Reostato / dimmer
-
- Curioso
- Registado: 31 jul 2012, 15:27
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 1 vez
Reostato / dimmer
Olá amigos gostava de colocar uma questão curiosa estes dois dispositivos ao serem regulados ha uma redução de consumo Ampères ,ou esse consumo mantém sempre igual e é dissipado por calor.
Obrigado
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Re: Reostato / dimmer
Boa noite.
Um reóstato não é mais do que uma resistência variável. Logo, ao regular o reóstato, aumenta-se ou diminui-se o valor da resistência, aumentando ou diminuindo o valor da corrente no circuito. Obviamente, que a resistência vai dissipar energia correspondente ao seu valor.
Já o dimmer funciona de maneira diferente. Este controla a tensão ou potência que é entregue à carga, aumentando ou diminuindo estas variáveis. Embora necessite de energia para funcionar, não "consome" energia como a resistência, e portanto é mais eficaz do ponto de vista energético.
Um reóstato não é mais do que uma resistência variável. Logo, ao regular o reóstato, aumenta-se ou diminui-se o valor da resistência, aumentando ou diminuindo o valor da corrente no circuito. Obviamente, que a resistência vai dissipar energia correspondente ao seu valor.
Já o dimmer funciona de maneira diferente. Este controla a tensão ou potência que é entregue à carga, aumentando ou diminuindo estas variáveis. Embora necessite de energia para funcionar, não "consome" energia como a resistência, e portanto é mais eficaz do ponto de vista energético.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Vivam.
Quanto ao dimmer não sei, mas em relação ao reóstato trata-se de uma
resistência variável para aplicar em série com o receptor, modificando a tensão nos terminais deste,
Esta resistência variável não vai consumir mais amperes... Deve é estar preparada para
os amperes que o receptor gasta a plena carga, porque esses vão passar por ela.
Cps
A. Castro
resistência variável para aplicar em série com o receptor, modificando a tensão nos terminais deste,
Esta resistência variável não vai consumir mais amperes... Deve é estar preparada para
Cps
A. Castro
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Não consome mais, mas é menos eficiente do que o outro...CF,Lda Escreveu:Vivam.
Cps
A. Castro
Ainda se estão a esquecer de alguns sistemas que usam o auto-transformador. São sistemas intermédios aos Reóstato e o Dimmer (por disparo do ângulo da sinusóide)
-
- Técnico Dedicado
Vivam.
Tal como disse, não conheço a função do dimmer...
Escrevi o texto abaixo citado por entender que havia algumas incorrecções
na descrição do post do Rainbow
No fundo, o auto-transformador e o reóstato não são semelhantes, nem no seu tamanho físico , nem nas suas funções.
Cps
A. Castro
Tal como disse, não conheço a função do dimmer...
Escrevi o texto abaixo citado por entender que havia algumas incorrecções
na descrição do post do Rainbow
No fundo, o auto-transformador e o reóstato não são semelhantes, nem no seu tamanho físico , nem nas suas funções.
Cps
A. Castro
nelmindo Escreveu:Não consome mais, mas é menos eficiente do que o outro...CF,Lda Escreveu:Vivam.
Cps
A. Castro
Ainda se estão a esquecer de alguns sistemas que usam o auto-transformador. São sistemas intermédios aos Reóstato e o Dimmer (por disparo do ângulo da sinusóide)
-
- Curioso
Muito obrigado a todos , tal como eu tinha em mente e resomindo numa linguagem rápida reostato ao variar a luminosidade da lâmpada consome sempre no máximo das lâmpadas , quanto ao dimmer ele tem a capacidade de reduzir tanto a nível de luminosidade das lâmpadas quanto ao consumo ,menos amperes mais ganho na factura apesar de ser mais caro claro mas ..... Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
Se a lâmpada reduz o brilho, como é possível consumir o máximo das lâmpadas?andremdlopes Escreveu:Muito obrigado a todos , tal como eu tinha em mente e resomindo numa linguagem rápida reostato ao variar a luminosidade da lâmpada consome sempre no máximo das lâmpadas , quanto ao dimmer ele tem a capacidade de reduzir tanto a nível de luminosidade das lâmpadas quanto ao consumo ,menos amperes mais ganho na factura apesar de ser mais caro claro mas ..... Obrigado
-
- Curioso
Olá porque a resistência esta a aguentar o resto do consumo que não vai para a lâmpada ,e aí a dissipar calor e isso gera consumo certo?
Obrigado
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
Vivam.
É só ler o meu post; o colega fala de corrente (A), eu falo de tensão (V)
Como é sabido, Amperes e Volts são grandezas eléctricas diferentes e o reóstato
actua na queda de tensão do receptor e não na variação de intensidade de corrente.
Cps
A. Castro
actua na queda de tensão do receptor e não na variação de intensidade de corrente.
Cps
A. Castro
rainbow Escreveu:Boa noite.
Quais incorrecções colega CF,Lda?
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Hummmm?CF,Lda Escreveu:Vivam.
Cps
A. Castro

- nelmindo
- Team Apoio
Acrescento ainda, que confusão anda por aqui!!!rainbow Escreveu:Hummmm?CF,Lda Escreveu:Vivam.
Cps
A. Castro
Os "camões" das electricidades devem estar a dar voltas às campas...
-
- Curioso
-
- Curioso
Acrescendo intensidade e tensão são inversamente proporcional logo está certo.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 jul 2014, 11:59
O princípio de funcionamento do Dimmer é o seguinte: Em uma tensão alterna de 230V o ciclo positivo da sinusoide varia de 0 e 230 V tensão (eficaz do circuito, efetivamente a tensão máxima é maior, será 230 X raiz quadrada de 2)
imagine-se agora um interruptor que podemos controlar - quando a dita tensão está a subir de 0 para 230 VAC corta-se no ponto em que a tensão atinge 115 V e na sinusoide de negativa quando atinge -115 V
A Lâmpada a alimentar e de 100 W - 230V ( por exem.) a corrente que circulará por ela é de 0,43A e a sua resistência é de 0, 534K.
Ao alimentar a Lâmpada com 115 v como o valor da resistência se mantem a corrente será menor. Embora os nossos olhos não notem mas efetivamente há momentos em que a Lâmpada não recebe tensão e não circulará corrente logo não haverá consumo de energia. Esses momentos correspondem ao valor da tensão entre 115 e 230 V
imagine-se agora um interruptor que podemos controlar - quando a dita tensão está a subir de 0 para 230 VAC corta-se no ponto em que a tensão atinge 115 V e na sinusoide de negativa quando atinge -115 V
A Lâmpada a alimentar e de 100 W - 230V ( por exem.) a corrente que circulará por ela é de 0,43A e a sua resistência é de 0, 534K.
Ao alimentar a Lâmpada com 115 v como o valor da resistência se mantem a corrente será menor. Embora os nossos olhos não notem mas efetivamente há momentos em que a Lâmpada não recebe tensão e não circulará corrente logo não haverá consumo de energia. Esses momentos correspondem ao valor da tensão entre 115 e 230 V