Projecto PT 1MVA

Responder
rjrato
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 02 mai 2022, 12:24
Localização: Beja

Projecto PT 1MVA

Mensagem por rjrato »

Bom dia,

Estou a desenvolver um data center e tenho tido algumas questões difíceis de esclarecer, uma vez que a e-redes é bastante vaga na informação que presta.

Vou utilizar vários servidores, cujo consumo individual é de aproximadamente 3100W constantes, 24/7. Tendo em conta o número de servidores e a climatização, prevejo um consumo total inicial constante de cerca de 520 Kwh.

De forma a ser o mais auto sustentável possível, projectei uma UPAC solar com uma potência algures entre os 800 e os 1000 Kw. Cerca de 1500 painéis estacados no solo. A potência acima do consumo previsto deve-se à possibilidade de venda do excedente, numa fase inicial, e também para ficar preparado para futuras expansões da actividade, que irão ocorrer a curto prazo.

Fui informado que teria de ter um ponto de ligação com pelo menos a mesma potência da UPAC. Ponderei a instalação de um PT com 1MVA de forma a ficar preparado para as ditas expansões.

O terreno que à partida irei utilizar, não tem qualquer ligação eléctrica. Terei de efectuar um pedido de ligação à rede, em MT, e por este facto, terei logo de apresentar o protejo electrotécnico no pedido de condições de ligação (não está ainda feita à data).

Após pesquisa no local, a linha MT mais próxima do terreno fica a cerca de 600 metros.

O que pretendo no fundo perceber é se será viável proceder à instalação do PT com a potência mencionada a partir da dita linha MT que se situa a 600 metros. É fulcral ter esta questão esclarecida, uma vez que não faz sentido nenhum tratar de todo o licenciamento municipal e depois não avançar com o projecto devido à e-redes não me fazer a instalação.

Obrigado desde já, alguma outra informação que não tenha colocado e seja necessária para analisarem a situação, não hesitem em questionar.


dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Projecto PT 1MVA

Mensagem por dsrsantos »

Para obter essas respostas é apresentar o pedido de condições de ligação à rede junto da E-Redes. Se o que eles indicarem ainda suscitar dúvidas, é falar com o Gestor de Cliente que lhe será indicado.

No PCLR não tem de apresentar o projecto, mas sim uma planta e um esquema do que quer fazer. Basicamente, passar o que aqui escreveu para desenho: um esquema unifilar e uma planta com as localizações do PT, linha, UPAC, etc.

A ligação à linha MT fica ainda condicionada pela autorização de terceiros por onde a linha passe se for aérea.
rjrato
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 02 mai 2022, 12:24
Localização: Beja

Re: Projecto PT 1MVA

Mensagem por rjrato »

Obrigado pela resposta.

Basta eu fazer esse diagrama explicativo ou terá sempre de ser realizado por técnico/engenheiro credenciado?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Projecto PT 1MVA

Mensagem por amoreira »

Boas

Para pedidos de ligação em MT utiliza o documento que envio em anexo.

Ainda de acordo com o mesmo documento pode ser qq pessoa a solicitar o pedido
Anexos
FORM_PCLRMT - MEDIA TENSÃO.pdf
(198.84 KiB) Transferido 145 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”