Dúvida temporizador e contator

lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Dúvida temporizador e contator

Mensagem por lcmmonteiro »

Bom dia pessoal.

Surgiu me uma situação em que um cliente me pediu para substituir um relógio de um quadro de uma piscina que estava avariado e o cliente comprou um igual (hager eh01).

Após substituir o cliente queixa se que anteriormente o mesmo relógio comandava a bomba da piscina ligava e desligava na perfeição.

Após uma breve análise confirmo que o relógio liga a bobine do contator mas não a desliga.

O relógio é monofásico e a bobine do contator 400V.

Penso que o relógio não deveria ser este mas fico na dúvida como e que ele consegue ligar o contactor mas não o desliga...

Uma ajuda e bem vinda .

Obrigado


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Algum problema nas ligações? Está ligado de acordo com o esquema do fabricante?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " lcmmonteiro "


Relativamente ao seu pedido de ajuda permita-me que lhe deixe um pequeno contributo.

Uma bobina pode funcionar com varias tensões a saber: - 400 V; 230 V e 24 V. Regra geral isto acontece muito em grandes comprimentos,
nomeadamente em pvots, cujo controlo é feito remotamente.

Daí que muitas das vezes, a bobina, receba ordem para desligar e acabe por continuar atracada. Isto devido ao efeito capacitivo existente no
cabo.

Então qual a solução adotada?

Será baixar o valor da resistência da bobina, dos 230 V para um outro valor.


Para que possa usufruir de ajuda do pessoal do fórum permita-me que lhe diga que lhe faltam alguns pormenores tais como:

1º - Qual a tensão de serviço na bobina do contactor?

2º - Qual a distância do relógio ao sobredito aparelho?

3º - Verificar se o interruptor horário é compatível com essa ligação!

Para melhor opinar sobre essa anomalia, o melhor mesmo será colocar foto do quadro do equipamento


Cptos

JAG
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por lcmmonteiro »

Agradeço as vossas respostas.

Gostava de poder responder mas já encontrei isto tudo assim e como disse só me pediram para trocar o relógio.

A bobina do contator como indiquei anteriormente e de 400V ou seja está a receber duas fases.

Quanto a distância do relógio ao contator são cerca de 30 a 40 cm mais metro e pouco até ao motor da.bomba.

O que acho realmente estranho e o relógio ser de 230V e acciona o contator quando fecha o contato do relógio seja manual ou por tempo mas não desliga a bobina do contator de nenhuma forma seja manual ou temporizador desliga apenas no térmico.

Acho estranho conseguir accionar a bobina do contator mas não a desligar... O que me leva a pensar que poderá ser algum retorno da segunda fase na bobina do contator a criar esta anomalia no off do relógio. Estarei errado?

Cumprimentos
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por lcmmonteiro »

Segue uma foto quando cheguei ao local para substituir o relógio.

Já foi trocado o relógio por um igual e o botão de arranque manual que tava partido.

Como o disse neste momento está tudo funcional não desligando através do relógio. Tudo o resto está totalmente funcional inclusive o arranque manual e a paragem de emergência.
Anexos
IMG_20210615_102127.jpg
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por pedro caetano »

boas. so vejo uma razão para não desligar com o relogio, é possivel que ele estivesse ligado aos fios do botão de arranque, e assim quando ele atraca fica ligado com o contato auxiliar, e não deixa desligar mesmo que o relogio apague cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por lcmmonteiro »

Quando o relógio desliga no contacto NA do relógio tenho 400V quando este está fechado.

Mas consigo desligar no botão de paragem de emergência...

Será que este relógio permite este tipo de comando na bobina do contator 400V? Ou deveria ter outro tipo de relógio que controlasse as duas fases que alimentam a bobina do contator?

Será que essa sugestão que indica poderá ser a causa de o relógio não desligar? Se sim como resolver?


Cumprimentos.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por pedro caetano »

boas. é possivel que alguem tenha mexido nas ligações, mas como diz que so apaga no botão vermelho, leva a crer que ai as ligações não estão corretas. uma fase liga num terminal da bobina o o outro terminal liga no rele termico, do rele termico vai a um terminal do relogio, e o outro terminal do relogio vai á outra fase, o principio é este fica em serie assim liga e desliga. tenho feito isso mas com bobinas de 230v. julgo que deve ser esse o problema não tem nada a haver com o relogio ele so desliga e liga a fase que alimenta a bobina. cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por lcmmonteiro »

Sabe que isto do jogo do empurra não e fácil... O cliente afirma que funcionava... E eu não alterei nada...

Consegue arranjar me um esquema para que eu entenda e compare com o existente por forma a confirmar as ligações e não fazer asneira?

E que não tenho muito tempo disponível e sinceramente não quero estar aí lá novamente em vão....
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por pedro caetano »

boas assim de momento não tenho nenhum pois quando instalo vem logo preparados, acho estranho esse estar a funcionar dantes e agora não desligar. o relogio julgo ser este deste manual o esquema da ligação da bobina é igual so tem de passar pelo termico
Anexos
6LE002758C_L-A3_B-10LANGUES_WEB (3).PDF
(2.59 MiB) Transferido 109 vezes
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por lcmmonteiro »

O relógio não tem nada que enganar tem marcado L N e o interruptor funciona entre o 1 e 4. Foi erro meu quando disse que era hager mas afinal e legrand.

A1 e alimentada pela L1
A2 e alimentada pela L3 que passa pelo 13 e 14 com o botão de arranque.

Não consigo mesmo entender como mete os 400V na bobina do contator e funciona... Mas na paragem apesar de o relógio fazer a operação de paragem do temporizador o contato 1 e 4 do relógio ficam com 400V.

A minha dúvida reside mesmo se é possível com este tipo de relógio controlar o arranque e a paragem de um contator com bobina 400V e se sim como?

Obrigado.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por pedro caetano »

boas. mas é ai que esta o problema ligue a bobina em serie com o rele 95 96 julgo ser. o fio de retorno que vem do relogio liga no 95 sai do 96 e vai a bobine a2 nao passa por 13 e14. penso que essa bobine esta alimentada 2 vezes dai não desliga. assim tem de funcionar o relogio corta a fase l3 cump
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por rainbow »

lcmmonteiro Escreveu: 30 jun 2021, 20:40 Foi erro meu quando disse que era hager mas afinal e legrand.
Então afinal qual é a marca e referência correcta do temporizador?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por lcmmonteiro »

Legrand 412790 se a memoria não me falha
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida temporizador e contator

Mensagem por lcmmonteiro »

pedro caetano Escreveu: 30 jun 2021, 20:57 boas. mas é ai que esta o problema ligue a bobina em serie com o rele 95 96 julgo ser. o fio de retorno que vem do relogio liga no 95 sai do 96 e vai a bobine a2 nao passa por 13 e14. penso que essa bobine esta alimentada 2 vezes dai não desliga. assim tem de funcionar o relogio corta a fase l3 cump
Neste caso o fio do relógio vai diretamente ao A2. Tem uma segunda ligação em baixo para o A2.

E o que está neste momento.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”