Método de diagnóstico com placas electrónicas
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Método de diagnóstico com placas electrónicas
Viva pessoal!
Volta e meia tenho situações em que tenho dúvidas se uma placa electrónica está boa numa máquina industrial. Por vezes tenho a possibilidade de a testar noutra máquina, que está a trabalhar bem, a ver se é dela.
A minha dúvida é se devo tirar a placa que tenho dúvidas e colocá-la numa máquina a funcionar ou se faço ao contrário, tiro uma placa de uma máquina boa e coloco na que tem avaria a ver se resolve?
Pergunto isto pois por vezes tenho que pedir ao cliente para testar placas e fico na dúvida/receio que vou ficar com duas máquinas avariadas!
Como costumam fazer?
Abraço
Volta e meia tenho situações em que tenho dúvidas se uma placa electrónica está boa numa máquina industrial. Por vezes tenho a possibilidade de a testar noutra máquina, que está a trabalhar bem, a ver se é dela.
A minha dúvida é se devo tirar a placa que tenho dúvidas e colocá-la numa máquina a funcionar ou se faço ao contrário, tiro uma placa de uma máquina boa e coloco na que tem avaria a ver se resolve?
Pergunto isto pois por vezes tenho que pedir ao cliente para testar placas e fico na dúvida/receio que vou ficar com duas máquinas avariadas!
Como costumam fazer?
Abraço
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
- Curioso
- Registado: 16 mar 2011, 13:53
- Enviou: 12 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Re: Método de diagnóstico com placas electrónicas
Eu só ensaiava a aparentemente avariada em uma maquina que funciona-se, não faria ao contrario por ter medo de queimar a placa da maquina que funciona.
Por vezes consigo ter uma boa ideia se a placa está queimada, tento ver componentes queimados, vestígios de algum curto-circuito, pelo cheiro, se a placa queimou recentemente ou algum componente em que a solda não esteja firme.
Por vezes consigo ter uma boa ideia se a placa está queimada, tento ver componentes queimados, vestígios de algum curto-circuito, pelo cheiro, se a placa queimou recentemente ou algum componente em que a solda não esteja firme.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Enviou: 31 vezes
- Agradecimento recebido: 78 vezes
Isso depende. De que tipo de placa estamos a falar? É só comando ou também há potência?
Se for só comando eu diria que o melhor seria testar a placa boa na máquina avariada. Se também houver potência a placa avariada pode queimar componentes na máquina boa e a maquina avariada pode queimar a placa boa, por isso penso que é indiferente uma forma ou outra.
Se for só comando eu diria que o melhor seria testar a placa boa na máquina avariada. Se também houver potência a placa avariada pode queimar componentes na máquina boa e a maquina avariada pode queimar a placa boa, por isso penso que é indiferente uma forma ou outra.
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Enviou: 133 vezes
- Agradecimento recebido: 23 vezes
Eu acho que o melhor é sempre fazer um debug na placa "queimada" com suporte da esquema da mesma.
Pois, como o luissilva78 disse, esta pode queimar algum componente na máquina boa ou a placa boa pode ser queimada na máquina avariada.
O melhor mesmo é sempre analisar o esquema da placa. Na impossibilidade de ver o esquema...bem, aí seja o que deus quiser

Pois, como o luissilva78 disse, esta pode queimar algum componente na máquina boa ou a placa boa pode ser queimada na máquina avariada.
O melhor mesmo é sempre analisar o esquema da placa. Na impossibilidade de ver o esquema...bem, aí seja o que deus quiser

- LVirtual
- Electricista de 1ª
- Registado: 23 fev 2017, 23:30
- Enviou: 83 vezes
- Agradecimento recebido: 49 vezes
- Contacto:
pela minha experiencia de muitos anos a reparar placas electronicas instaladas em maquinas e outros equipamentos industriais, o melhor mesmo antes de trocar placas é ter a certeza do tipo de avaria ocorrida, e tentar perceber todas as funçoes da maquina antes de apontar logo para uma placa especifica. De preferencia com esquemas de funionamento da maquina e das respectivas placas de comando e de potencia.
Numa maquina para uso fabril muitas das falhas das placas sao geradas pelos dispositivos perifericos à placa como sensores e actuadores.
Se existir um sensor em curto circuito pode vir a danificar a entrada respectiva na nova placa. Se for um actuador pode tambem fazer o mesmo efeito na saida da placa se esta for uma saida a transistor ou a rele de estado solido. Se for uma saida a rele mecanico nao vai afectar devido á natureza do proprio relé.
