCNICO habilitado deverá.
- Medir a resistência de terra;
- Medir a resistência de isolamento dos vários circuitos;
- Testar diferenciais (tempo e valor de disparo);
- Efetuar medição da distorção harmónica;
- Efetuar medição das correntes de fuga à terra por cada circuito (exemplo abaixo);

30ma.jpg

Claro que é preciso conhecimentos e bom equipamento de teste/diagnóstico.
Para explicar melhor os procedimentos que enumerei acima é melhor ver o seguinte vídeo (atente-se na excelente solução final):




Cumprimentos
tomtom
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 30 jun 2014, 17:30
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por tomtom »

Emanuel82 Escreveu: 18 jul 2022, 12:04 Bom dia, tenho um forno Siemens que praticamente nunca foi utilizado que tentamos usar recentemente e passados uns minutos (3 ou 4 minutos) de começar a aquecer faz com que o geral dispare, o disjuntor exclusivo do forno não dispara, é sempre o geral. Reparei também que quando vou a ligar novamente, já não fica uns minutos mas só uns segundos e vai logo, como se por já ter uma temperatura maior o faça disparar de imediato. Gostava de saber se o mais certo é ser do forno ou da instalação.
A instalação elétrica é das recentes (monofásica com 10 anos) o disjuntor tem capacidade para forno e tem ligação direta ao quadro como mandam as regras. Muito obrigado a quem puder ajudar ou indicar como posso fazer o despiste, pois já li que pode ser problema das resistências ou da passagem terra. Cumprimentos
O forno está ligado numa tomada ou numa caixa na parede? Se for numa tomada, inverta a posição da ficha do forno na tomada (gire 180 graus).
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por asalopes »

Meus caros,

É precisamente contra isto, inverter a posição da ficha (?) que eu luto há muitos anos.

- E contra os shunts nos fusíveis ou disjuntores;

- E contra o desligar ou corte do condutor de terra;

- Em suma contra todas as "habilidades" pouco responsáveis e nada profissionais.


Cumprimentos
tomtom
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 30 jun 2014, 17:30
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por tomtom »

asalopes Escreveu: 21 jul 2022, 20:28 Meus caros,

É precisamente contra isto, inverter a posição da ficha (?) que eu luto há muitos anos.

- E contra os shunts nos fusíveis ou disjuntores;

- E contra o desligar ou corte do condutor de terra;

- Em suma contra todas as "habilidades" pouco responsáveis e nada profissionais.


Cumprimentos
Caro aslopes

As fichas shucko não têm uma posição fixa para serem inseridas na tomada, ao contrário por exemplo das fichas usadas no Reino Unido. Assim, se tiver um qualquer eletrodoméstico que é ligado a uma tomada por uma ficha, não existe qualquer regra para a posição da mesma.
Portanto, explique lá qual é a "habilidade" pouco responsável e nada profissional?? Explique-me qual é a regra técnica que se está a ignorar ao ligar um eletrodoméstico duma forma ou de outra.
Antes de vir adjetivar depreciativamente aquilo que outros escrevem, pense um bocadinho, e não se julgue o "sabichão", que só lhe fica mal.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por asalopes »

Caro "tomtom",

Não entendeu a minha observação.

Não está errado "inverter a ficha", está errado é a abordagem a uma avaria que pode acarretar sérias consequências.
Está simplesmente a esconder o problema (se tal operação resultar).


Cumprimentos
Emanuel82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 jul 2022, 11:53
Localização: Vila do Conde
Enviou: 1 vez

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por Emanuel82 »

Boa tarde, agradeço a todos as respostas, entretanto experimentei desligar o fio terra para saber se o forno funcionária sem ir abaixo, de facto se desligar o fio terra o forno funciona bem, quando se voltou a ligar o fio terra voltou a ir abaixo novamente. Posso partir do princípio que então o forno não está avariado ou não? Obrigado
Emanuel82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 jul 2022, 11:53
Localização: Vila do Conde
Enviou: 1 vez

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por Emanuel82 »

Emanuel82 Escreveu: 24 jul 2022, 15:05 Boa tarde, agradeço a todos as respostas, entretanto experimentei desligar o fio terra para saber se o forno funcionaria sem ir abaixo, de facto se desligar o fio terra o forno funciona bem, quando se voltou a ligar o fio terra voltou a ir abaixo novamente. Posso partir do princípio que então o forno não está avariado ou não? Obrigado
Emanuel82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 jul 2022, 11:53
Localização: Vila do Conde
Enviou: 1 vez

Re: Forno dispara o geral

Mensagem por Emanuel82 »

Emanuel82 Escreveu: 24 jul 2022, 15:07
Emanuel82 Escreveu: 24 jul 2022, 15:05 Boa tarde, agradeço a todos as respostas.
Em relação ao que foram perguntando: o forno está ligado aos 3 cabos que vêm do quadro a uma caixa na parede juntamente com o microondas através de ligadores.
Entretanto experimentei desligar o fio terra para saber se o forno funcionaria sem ir abaixo, de facto se desligar o fio terra o forno funciona bem, quando voltei a ligar o fio terra voltou a ir abaixo novamente. Posso partir do princípio que então o forno não está avariado ou não? Obrigado
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”