ITED em escritórios

Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ITED em escritórios

Mensagem por Duarte82 »

Um dos erros graves que o manual ITED 2 verifica é exactamente a questão do ATE. Nos vários seminários, jornadas técnicas e inclusive o curso ITED que participei, tenho sempre colocado essa questão e as respostas vão de encontro ao que sugiro.

No caso de uma fracção comercial com entrada independente (um café, por exemplo), a arquitectura funcional seria esta "CVM - ATE - ATI". O manual prevê que o ATE poderá ser um bastidor com as dimensões a definir, mas no caso de se optar por um armário único, obriga logo a umas dimensões absurdas: 800x900x200mm. Isto para colocar uma cassete para 4 fibras, um bloco krone, e um chassi para coaxial, para o secundário da responsabilidade do projectista/instalador (deve-se prever ainda espaço de reserva para o primário da responsabilidade do operador). Todo este espaço, quando uma simples caixa com 400x375x200mm (como tem a quitérios e acreditem que fica com muito espaço de reserva) é mais que suficiente.
O que me responderam foi que a única forma de contornar o manual seria de dispensar o ATE e prever uma Caixa de Entrada (encaixando-se no capitulo 2.5.2.5 e cujas dimensões mínimas têm de ser as da tabela 26). Ainda que é importante manter a profundidade de 200mm nesta caixa para esta função. Sendo assim a arquitectura funcional seria: CVM - CE (caixa de entrada) - ATI (não prevista no manual).
Será seguramente uma das alterações aquando de um novo manual ITED.

No caso de optar apenas por um bastidor que reúne ATE e ATI, lembrem-se que os técnicos dos operadores vão andar a mexer lá e que na maioria dos casos, não entendem nada de ITED, o mais certo é darem cabo das ligações já efectuadas. Eu prefiro a opção com Caixa de Entrada (a subsituir o ATE), onde os operadores irão fazer as suas ligações e depois um mini-bastidor para ATI ou um ATI normal. Até porque nem sempre existe espaço técnico para um armário bastidor e são visivelmente pouco estéticos, embora muito mais práticos.


José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: ITED em escritórios

Mensagem por ngp »

Duarte82 Escreveu:Um dos erros graves que o manual ITED 2 verifica é exactamente a questão do ATE. Nos vários seminários, jornadas técnicas e inclusive o curso ITED que participei, tenho sempre colocado essa questão e as respostas vão de encontro ao que sugiro.

No caso de uma fracção comercial com entrada independente (um café, por exemplo), a arquitectura funcional seria esta "CVM - ATE - ATI". O manual prevê que o ATE poderá ser um bastidor com as dimensões a definir, mas no caso de se optar por um armário único, obriga logo a umas dimensões absurdas: 800x900x200mm. Isto para colocar uma cassete para 4 fibras, um bloco krone, e um chassi para coaxial, para o secundário da responsabilidade do projectista/instalador (deve-se prever ainda espaço de reserva para o primário da responsabilidade do operador). Todo este espaço, quando uma simples caixa com 400x375x200mm (como tem a quitérios e acreditem que fica com muito espaço de reserva) é mais que suficiente.
O que me responderam foi que a única forma de contornar o manual seria de dispensar o ATE e prever uma Caixa de Entrada (encaixando-se no capitulo 2.5.2.5 e cujas dimensões mínimas têm de ser as da tabela 26). Ainda que é importante manter a profundidade de 200mm nesta caixa para esta função. Sendo assim a arquitectura funcional seria: CVM - CE (caixa de entrada) - ATI (não prevista no manual).
Será seguramente uma das alterações aquando de um novo manual ITED.

No caso de optar apenas por um bastidor que reúne ATE e ATI, lembrem-se que os técnicos dos operadores vão andar a mexer lá e que na maioria dos casos, não entendem nada de ITED, o mais certo é darem cabo das ligações já efectuadas. Eu prefiro a opção com Caixa de Entrada (a subsituir o ATE), onde os operadores irão fazer as suas ligações e depois um mini-bastidor para ATI ou um ATI normal. Até porque nem sempre existe espaço técnico para um armário bastidor e são visivelmente pouco estéticos, embora muito mais práticos.
Mas eu necessito de deixar mesmo a cassete para as 4 fibras? O local em causa nem daqui a 10 anos deverá ter fibra.... É mesmo necessário?
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

ngp Escreveu:Mas eu necessito de deixar mesmo a cassete para as 4 fibras? O local em causa nem daqui a 10 anos deverá ter fibra.... É mesmo necessário?
Sim isso é mesmo obrigatório embora não distribua tomadas de fibra na rede individual.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: ITED em escritórios

