Forno dispara geral

Responder
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 jul 2022, 16:23
Localização: Braga
Enviou: 4 vezes

Forno dispara geral

Mensagem por Paio »

Boas amigos alguém me pode ajudar, tenho alguma sabedoria em eletricidade mas não chega para resolver o meu problema como tb é muito estranho o que se está a passar, ligo o forno elétrico e passados aí 10min. O geral que já tem alguns anos dispara, agora a minha pergunta é: não era o disjuntor que havia de disparar visto que o mesmo é de 10A? sei que tenho de o mudar para um 15/20A
Curto-circuito não deve ser senão disparava logo ao ligar o forno, mas com já referi só passados 10/15min..é que dispara
Á uma ajudinha


betasergio
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 19 dez 2011, 10:42
Localização: SETUBAL
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Forno dispara geral

Mensagem por betasergio »

Amigo verifique a resistência do forno, pode ser a de cima ou mesmo a de baixo
cps
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 jul 2022, 16:23
Localização: Braga
Enviou: 4 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por Paio »

Será o terra que tem fuga
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por pedro caetano »

boas. o geral é quê? diferencial ? de quantos amperes, e qual a sensibilidade? cump
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 jul 2022, 16:23
Localização: Braga
Enviou: 4 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por Paio »

Boas Pedro veja a foto a ver se sabe o que é, não tem nenhuma informação, talvez o autocolante descolou
Anexos
BCCDD957-F029-4182-AF9E-31A611B3974F.jpeg
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por pedro caetano »

boas. penso que pode haver uma fuga no forno, a partir de um certo aquecimento entra em fuga, pois é um diferencial e pode ser de 30ma. cump
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 jul 2022, 16:23
Localização: Braga
Enviou: 4 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por Paio »

Caro Pedro imaginamos que o interruptor diferencial é de apenas 10A e não aguenta com o forno, posso substituir por um destes ou idêntico (ver foto)?
Mas em princípio deve ser fuga no forno
Anexos
7AB23D3B-831B-49CD-9086-5249045E6755.jpeg
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por pedro caetano »

boas. não acredito que seja 10ma, ou é 30ma ou 300ma, isso é avaria no forno, em qualquer dos casos convem reparar. cump
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 jul 2022, 16:23
Localização: Braga
Enviou: 4 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por Paio »

caro pedro antes de mais muito obrigado pela ajuda, mas não é avaria no forno, pois liguei noutra tomada, noutra habitação e funcionou horas e horas ligado sem disparar qualquer disjuntor, penso que seja o interruptor dif. que não suporte a carga
só para terminar pedro, na tomada onde liga o forno medi com o multimetro coloquei as pontas de prova entre a fase e terra e não deu qualquer valor
fiquei admirado, coloquei entre o neutro e terra e aí já deu um valor de 234v, penso eu que não tenha nada a ver o motivo de fazer disparar o interr. dif. como tb não entendo o motivo de o neutro dar corrente com o terra
obrigado
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por Mário »

Boas
Paio Escreveu: 02 jul 2022, 22:33 Caro Pedro imaginamos que o interruptor diferencial é de apenas 10A e não aguenta com o forno, posso substituir por um destes ou idêntico (ver foto)?
Mas em princípio deve ser fuga no forno
Atenção, que o interruptor não desliga em automático, se ultrapassar a intensidade estipulada no aparelho.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por pedro caetano »

boas pode ter algum problema na instalação, chama mas é um tecnico. como disse o colega os int difenciais não desligam quando ultrapassa os valores. cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por ohmico »

Paio Escreveu: 06 jul 2022, 19:03 caro pedro antes de mais muito obrigado pela ajuda, mas não é avaria no forno, pois liguei noutra tomada, noutra habitação e funcionou horas e horas ligado sem disparar qualquer disjuntor, penso que seja o interruptor dif. que não suporte a carga
só para terminar pedro, na tomada onde liga o forno medi com o multimetro coloquei as pontas de prova entre a fase e terra e não deu qualquer valor
fiquei admirado, coloquei entre o neutro e terra e aí já deu um valor de 234v,
penso eu que não tenha nada a ver o motivo de fazer disparar o interr. dif. como tb não entendo o motivo de o neutro dar corrente com o terra
obrigado
Boas,

Isto (sublinhado) é verdade?

Se é, deve cortar o geral imediatamente e chamar um técnico credenciado para correcção do que está mal.

Ohmico
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 jul 2022, 16:23
Localização: Braga
Enviou: 4 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por Paio »

ohmico Escreveu: 07 jul 2022, 11:42
Paio Escreveu: 06 jul 2022, 19:03 caro pedro antes de mais muito obrigado pela ajuda, mas não é avaria no forno, pois liguei noutra tomada, noutra habitação e funcionou horas e horas ligado sem disparar qualquer disjuntor, penso que seja o interruptor dif. que não suporte a carga
só para terminar pedro, na tomada onde liga o forno medi com o multimetro coloquei as pontas de prova entre a fase e terra e não deu qualquer valor
fiquei admirado, coloquei entre o neutro e terra e aí já deu um valor de 234v,
penso eu que não tenha nada a ver o motivo de fazer disparar o interr. dif. como tb não entendo o motivo de o neutro dar corrente com o terra
obrigado
Boas,

Isto (sublinhado) é verdade?

Se é, deve cortar o geral imediatamente e chamar um técnico credenciado para correcção do que está mal.

Ohmico
Sim é verdade neste caso o neutro está a fazer de fase, a não ser que o eletricista quando instalou o circuito, colocou o neutro (Azul) no terminal da fase no quadro, e mesmo no quadro entre o disjuntor do forno e o terra no quadro não dá qualquer valor de corrente
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Forno dispara geral

Mensagem por mromeiro »

Paio Escreveu: 01 jul 2022, 16:24 Boas amigos alguém me pode ajudar, tenho alguma sabedoria em eletricidade mas não chega para resolver o meu problema como tb é muito estranho o que se está a passar, ligo o forno elétrico e passados aí 10min. O geral que já tem alguns anos dispara, agora a minha pergunta é: não era o disjuntor que havia de disparar visto que o mesmo é de 10A? sei que tenho de o mudar para um 15/20A
Curto-circuito não deve ser senão disparava logo ao ligar o forno, mas com já referi só passados 10/15min..é que dispara
Á uma ajudinha
Os disjuntores têm 2 módulos de proteção:
- um magnético, que funciona com uma bobine, e que serve para proteger em caso de curto-circuito quando a corrente é muito mais elevada que a do disjuntor;
- outro térmico, que é composto por 2 metais de dilatação diferente. Assim quando a corrente é pouco superior ao máximo, esse módulo vai aquecendo até que faz disparar o disjuntor;

Na situação que descreve, parece ser esse o caso. Se o disjuntor for de 10A mas precisar de 20A, vai precisar de uns minutos até aquecer e disparar o disjuntor.

Em relação a disparar um disjuntor e não o outro, pode ter a ver com o tipo de disjuntor, pois nem todos têm as curvas de disparo iguais, ou poderá também ser avaria do disjuntor.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”