Boas a todos uma ajudinha por favor
Tenho um painel solar de 100W para fazer uma bricadeira no jardim ou seja uma cascata de agua
Queria saber como posso medir os amperes que o painel produz., a voltagem já medi várias vezes e funciona lindamente
Produz entre 12 e 23v,
Agora os amperes não entendo como devo medir
Alguém me pode explicar
Obrigado pela ajuda
Ajuda sobre painel solar
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Ajuda sobre painel solar
Fazer aquilo que normalmente não se faz em algum caso, com qualquer amperímetro e um gerador qualquer, que é ligar o amperímetro aos terminais do painel. Irá medir a corrente de curto circuito do painel. Geralmente a corrente para a potência máxima é 5 a 10% mais baixa do que esse valor. Cuidado que a corrente é alta, logo escolher bem o campo de medida (10A por exemplo).zeto Escreveu:Boas a todos uma ajudinha por favor
Tenho um painel solar de 100W para fazer uma bricadeira no jardim ou seja uma cascata de agua
Queria saber como posso medir os amperes que o painel produz., a voltagem já medi várias vezes e funciona lindamente
Produz entre 12 e 23v,
Agora os amperes não entendo como devo medir
Alguém me pode explicar
Obrigado pela ajuda
Re: Ajuda sobre painel solar
Em primeiro lugar não se esqueça de um pormenor MUITO IMPORTANTE:
UM PAINEL SOLAR É UMA FONTE DE CORRENTE (Não uma fonte de tensão).
Quer isto dizer que a tensão normalmente é constante, i.e. depende um pouco da temperatura do painel, e a corrente varia com a insulação.
Você não pode ligar nada directamente na saída do painel sem que esteja preparado para isso. O que normalmente se faz é colocar um REGULADOR SOLAR na saída do painel para converter a FONTE DE CORRENTE em FONTE DE TENSÃO, depois convém ter alguma coisa a fazer de Bateria.
Nota adicional, os reguladores solare normalmente tem uma função MPPT - Maximum Power Point Tracking, para procurar o ponto de funcionamento do painel em que este tem o melhor produto tensão x corrente = potência.
Ligar o painel directamente numa bateria, o painel até pode estar a fazer de carga!
Abraço
UM PAINEL SOLAR É UMA FONTE DE CORRENTE (Não uma fonte de tensão).
Quer isto dizer que a tensão normalmente é constante, i.e. depende um pouco da temperatura do painel, e a corrente varia com a insulação.
Você não pode ligar nada directamente na saída do painel sem que esteja preparado para isso. O que normalmente se faz é colocar um REGULADOR SOLAR na saída do painel para converter a FONTE DE CORRENTE em FONTE DE TENSÃO, depois convém ter alguma coisa a fazer de Bateria.
Nota adicional, os reguladores solare normalmente tem uma função MPPT - Maximum Power Point Tracking, para procurar o ponto de funcionamento do painel em que este tem o melhor produto tensão x corrente = potência.
Ligar o painel directamente numa bateria, o painel até pode estar a fazer de carga!
Abraço
R = U / I