DISJUNCTOR VAI ABAIXO EM DIAS CHUVOSOS

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adriano1176
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DISJUNCTOR VAI ABAIXO EM DIAS CHUVOSOS

Mensagem por adriano1176 »

Boa tarde malta.
Agradeço a vossa ajuda no seguinte:
Tenho um disjuntor que em dias de chuva vai abaixo (só mesmo o disjuntor). O mesmo está afecto á alimentação da garagem cujo único gasto é de um motor de portão...
Em dias de chuva, elel vai abaixo, o que faz que quando chego, não consiga abrir o portão, ou se for abaixo e não dar conta, não consigo abrir o portão... :evil:
Que poderá ser?
Casa arrendada, instalação antiga, a garagem encontra-se anexa à casa...
Antigamente essa linha da garagem estava alimentada num disjuntor de umas tomadas de casa, limitei os "estragos puxando uma alimentação isolada só para a garagem, mas o problema continua a única coisa que "melhorou" foi não deitar as tomadas abaixo e em alguns casos o geral.
Agora só "salta" esse disjunctor..

Agradeço desde já a vossa ajuda.
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luisilva78
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Re: DISJUNCTOR VAI ABAIXO EM DIAS CHUVOSOS

Mensagem por luisilva78 »

Ou o portão tem qualquer coisa que o prenda nos dias de chuva que provoca um aumento de consumo e a actuação da protecção, ou o disjuntor (e a canalização) está mal dimensionado, ou há aí uma bruxaria.
Um mau aperto provoca disparos dos disjuntores mas não é só nos dias de chuva.
Imagino que o disjuntor dispare só com o motor em funcionamento, por isso pode medir a corrente que está a ser consumida pelo motor e logo tira as conclusões.
adriano1176
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Re: DISJUNCTOR VAI ABAIXO EM DIAS CHUVOSOS

Mensagem por adriano1176 »

Boas!
O disjunctor vai abaixo SEM que o motor esteja a trabalhar... :|
E isso até era um problema "menor", agora o facto de ir abaixo do nada....

"Um mau aperto provoca disparos dos disjuntores mas não é só nos dias de chuva." Mau aperto dos fios nos disjuntores etc..??

Obrigado
mromeiro
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Re: DISJUNCTOR VAI ABAIXO EM DIAS CHUVOSOS

Mensagem por mromeiro »

Bom dia,
O cabo que leva a luz ao anexo é suspenso?
Poderá o vento abanar o cabo e este ter os fios com o isolamento estragado e assim fazerem curto-circuito.
mpinto
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Re: DISJUNCTOR VAI ABAIXO EM DIAS CHUVOSOS

Mensagem por mpinto »

Ou é subterrâneo e eventualmente está danificado e a entrada de água provoca a sobrecarga. Se for isto, vai piorar cada vez mais. Podes desligar o cabo dos dois lados e ver a resistência de isolamento entre os condutores.
adriano1176
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Re: DISJUNCTOR VAI ABAIXO EM DIAS CHUVOSOS

Mensagem por adriano1176 »

Cabo enterrado, pior, nem corre nem para um lado nem par outro, pois aminha 1a ideia foi mesmo substituir....

"Podes desligar o cabo dos dois lados e ver a resistência de isolamento entre os condutores."
Como faço isso? Desculpe sou um 0 nesse aspecto..
Desligo os cabos, uno-os numa das pontas e meço a resistência??

Obrigado mais uma vez...
mromeiro
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Re: DISJUNCTOR VAI ABAIXO EM DIAS CHUVOSOS

Mensagem por mromeiro »

adriano1176 Escreveu: 24 mar 2022, 18:00 "Podes desligar o cabo dos dois lados e ver a resistência de isolamento entre os condutores."
Como faço isso? Desculpe sou um 0 nesse aspecto..
Desligo os cabos, uno-os numa das pontas e meço a resistência??

Obrigado mais uma vez...
Não, é desligar dos 2 lados e deixar os fios no "ar".
Depois em qualquer uma das pontas, medir a resistência entre os fios desse cabo:
- entre fio fase e fio neutro;
- se tiver fio de terra, medir também entre fio terra e fase e entre fio terra e neutro:

Qualquer uma destas combinações, terá de dar infinito (aparece apenas "1 " no visor)
Se fizer as medições no mesmo dia que o disjuntor desligar, poderá ter resultados mais conclusivos, pois ser o problema for mesmo a água que seja a fonte do problema, quando estiver tudo seco, vai parecer que está tudo bem.

Uma alternativa a isto será colocar um disjuntor em cada ponta do cabo, onde o disjuntor que esteja na ponta mais próxima do motor seja o mais sensível (mas que suporte a corrente máxima do motor e outras coisas que possa ter ligado).
Desta forma poderá tirar conclusões mais rápido.
Assim, se o disjuntor que disparar for este mais próximo do motor, fica a saber que o problema não é do cabo.
Se for o outro, há uma hipótese de ser do cabo, ou este foi mais rápido que o do motor (e por isso disse que o do motor deveria de ser mais sensível).
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