Certificação gases fluorados

Responder
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Certificação gases fluorados

Mensagem por Mestreclima »

Boas
Inscrevi-me para certificação técnico para gases fluorados
Há por ai alguém que já o tenha feito e possa dar os tópicos do exame escrito


Cump.

Rochinha
Avatar do Utilizador
marscb
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 jan 2013, 20:38
Localização: Braga

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por marscb »

Boas eu vou tentar saber se o técnico da empresa a qual trabalho e que tirou esse curso tem alguma coisa.

Qualquer coisa coloco aqui
Vive a Vida com Vivacidade
Avatar do Utilizador
marscb
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 jan 2013, 20:38
Localização: Braga

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por marscb »

Mestreclima Escreveu:Boas
Inscrevi-me para certificação técnico para gases fluorados
Há por ai alguém que já o tenha feito e possa dar os tópicos do exame escrito
Não consegui arranjar nada dos exames, mas tenho um site francês ao qual eles vão buscar questões para o teste.

http://www.phpage.fr/tifcc/index.php/QCM_du_frigoriste

É francês, mas tem lá bastantes coisas.
Vive a Vida com Vivacidade
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mestreclima »

Boas,
Desculpe estive algum tempo ausente. Obrigado pela dica.
Já fiz o exame e chumbei na primeira vez.
Como já foi comentado este exame é só para levar dinheiro,
Para terem ideia, quem faz exame "CENTERM", os examinadores são os mesmos que dão a formação na APIRAC um centro de formação que fica em frente ao centro de provas, como podemos ter imparcialidade?
Cump.

Rochinha
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por ENERGY »

Boas
Isso significa que se tivesse inscrito numa formação da APIRAC teria logo passado à primeira.
Enfim, é o país que temos, há que denunciar essas atividades paralelas.
Mestreclima Escreveu:Boas,
Desculpe estive algum tempo ausente. Obrigado pela dica.
Já fiz o exame e chumbei na primeira vez.
Como já foi comentado este exame é só para levar dinheiro,
Para terem ideia, quem faz exame "CENTERM", os examinadores são os mesmos que dão a formação na APIRAC um centro de formação que fica em frente ao centro de provas, como podemos ter imparcialidade?
Cpts.
Energy
paulo_20
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 27 abr 2010, 02:15
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por paulo_20 »

bom dia

será que era possivel quem está a tirar esta formação por aqui alguns exercicios ou nomes de manuais que consigamos encontrar pela internet?

também estou a pensar tirar essa formação mas queria saber melhor o que será preciso para tal
silvasporting
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 28 dez 2010, 15:15
Localização: Viseu/ Aveiro

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por silvasporting »

Bom dia,

Quem já teve o privilégio de ir a exame pode descrever mais ou menos o que calha tanto na parte teorica como na prática. Estou a pensar tirar a certificação mas não faço a minima ideia do que eles possam preguntar e como é feita a parte prática do exame.

Agradecia alguma informação.

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por ENERGY »

Boas
Parece que em relação a este tópico, o segredo é a alma do negócio.

silvasporting Escreveu:Bom dia,

Quem já teve o privilégio de ir a exame pode descrever mais ou menos o que calha tanto na parte teorica como na prática. Estou a pensar tirar a certificação mas não faço a minima ideia do que eles possam preguntar e como é feita a parte prática do exame.

Agradecia alguma informação.

Obrigado
Cpts.
Energy
silvasporting
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 28 dez 2010, 15:15
Localização: Viseu/ Aveiro

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por silvasporting »

Se esta não fosse a maneira de pensar do povo portugues talves neste caso e em muitos idênticos, em que estes cursos apenas servem de tachos para alguns...

Para eles quanto menos informações sairem melhor, pois mais pessoas irão lá à espera de uma coisa e sai outra, ou então têm de ir fazer uma formação de 900,00€ os quais vão para os bolsos das mesmas pessoas que por sinal devem ser muito pobres como o nosso Presidente da República Anibal Cavaco Silva uma vez que 10 000,00€ por mês não lhe chega!

