Como me tornar tecnico instalador energia fotovoltaica?

Responder
emiliom
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 10 ago 2021, 21:41
Localização: Lisboa

Como me tornar tecnico instalador energia fotovoltaica?

Mensagem por emiliom »

Olá,

Quero tornar-me técnico instalador de paineis fotovoltaicos.

Estou a tentar perceber que curso e certificação deveria tirar. Tenho 54 anos e quero fazer isto no ambito de reconversão profissional.

Vi na Lei 14/2015, no art 5 que deveria tornar-me
técnico responsável pela execução de instalações elétricas de serviço particular

e para isso teria de conseguir a

d) Conclusão, com aproveitamento, das unidades de formação de curta duração na área das instalações elétricas, integradas no Catálogo Nacional de Qualificações.

Isto é correto?

Se seim, que cursos contêm estas unidades de formação de curta duração? e são cursos de quanto tempo e custo?

Onde poderei obter informações?

Por ultimo.. estou a fazer as perguntas certas?

Obrigado desde já pela ajuda!


Avatar do Utilizador
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 107
Registado: 16 fev 2009, 19:07
Localização: Abrantes - Portugal
Agradecimento recebido: 9 vezes

Re: Como me tornar tecnico instalador energia fotovoltaica?

Mensagem por Miguel Alves »

Boa Tarde,

Vou tentar ajudar a dar respostas para o que pede!

Para ser Técnico Instalador de Painéis fotovoltaicos.
Pode candidatar-se a uma empresa que esteja ligada a instalação dos mesmos, por exemplo a Wondercom em Lisboa, estão sempre a recrutar pessoal para trabalhar para a EDP Comercial e dão formação certificada de Instalador de Painéis fotovoltaicos + formação em alturas + formação de riscos elétricos.
www.wondercom.pt --- [email protected]

Para ser técnico responsável pela execução de instalações elétricas de serviço particular
Tem de ter formação na área da eletricidade, ou fazer um curso de formação profissional na área, no mínimo de qualificação nível 2 no quadro Nacional de Qualificações, para a Execução. e depois fazer o pedido como TREIESP na Direção Geral de Energia e Geologia.

Lei 14/2015, Lei que regula a atividade profissional na área da eletricidade

unidades de formação de curta duração

Isso refere-se aos já TREIESP que tem de fazer uma formação para poderem continuar como tal, mas ainda não saiu nada em concreto de que tipo de formação e onde se pode fazer.

Espero ter ajudado.

Miguel Alves
emiliom
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 10 ago 2021, 21:41
Localização: Lisboa

Re: Como me tornar tecnico instalador energia fotovoltaica?

Mensagem por emiliom »

Obrigado Miguel,
Claro que ajudou e bastante....

Vou esperimentar enviar candidatura para essa wodercom...

Tenho 54 anos e formação noutra area completamente diferente mas tenho muito gosto, jeito e vontade de aprender por isso vamos ver se a idade é fator determinante... se for tenho de desbravar caminho por conta propria...

Um abraço e obrigado
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Como me tornar tecnico instalador energia fotovoltaica?

Mensagem por lcmmonteiro »

Contacte o cenfic e o cenfim eles dar lhe ao informações sobre as formações que teem disponíveis para o que pretende.

Por norma são formações de longa duração mas sei que chegam a ter formações de curta duração que conferem algumas unidades do catálogo nacional. Muitas delas financiadas ou seja gratuitas.

Nada como expor a sua situação e analisar o feedback.

Se procurar formações pagas tem outras entidades como o isq.

Cumprimentos
emiliom
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 10 ago 2021, 21:41
Localização: Lisboa

Re: Como me tornar tecnico instalador energia fotovoltaica?

Mensagem por emiliom »

Obrigado lcmmonteiro vou explorar tambem essa alternativa.Talvez para mim fosse melhor a curta duração mas vamos ver. Hoje fui aos iefp informar-me mas nao sabiam muito mas indicaram-me o portal da oferta formativa...

Um abraço
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Como me tornar tecnico instalador energia fotovoltaica?

Mensagem por edeluz »

emiliom Escreveu: 11 ago 2021, 21:13 Obrigado Miguel,
Claro que ajudou e bastante....

Vou esperimentar enviar candidatura para essa wodercom...

Tenho 54 anos e formação noutra area completamente diferente mas tenho muito gosto, jeito e vontade de aprender por isso vamos ver se a idade é fator determinante... se for tenho de desbravar caminho por conta propria...

