Avaria em sistema de domótica

Responder
Avatar do Utilizador
AngeloCruz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 07 dez 2019, 19:44
Localização: Faro

Avaria em sistema de domótica

Mensagem por AngeloCruz »

Boa noite,

Não tenho qualquer conhecimento sobre o tema mas vou tentar explicar com uma linguagem "pouco profissional" o meu problema.

Tenho uma moradia construída à cerca de 10 anos, na qual foi instalado um sistema de domótica para accionamento das persianas e das luzes exteriores, com material da Hager.

A moradia é composta por cave com 2 janelas, r/c com 4 janelas e 1º andar com 2 janelas, existindo um botão central no r/c e outro na cave para fechar/abrir todas as persianas e um no r/c para apagar/acender todas as luzes.

Nos quadros eletricos de cada um dos pisos estão instalados controladores das persianas alimentados a 220v, os quais se colocados na posição manual permitem o controlo das persianas a partir dos mesmos, ou se colocados em modo auto as persianas funcionam através do bus.

Recentemente necessitei abrir um buraco na laje entre o r/c e o 1º andar e para meu azar acertei precisamente sobre o cabo da domotica do bus que faz a ligação entre uma persiana do 1º andar e a outra.

Uma vez que o sistema entrou em curto circuito todo o sistema, quer luzes quer persianas deixou de funcionar. Retirei o cabo danificado e o sistema deixando de ficar em curto circuito voltou a funcionar parcialmente. As persianas do r/c funcionam tal como anteriormente (quer nos botões individuais do bus quer nos botões de comando central, contudo as restantes persianas (1º andar e r/c deixaram de ser accionadas pelo bus). Em relação à iluminação exterior apenas a lâmpada ligada à zona onde o cabo foi interrompido deixou de funcionar.

Fui a uma loja da especialidade para comprar cabo, mas para espanto meu o senhor disse-me que já há muito tempo que não via cabo daquele, que o mesmo estava descontinuado e que já não se utilizava. O cabo da instalação é um 2x2x0.5, contudo do cabo corto apenas um dos pares é utilizado. Como eu referi que apenas um dos pares do cabo estava a ser utilizado na instalação, o dito senhor sugeriu que utiliza-se um outro de 2x0.8. Falei com um electricista que me disse que para o efeito que era não havia problema em utilizar esse cabo.

Passei o cabo e refiz as correspondentes ligações. O sistema da iluminação ficou a funcionar a 100% mas o sistema das persianas ficou tal como quando o cabo não estava ligado. Ou seja, funcionam na perfeição as persianas do 1r/c mas as da cave e do 1º andar não funcionam.

Já tentei falar com o técnico que fez a instalação, mas como o construtor do empreendimento lhe ficou a dever dinheiro não quer colaborar na resolução da situação.

Será que alguém aqui do forum me pode dar algumas pistas de como resolver o problema?

Obrigado pela vossa atenção


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Avaria em sistema de domótica

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se refez as ligações devidamente, assim rapidamente, o que pode ter acontecido foi um dos relês ter queimado.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Sugestões e Questões Relativas ao Fórum”