Comprimento máximo cabo de terra

luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Comprimento máximo cabo de terra

Mensagem por luisilva78 »

Faiante Escreveu: 17 ago 2021, 18:46 Meu caro " NotreDame "

Peço-lhe desculpa por não poder colocar aqui a fórmula como seria meu desejo, mas não sei como se faz para atachar um documento, embora
já o tenha solicitado por diversas vezes aos colegas e administrador, mas sem qualquer sucesso.

No entanto, caso ainda mantenha disponibilidade para efeito poderei facultar-lhe o meu email pessoal e, assim, podemos sempre ir trocando
informação de natureza técnica.


Cptos

JAG
Como para muitas outras coisas, basta pesquisar no fórum. Para poupar trabalho já fiz essa parte e fica aqui o resultado.
Responder questões que foram colocadas no fórum de forma particular, penso que não honram o espírito do fórum, uma vez que outro utilizador com a mesma dúvida irá ficar sem o esclarecimento.


Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Comprimento máximo cabo de terra

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " Mário "

Muito obrigado pela sua prestigiada informação sobre como fazer para atachar um documento.

Coisa que até, ainda ninguém o fez. Muito obrigado por isso amigo, para si o meu bem haja e muito, muito obrigado pela informação prestada.


Cptos

JAG
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Comprimento máximo cabo de terra

Mensagem por luisilva78 »

NotreDame Escreveu: 17 ago 2021, 14:43
luisilva78 Escreveu: 16 ago 2021, 23:37 Se a matemática não me falha, à temperatura de serviço, para um comprimento de 100m e uma secção de 35mm2 dá-me 64mOhm (mili Ohm).
Como fez esse cálculo?
Como disseram os outros colegas o cálculo é feito com base na redistividade do material:

R(T) = rho(T) x l / S

onde:
rho(T) é a resistividade do material a uma dada temperatura T;
l é o comprimento em metros do condutor;
S é a área de secção do condutor.

Olhando para a fórmula é semelhante à da queda de tensão incluída nas RTIEBT. Sendo assim utilizei a mesma resistividade, ie, 1,25 vezes a resistividade do cobre a 20°C, ou 0,0225 Ohm mm2/m.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Comprimento máximo cabo de terra

Mensagem por ohmico »

NotreDame Escreveu: 16 ago 2021, 13:06
luisilva78 Escreveu: 16 ago 2021, 12:45 Qual o esquema de ligação à terra, TN ou TT?
Regime TN
Boas,

não sei se estou a perceber, mas a ser o caso o defeito é meu.

Responde TN e fala em cabo de terra..., é mesmo assim?

A ser TN não há lugar a cabo de terra neste caso, pois a terra é feita pelo Neutro.

Ohmico
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Comprimento máximo cabo de terra

Mensagem por luisilva78 »

Há vários tipos de TN, no TN-S tem-se o condutor de neutro e o condutor de protecção separados. Por exemplo, no TN-C apenas há 1 condutor com as 2 funções (neutro e protecçao). Há ainda o TN-C-S, em que numa parte do circuito os condutores são Comuns e noutra parte do circuito estão separados. Tudo isto está na secção 312.2 das RTIEBT.

Neste caso concreto, se há condutor de protecção, é porque temos um TN-S.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Comprimento máximo cabo de terra

Mensagem por ohmico »

luisilva78 Escreveu: 18 ago 2021, 20:59 Há vários tipos de TN, no TN-S tem-se o condutor de neutro e o condutor de protecção separados. Por exemplo, no TN-C apenas há 1 condutor com as 2 funções (neutro e protecçao). Há ainda o TN-C-S, em que numa parte do circuito os condutores são Comuns e noutra parte do circuito estão separados. Tudo isto está na secção 312.2 das RTIEBT.

Neste caso concreto, se há condutor de protecção, é porque temos um TN-S.
Boas,

muito obrigado pela informação, mas a pergunta destinava-se a quem levantou a questão.

Parece não ser necessário que as dúvidas aqui expostas sejam apresentadas com caracterização exacta do assunto que pretende ver esclarecido.

Ohmico
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”