Mas enfim isto é Portugal e sempre foi assim e sempre será! Querem ser grandes como algumas potências mundiais mas estão piores que muitos paises do 3º Mundo!!


Esperemos que num futuro próximo exista alguém neste país capaz de fazer frente a esta cambada de vigaristas e opurtunistas.

ENERGY peço desculpa se ofendi com alguma das minhas palavras anteriormente escritas, apenas quero alertar as pessoas deste forum e visitantes que com esta maneira de agir e de pensar não iremos sair deste buraco em que todos estamos metidos por culpa de alguns governantes.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pelo que parece esse curso terá poucos participantes, senão alguém já aqui teria deixado, mesmo que por alto, algumas dicas sobre a matéria dos testes.
Quanto ao nosso presidente, tem alguma razão em se queixar, existe muita gente que passou pela politica por conveniência, poucos anos, e hoje tem reformas loucas, olhem só para este senhor, António Mexia Ex-MinistroEx-Pres. GALP Presid. E.D.P. 3.100.000 Euros/ano 8.500 Euros/dia-ABERRAÇÃO
Mas existem muitos outros, que delapidam a nossa segurança social.

silvasporting Escreveu:Se esta não fosse a maneira de pensar do povo portugues talves neste caso e em muitos idênticos, em que estes cursos apenas servem de tachos para alguns...

Para eles quanto menos informações sairem melhor, pois mais pessoas irão lá à espera de uma coisa e sai outra, ou então têm de ir fazer uma formação de 900,00€ os quais vão para os bolsos das mesmas pessoas que por sinal devem ser muito pobres como o nosso Presidente da República Anibal Cavaco Silva uma vez que 10 000,00€ por mês não lhe chega!

Mas enfim isto é Portugal e sempre foi assim e sempre será! Querem ser grandes como algumas potências mundiais mas estão piores que muitos paises do 3º Mundo!!


Esperemos que num futuro próximo exista alguém neste país capaz de fazer frente a esta cambada de vigaristas e opurtunistas.

ENERGY peço desculpa se ofendi com alguma das minhas palavras anteriormente escritas, apenas quero alertar as pessoas deste forum e visitantes que com esta maneira de agir e de pensar não iremos sair deste buraco em que todos estamos metidos por culpa de alguns governantes.
Cpts.
Energy
WindWalker
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por WindWalker »

ENERGY Escreveu:Boas
Pelo que parece esse curso terá poucos participantes, senão alguém já aqui teria deixado, mesmo que por alto, algumas dicas sobre a matéria dos testes.
Quanto ao nosso presidente, tem alguma razão em se queixar, existe muita gente que passou pela politica por conveniência, poucos anos, e hoje tem reformas loucas, olhem só para este senhor, António Mexia Ex-MinistroEx-Pres. GALP Presid. E.D.P. 3.100.000 Euros/ano 8.500 Euros/dia-ABERRAÇÃO
Mas existem muitos outros, que delapidam a nossa segurança social.
O nosso problema é de mentalidade, não é geracional.

E eu era capaz de apostar que, se houvesse dinheiro para isso, 99 % dos que protestam nas manifestações não se importavam de ser o Mexia n€sses termos, fazendo nenhum na vida.
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mestreclima »

