motor electrico de 1,5 cv monofasico

Acesso total utilizadores
Responder
Faria

motor electrico de 1,5 cv monofasico

Mensagem por Faria »

Bom dia, tenho um problema que é em saber quanto consome um motor de 1,5 CV monofasico.
Medi com uma pinça e tem de consumo depois de arrancar 9A e o dijuntor motor está regulado para 8,5 A.
Penso que ele aguente e por isso não haja problemas porque se regular para 8 A ele desliga.
Mas segundo o proprietário do motor dantes ele consumia menos, penso que o motor foi rectificado mas está a consumir mais do que devia. Porque se fizer as contas, ou estarei errado a faze-las, P=U*I > 1102.5=230*?A > ?A=1102.5/230 > ?A = 4.79
Se eu não estiver errado neste momento está a consumir o cerca do dobro.
Alguém me pode ajudar?


Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: motor electrico de 1,5 cv monofasico

Mensagem por angel_of_diablo »

Faria Escreveu:Bom dia, tenho um problema que é em saber quanto consome um motor de 1,5 CV monofasico.
Medi com uma pinça e tem de consumo depois de arrancar 9A e o dijuntor motor está regulado para 8,5 A.
Penso que ele aguente e por isso não haja problemas porque se regular para 8 A ele desliga.
Mas segundo o proprietário do motor dantes ele consumia menos, penso que o motor foi rectificado mas está a consumir mais do que devia. Porque se fizer as contas, ou estarei errado a faze-las, P=U*I > 1102.5=230*?A > ?A=1102.5/230 > ?A = 4.79
Se eu não estiver errado neste momento está a consumir o cerca do dobro.
Alguém me pode ajudar?
Olá "Faria".

Nos teus cálculos tens 1 erro.

P=UxIxcosy

Para motores normalmente uso cosy = 0,8. Sendo assim tenho uma corrente nominal (após o arranque) de 6A.

Vê na chapa do motor qual o seu cosy e a sua corrente, para mais exactidão. O disjuntor motor deve ser regulado para a corente marcada na chapa do motor.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5252
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: motor electrico de 1,5 cv monofasico

Mensagem por Duzia12 »

P= U x I x cos fi x rendimento

Potência a plena carga.

1,5 CV x 0,735 KW =1,1 KW

I=P/230 x cos fi x rendimento.... I=(1,1/230/0,8/0,8) x 1000=7,5 A
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5380
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: motor electrico de 1,5 cv monofasico

Mensagem por nelmindo »

angel_of_diablo Escreveu:
Faria Escreveu:Bom dia, tenho um problema que é em saber quanto consome um motor de 1,5 CV monofasico.
Medi com uma pinça e tem de consumo depois de arrancar 9A e o dijuntor motor está regulado para 8,5 A.
Penso que ele aguente e por isso não haja problemas porque se regular para 8 A ele desliga.
Mas segundo o proprietário do motor dantes ele consumia menos, penso que o motor foi rectificado mas está a consumir mais do que devia. Porque se fizer as contas, ou estarei errado a faze-las, P=U*I > 1102.5=230*?A > ?A=1102.5/230 > ?A = 4.79
Se eu não estiver errado neste momento está a consumir o cerca do dobro.
Alguém me pode ajudar?
Olá "Faria".

Nos teus cálculos tens 1 erro.

P=UxIxcosy

Para motores normalmente uso cosy = 0,8. Sendo assim tenho uma corrente nominal (após o arranque) de 6A.

Vê na chapa do motor qual o seu cosy e a sua corrente, para mais exactidão. O disjuntor motor deve ser regulado para a corente marcada na chapa do motor.
Falta o rendimento. A potencia que está na chapa de características não é a que o motor consome, mas sim aquela que sai no veio. Como não é máquina perfeita, existem perdas nas conversões, de energia eléctrica em energia mecânica.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5252
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: motor electrico de 1,5 cv monofasico

Mensagem por Duzia12 »

nelmindo Escreveu:
angel_of_diablo Escreveu:
Faria Escreveu:Bom dia, tenho um problema que é em saber quanto consome um motor de 1,5 CV monofasico.
Medi com uma pinça e tem de consumo depois de arrancar 9A e o dijuntor motor está regulado para 8,5 A.
Penso que ele aguente e por isso não haja problemas porque se regular para 8 A ele desliga.
Mas segundo o proprietário do motor dantes ele consumia menos, penso que o motor foi rectificado mas está a consumir mais do que devia. Porque se fizer as contas, ou estarei errado a faze-las, P=U*I > 1102.5=230*?A > ?A=1102.5/230 > ?A = 4.79
Se eu não estiver errado neste momento está a consumir o cerca do dobro.
Alguém me pode ajudar?
Olá "Faria".

Nos teus cálculos tens 1 erro.

P=UxIxcosy

Para motores normalmente uso cosy = 0,8. Sendo assim tenho uma corrente nominal (após o arranque) de 6A.

Vê na chapa do motor qual o seu cosy e a sua corrente, para mais exactidão. O disjuntor motor deve ser regulado para a corente marcada na chapa do motor.
Falta o rendimento. A potencia que está na chapa de características não é a que o motor consome, mas sim aquela que sai no veio. Como não é máquina perfeita, existem perdas nas conversões, de energia eléctrica em energia mecânica.

A corrente que está na chapa é a que o sistema consome, incluindo as perdas e o rendimento. A que sai no veio é I ativa/cos fi/rendimento
Faria

Re: motor electrico de 1,5 cv monofasico

Mensagem por Faria »

Obrigado a todos os que me responderam.
eu esqueci-me do cos de fi e do rendimento, mas tb porque não tive acesso à chapa e o dono do motor tb me disse que o motor está pintado e não se vê muito bem.
Mas já agora é possivel que tenham trocado o enrolamento principal pelo secundario?
Responder

Voltar para “Curiosos”