Avaria em sistema de domótica

Responder
Avatar do Utilizador
AngeloCruz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 07 dez 2019, 19:44
Localização: Faro

Avaria em sistema de domótica

Mensagem por AngeloCruz »

Boa noite,

Não tenho qualquer conhecimento sobre o tema mas vou tentar explicar com uma linguagem "pouco profissional" o meu problema.

Tenho uma moradia construída à cerca de 10 anos, na qual foi instalado um sistema de domótica para accionamento das persianas e das luzes exteriores, com material da Hager.

A moradia é composta por cave com 2 janelas, r/c com 4 janelas e 1º andar com 2 janelas, existindo um botão central no r/c e outro na cave para fechar/abrir todas as persianas e um no r/c para apagar/acender todas as luzes.

Nos quadros eletricos de cada um dos pisos estão instalados controladores das persianas alimentados a 220v, os quais se colocados na posição manual permitem o controlo das persianas a partir dos mesmos, ou se colocados em modo auto as persianas funcionam através do bus.

Recentemente necessitei abrir um buraco na laje entre o r/c e o 1º andar e para meu azar acertei precisamente sobre o cabo da domotica do bus que faz a ligação entre uma persiana do 1º andar e a outra.

Uma vez que o sistema entrou em curto circuito todo o sistema, quer luzes quer persianas deixou de funcionar. Retirei o cabo danificado e o sistema deixando de ficar em curto circuito voltou a funcionar parcialmente. As persianas do r/c funcionam tal como anteriormente (quer nos botões individuais do bus quer nos botões de comando central, contudo as restantes persianas (1º andar e r/c deixaram de ser accionadas pelo bus). Em relação à iluminação exterior apenas a lâmpada ligada à zona onde o cabo foi interrompido deixou de funcionar.