Caros colegas,
quero licenciar uma fábrica de moldes que está a BTE e vai passar a MT, onde anda limalha pelo chão e uma grua móvel pelo teto, e tenho as seguintes questões:
O que diz a DGE sobre quadros metálicos sem portas? tem zonas de passagem para os clientes...
As luminárias têm de ter proteção mecânica? penso que não pela limalha, mas sim pela grua...
Os QE's são todos metálicos com um interruptor à cabeça...depois ligam aos barramentos e dai para os diferenciais para tudo... A DGE vai-me pedir para colocar um int. diferencial à cabeça?
Os interruptores para a iluminação do armazém podem estar nos pilares/paredes, ou tem de estar dentro do quadro logo a seguir aos disj?
Agradecia esclarecimentos se possível, é que percebo pouco nesta área da BT.
Obrigado!
Dúvida sobre legislação para QE metálicos
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Agradecimento recebido: 10 vezes
Re: Dúvida sobre legislação para QE metálicos
Respostas a Azul.
markoni Escreveu:Caros colegas,
quero licenciar uma fábrica de moldes que está a BTE e vai passar a MT, onde anda limalha pelo chão e uma grua móvel pelo teto, e tenho as seguintes questões:
Quando dizes que vai passar a MT, queres dizer que vai ter um Posto de Transformação, ou seja, vai ter um aumento de potência? A questão é só para saber com que regulamento vais fazer esse licenciamento (RSIUEE ou RTIEBT).
O que diz a DGE sobre quadros metálicos sem portas? tem zonas de passagem para os clientes...
Quadros sem portas só em PT's. Já nas salas dos geradores é complicado passar, quanto mais em zonas com público.
As luminárias têm de ter proteção mecânica? penso que não pela limalha, mas sim pela grua...
Se estás a referir-te às luminárias do tecto, estas devem estar acima da ponte, logo a ponte não lhes toca nem têm que ter qualquer protecção adicional por causa disso; até porque se lhe tocasse nem com IK10 elas resistiam.
Os QE's são todos metálicos com um interruptor à cabeça...depois ligam aos barramentos e dai para os diferenciais para tudo... A DGE vai-me pedir para colocar um int. diferencial à cabeça?
Ultimamente têm exigido equivalência à classe II. Deves colocar um toro à entrada do interruptor de corte geral, ligado a um relé diferencial com regulação apropriada ao valor da resistência de terra da instalação e com sensibilidade inferior aos diferencias a jusante.
Os interruptores para a iluminação do armazém podem estar nos pilares/paredes, ou tem de estar dentro do quadro logo a seguir aos disj?
São comandos. Desde que esses interruptores (penso que falas dos modulares) estejam numa caixa apropriada, não há nada de mal.
Agradecia esclarecimentos se possível, é que percebo pouco nesta área da BT.
Se o quadro de entrada estiver noutro local que não da entrada ao edifício, vão-te exigir que coloques botoneira(s) de corte de emergência à distância.
Obrigado!
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
Re: Dúvida sobre legislação para QE metálicos
Boas,
Seria pela RtieBt
graçias pelas respostas, foram muitos úteis.
Seria pela RtieBt
graçias pelas respostas, foram muitos úteis.