De qualquer maneira um primeiro diagnostico para perceber se se vai "queimar" algo inadvertidamente, é testar o circuito de alimentaçao sem mais nada ligado á volta para perceber se ha curto-circuito na alimentação geral. Antes disso ainda e com a maquina desligada mas com todas as fichas no sitio verificar se ha ligaçao directa entre as linhas de alimentaçao do circuito com um multimetro medindo a resistencia entre esses dois pontos. se a mesma for muito baixa provavelmente ha um componente em curto pelo meio. Se a maquina for constituida por varias placas e dispositivos externos á placa de controlo, é ir retirando do circuito um a um ate a resistencia da linha de alimentaçao atingir valores altos.
Como foi dito mais acima, se se trocar simplesmente de placa e o problema estiver na alimentaçao do circuito, a nova placa pode queimar tambem...
Indepentemente de todas as analises, é importante conhecer perfeitamente todas as funçoes da maquina e dos circuitos que a compoem para se atingir um diagnostico eficaz e rapido.
A tecnica de trocar de placa sem ver mais nada por vezes resulta bem, noutras pode resultar num estrago maior do que o que existia.
Numa maquina para uso fabril muitas das falhas das placas sao geradas pelos dispositivos perifericos à placa como sensores e actuadores.
Se existir um sensor em curto circuito pode vir a danificar a entrada respectiva na nova placa. Se for um actuador pode tambem fazer o mesmo efeito na saida da placa se esta for uma saida a transistor ou a rele de estado solido. Se for uma saida a rele mecanico nao vai afectar devido á natureza do proprio relé.
De qualquer maneira um primeiro diagnostico para perceber se se vai "queimar" algo inadvertidamente, é testar o circuito de alimentaçao sem mais nada ligado á volta para perceber se ha curto-circuito na alimentação geral. Antes disso ainda e com a maquina desligada mas com todas as fichas no sitio verificar se ha ligaçao directa entre as linhas de alimentaçao do circuito com um multimetro medindo a resistencia entre esses dois pontos. se a mesma for muito baixa provavelmente ha um componente em curto pelo meio. Se a maquina for constituida por varias placas e dispositivos externos á placa de controlo, é ir retirando do circuito um a um ate a resistencia da linha de alimentaçao atingir valores altos.
Como foi dito mais acima, se se trocar simplesmente de placa e o problema estiver na alimentaçao do circuito, a nova placa pode queimar tambem...
Indepentemente de todas as analises, é importante conhecer perfeitamente todas as funçoes da maquina e dos circuitos que a compoem para se atingir um diagnostico eficaz e rapido.
A tecnica de trocar de placa sem ver mais nada por vezes resulta bem, noutras pode resultar num estrago maior do que o que existia.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Obrigado pelas respostas. Foram bastante úteis para uma troca de ideias.LVirtual Escreveu: 05 jun 2017, 09:55 pela minha experiencia de muitos anos a reparar placas electronicas instaladas em maquinas e outros equipamentos industriais, o melhor mesmo antes de trocar placas é ter a certeza do tipo de avaria ocorrida, e tentar perceber todas as funçoes da maquina antes de apontar logo para uma placa especifica. De preferencia com esquemas de funionamento da maquina e das respectivas placas de comando e de potencia.
Relativamente a este método:
"Antes disso ainda e com a maquina desligada mas com todas as fichas no sitio verificar se ha ligaçao directa entre as linhas de alimentaçao do circuito com um multimetro medindo a resistencia entre esses dois pontos."
Os dois pontos é entre o positivo da fonte e o negativo? Ou para a massa da placa?
Atentamente,
Bruno
Bruno
- LVirtual
- Electricista de 1ª
- Registado: 23 fev 2017, 23:30
- Enviou: 83 vezes
- Agradecimento recebido: 49 vezes
- Contacto:
do positivo para o negativo e do positivo para a massa e tambem entre negativo e massa. neste ultimo caso normalmente ha um shunt directo algures no circuito de alimentação se nao houver é porque algo estara interrompido...
o valor entre positivo e negativo deve ser mais ou menos igual ao valor entre positivo e massa. se houver discrepancias é porque algo esta mal na linha de alimentação.
o valor entre positivo e negativo deve ser mais ou menos igual ao valor entre positivo e massa. se houver discrepancias é porque algo esta mal na linha de alimentação.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Obrigado!LVirtual Escreveu: 06 jun 2017, 15:51 do positivo para o negativo e do positivo para a massa e tambem entre negativo e massa. neste ultimo caso normalmente ha um shunt directo algures no circuito de alimentação se nao houver é porque algo estara interrompido...
Atentamente,
Bruno
Bruno