Bom dia.
Em relação ao teste escrito, no meu caso cat I, com 40 perguntas devo dizer que sai um pouco de tudo. Sei que o que digo é muito vasto mas é a realidade, repeti o teste (chumbei na pratica), e 90% das perguntas foram diferentes. Sai um pouco do decreto lei e dos varios regulamentos, O efeito dos gases na atmosfera, quem os deve usar, coisas que lendo o decreto lei mesmo por alto não é muito dificil. Depois tens a teoria sobre refrigeração em que pode entrar tudo, desde saber o estado do fluido nos varios pontos do circuito, até teres que saber onde, quando e porquê de usar uma valvula expansora com ou sem equalizador exterior, se deves usar ou não filtro separador de oleo, como procedes em caso de fuga, que tipo de compressores existem, sistemas em bombas de calor, como achas o subarrefecimento e o sobreaquecimento, etc....
No escrito ou já tiraste uma formação, ou já trabalhas há muitos anos e em variados sistemas em que dominas, ou tens um pouco de sorte (como eu que apesar de ter formação na area há muitas coisas que passam ao lado quando nos vocaciona-mos só em certos produtos). Devo dizer que neste ultimo exame houve a 1ª pessoa que concluiu o teste com 40 perguntas correctas (podemos errar 12), sem ter tido formação, assim como uma que já era a 5ª vez e com formação. Isto para dizer que no teste escrito tambem depende da sorte na escolha do exame uma vez que há varios.
No pratico, tens varias provas,
- Tens que retirar o fluido de um sistema de refrigeração com ajuda de um aparelho de recollha, retirar duas ou tres seringas de oleo do compressor (semi-hermetico) e voltar a meter o fluido sem PERDER UMA UNICA GRAMA DE GAS, tens uma hora e meia, e tens que registar tudo numa folha fornecida.
Posso dizer que para o conseguires tens que usar pelo menos 5 mangueiras ligadas nos manometros (posso descrever caso pretendam).
- Tens que fazer um tubo com dois abocardamentos em forma de U com 20cm entre porcas com auxilio de maquina de dobrar manual, só tens uma tentativa.
- Tens que fazer uma abraçadeira com uma ponta de tubo
- tens uma solda invertida, em que no fim cortas o tubo ao meio para saber se a soda foi até cima e se há falhas
- tens um sistema montado com varias valvulas, KVL, KVC, KVR, separador de oleo, visor de liquido, filtro em que ao acaso o examinador pede ou para afinar uma das valvulas, ou ver se está a chegar oleo ao compressor, ver se o sistema está a funcionar correctamente recorrendo a medições com manometros, termometros, pinças amperimetricas.
- Fazer deteção de fugas por metodo directo e indirecto
- Por uma intalação á pressão ( teste de estanquecidade), sabendo a temperatura ambiente a que vai estar sujeito e o tipoi de fluido
Bem isto tudo com tempos para cada situação e com relatório em cada caso, com descrição do que fizes-te

Espero ter ajudado
Cump.

Rochinha
silvasporting
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 28 dez 2010, 15:15
Localização: Viseu/ Aveiro

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por silvasporting »

Já alguém frequentou algum curso de formação do ISQ ou da Apief?

Já agora quem realizou já os exames na centerm a matéria que calhou está de acordo com os anexos do Regulamento 303/2008?


Tenho alguns ficheiros de um curso de refrigeração mas não contém muita informação sobre o manuseamento de gases fluorados, se alguém tiver alguma teorica de algum curso de formação que pudesse postar ou partilhar o link da informação...
Anexos
Regulamento 303_2008.pdf
(78.24 KiB) Transferido 362 vezes
Eng. Electrotécnico Ricardo Silva
EMAIL: [email protected]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por joaoosvaldo »

Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mestreclima »

silvasporting Escreveu:Já alguém frequentou algum curso de formação do ISQ ou da Apief?

Já agora quem realizou já os exames na centerm a matéria que calhou está de acordo com os anexos do Regulamento 303/2008?
como referi sai quase um pouco de tudo, Reg.303/2008 sai perguntas como: quando é obrigatorio e em que periodos a manutenção. Quem pode fazer em função dos quilos de gases,.... se ler o decdreto 56/2011 tem lá todos os regulamentos, em que pouco ou muito sai no exame de acordo com os mesmos Tenho alguns ficheiros de um curso de refrigeração mas não contém muita informação sobre o manuseamento de gases fluorados, se alguém tiver alguma teorica de algum curso de formação que pudesse postar ou partilhar o link da informação...
Podia ser mais especifico? Manusear gases é uma questão tecnica, saber colocar manometros nos pontos para o efeito, ter maquina de recolha. Quando carregar fluido tentar carregar sempre que possivel pela alta (deposito de liquido). Saber se o fluido é um isotopico ou composto (carga mais rapida em liquido)
ver video http://www.youtube.com/watch?v=_neYcqmG3e4
Última edição por Mestreclima em 20 fev 2013, 22:33, editado 1 vez no total.
Cump.

Rochinha
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”