Rede de terras em moradia

Responder
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Enviou: 5 vezes

Rede de terras em moradia

Mensagem por Nelson Pinho »

boa tarde pessoal do fórum e bom resto de domingo :!: :!:
numa moradia, costumam colocar um anel de terra a todo o perimetro da moradia ou colocam apenas um eléctrodo de terra :?: :?: sei que depende do solo por exemplo, mas por norma, num projeto o que fazem :?: :?:
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Rede de terras em moradia

Mensagem por DEUS AMIGO »

Num projecto no caso seu! uma moradia, tem de meter o que vai no projecto e memória descritiva do mesmo!
Agora para termos de segurança até agora como fis N de moradias e nunca me preocupei pelo anel!
Mas sim a terra de proteção da instalação!
Agora se me disserem para fazer no caso de um anel para proteção da habitação! tudo bem! desde que paguem e não é fácil! a mesma!
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Enviou: 5 vezes

Mensagem por Nelson Pinho »

DEUS AMIGO Escreveu:Num projecto no caso seu! uma moradia, tem de meter o que vai no projecto e memória descritiva do mesmo!
Agora para termos de segurança até agora como fis N de moradias e nunca me preocupei pelo anel!
Mas sim a terra de proteção da instalação!
Agora se me disserem para fazer no caso de um anel para proteção da habitação! tudo bem! desde que paguem e não é fácil! a mesma!
ou seja, coloca o electrodo de terra só e em obra se não tiverem bons valores alteram o projecto, é isso :?: :?: :?:
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por parreirajoao »

Nelson

O ideal é:

1 - Colocar uma fita de aço galvanizado embebido nas fundações.

2 - Colocar um elétrodo de terra (anel) em redor da moradia.

3 - Colocar um anel de terra (superficial a 0,5 metros), para a ligação equipotencial.

O que se faz normalmente:

Instalar um elétrodo de terra tipo piquet.

Nelson Pinho Escreveu:boa tarde pessoal do fórum e bom resto de domingo :!: :!:
numa moradia, costumam colocar um anel de terra a todo o perimetro da moradia ou colocam apenas um eléctrodo de terra :?: :?: sei que depende do solo por exemplo, mas por norma, num projeto o que fazem :?: :?:
electrotecnico
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2013, 21:05

Mensagem por electrotecnico »

Eu normalmente coloco um piquet ou varios depende dos valores
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nas moradias ditas normais, e para classes baixas, médias, por norma nunca se faz anel de terras, apenas se faz uma terra geral de proteção, com recurso a um ou varios eletrodos, ou chapa (s) cobreada (s), e consegue-se obter valores de terra abaixo dos 20 ohms.
Em moradias de luxo, e de maior dimensão, aí sim existe projeto elétrico, Avac, piscina, domótica, etc, etc, e claro por vezes já vem no projeto fazer o tal anel de terras, incluindo em alguns casos a instalação de um pára-raios etc.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”