Um abraço e obrigado
Neste país a idade é factor determinante pois sabe os seus direitos e vai ser uma pedra no sapato para grande parte dos "empresários" que por aí andam. Entre o tipo novo (menos de 28 anos) que aceita comer Mcdonalds todos os dias, dormir num quarto com mais dois tipos, receber 5€ à hora brutos, que diz sim a tudo, não reclama e ainda leva com as culpas mesmo não sendo culpa dele..... e você que tem experiência laboral (não me estou a referir a experiência na área), tem postura de trabalho, tem objectivos e sabe os seus direitos. Qual acha que será escolhido? Fácil!

Boa sorte!
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Como me tornar tecnico instalador energia fotovoltaica?

Mensagem por rainbow »

edeluz Escreveu: 13 ago 2021, 10:11
Neste país a idade é factor determinante pois sabe os seus direitos e vai ser uma pedra no sapato para grande parte dos "empresários" que por aí andam. Entre o tipo novo (menos de 28 anos) que aceita comer Mcdonalds todos os dias, dormir num quarto com mais dois tipos, receber 5€ à hora brutos, que diz sim a tudo, não reclama e ainda leva com as culpas mesmo não sendo culpa dele..... e você que tem experiência laboral (não me estou a referir a experiência na área), tem postura de trabalho, tem objectivos e sabe os seus direitos. Qual acha que será escolhido? Fácil!

Boa sorte!
Infelizmente, é a verdade e a realidade do nosso país.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Como me tornar tecnico instalador energia fotovoltaica?

Mensagem por edeluz »

E ainda vai piorar. Nada contra os estrangeiros mas com a entrada de muita pessoas de fora, que tem todo o direito de vir para Portugal, ainda vamos ficar pior. Pois para terem o visto tem que ter trabalho. Por isso aceitam qualquer valor e condições apenas para conseguir entrar no país.

A culpa de quem é? Um pouco de todos e já resultado de anos de deixa para lá! Por um lado, por exemplo, não exigimos do governo que aplique fiscalização às empresas para verificar se estas estão a ser correctas na aplicação dos fundos europeus. Por outro, como profissionais, estamos desunidos. É quem se ferra mais uns aos outros. Contribuindo assim para que a área fique ainda mais prostituída.

Vejam o caso deste serviço: https://oscar-app.com/

Vês uns vídeos no youtube ou vai com o tio rui uns fins de semana para a fábrica e já está apto para ir ganhar umas obras através da plataforma Oscar.
Não quero ser pessimista, mas o futuro que vejo é "sempre a descer".

Não sou contra a estas aplicações nem contra os estrangeiros (tem tanto direito como eu). Quero é que exista uma entidade que nos proteja (aos profissionais) e que proteja os clientes. Ou ninguém olha para isto? Porque essa história de que o mercado é que filtra e se auto regula já deu provas de que é conversa para tolos (vejamos um exemplo de uns que apenas acordaram à pouco tempo: https://www.jn.pt/local/noticias/porto/ ... 02593.html)

Quem ganha? As grandes empresas! Que nos pagam a 6 ou 12 meses e ainda reclamam porque não fazemos tudo que elas pedem. Perdemos nós porque ficamos com a nossa área prostituída, desvalorizada e cada vez menos remunerada (não vou enumerar como isso afecta o profissional tecnologicamente, psicologicamente e emocionalmente) e perdem os clientes/sociedade que fica mal servida e com soluções medíocres (os tradicionais desenrasques que muitas vezes encontramos nas obras dos clientes).
emiliom
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 10 ago 2021, 21:41
Localização: Lisboa

Re: Como me tornar tecnico instalador energia fotovoltaica?

Mensagem por emiliom »

Neste país a idade é factor determinante
Bom, nesse caso tratarei de arranjar qualificações e trabalhar por conta própria, se for a opçãp que me resta...

Tenho consciencia que o meu curriculo pode assustar pois tenho qualificações noutras areas (humanisticas), mas realmente com a minha idade se as apago é como se nunca tivesse feito nada...

Todavia nesta área sou um aprendiz.

Quero trabalhar nisto para ganhar dinheiro mas tambem por motivos ideológicos (acredito que a independência energética é fundamental) e quero contribuir para um mundo melhor dessa forma.

Também sempre tive gosto por estas áreas.

Enfim, meterei curriculos e enquanto isso tratarei de qualificar-me.

Obrigado pelas ajudas!
greletrik
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 12 abr 2022, 17:09
Localização: Caminha

Re: Como me tornar tecnico instalador energia fotovoltaica?

Mensagem por greletrik »

Boa tarde,

Sou TRIESP mas nunca realizei o registo de unidades de autoconsumo na DGEG.
Já alguém aqui fez o registo de paineis que instalou ao cliente? Alguém pode dar uma ajuda? Já liguei para a DGEG, mas não há forma de que atendam o telefone na delegação Norte.
Obrigado
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”