Mensagem por ngp »

joaoosvaldo Escreveu:
ngp Escreveu:Mas eu necessito de deixar mesmo a cassete para as 4 fibras? O local em causa nem daqui a 10 anos deverá ter fibra.... É mesmo necessário?
Sim isso é mesmo obrigatório embora não distribua tomadas de fibra na rede individual.
Dessa não sabia... Aquilo não vai ter fibra óptica tão cedo...
Então parece que vou mesmo para a solução CVM - CE - ATI... O bastidor teria de ser de 19'' e para o lugar e utilização em causa, desnecessário....
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

Duarte82 Escreveu:Um dos erros graves que o manual ITED 2 verifica é exactamente a questão do ATE. Nos vários seminários, jornadas técnicas e inclusive o curso ITED que participei, tenho sempre colocado essa questão e as respostas vão de encontro ao que sugiro.

No caso de uma fracção comercial com entrada independente (um café, por exemplo), a arquitectura funcional seria esta "CVM - ATE - ATI". O manual prevê que o ATE poderá ser um bastidor com as dimensões a definir, mas no caso de se optar por um armário único, obriga logo a umas dimensões absurdas: 800x900x200mm. Isto para colocar uma cassete para 4 fibras, um bloco krone, e um chassi para coaxial, para o secundário da responsabilidade do projectista/instalador (deve-se prever ainda espaço de reserva para o primário da responsabilidade do operador). Todo este espaço, quando uma simples caixa com 400x375x200mm (como tem a quitérios e acreditem que fica com muito espaço de reserva) é mais que suficiente.
O que me responderam foi que a única forma de contornar o manual seria de dispensar o ATE e prever uma Caixa de Entrada (encaixando-se no capitulo 2.5.2.5 e cujas dimensões mínimas têm de ser as da tabela 26). Ainda que é importante manter a profundidade de 200mm nesta caixa para esta função. Sendo assim a arquitectura funcional seria: CVM - CE (caixa de entrada) - ATI (não prevista no manual).
Será seguramente uma das alterações aquando de um novo manual ITED.

No caso de optar apenas por um bastidor que reúne ATE e ATI, lembrem-se que os técnicos dos operadores vão andar a mexer lá e que na maioria dos casos, não entendem nada de ITED, o mais certo é darem cabo das ligações já efectuadas. Eu prefiro a opção com Caixa de Entrada (a subsituir o ATE), onde os operadores irão fazer as suas ligações e depois um mini-bastidor para ATI ou um ATI normal. Até porque nem sempre existe espaço técnico para um armário bastidor e são visivelmente pouco estéticos, embora muito mais práticos.
Julgo que a interpretação do Manual ITED 2.ª Edição não é bem essa. A CEC a existir e a funcionar da mesma forma como a CEMU vai servir para a rede de cabos coaxiais e fibras óticas apenas de passagem (caso o projetista assim o entenda) e apenas o Par de Cobre é que é realizada a ligação na CEC ou CEMU através de uma tomada, dispositivo de derivação da categoria 6 ou outro método.

E o Bastidor no exemplo de uma única fração autónoma não necessita de ter essas dimensões porque senão realmente seria um absurdo a não ser que fosse uma fração com algumas necessidades especiais.

Excerto do Manual:
Para a definição do tipo e dimensionamento do ATE dever-se-ão considerar as seguintes possibilidades:

• Armário bastidor;
• Armário único;
• Armário compartimentado/multi-armário.

Para estas diversas opções devem ser considerados os seguintes requisitos mínimos:
• Armário bastidor:
As dimensões devem ser definidas em função da dimensão, caraterísticas e objetivos pretendidos para as instalações;
É referido que "As dimensões devem ser definidas em função da dimensão, caraterísticas e objetivos pretendidos para as instalações", logo, as dimensões e configuração do bastidor será a que o projetista definir.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: ITED em escritórios

Mensagem por ngp »

Agora fiquei baralhado :oops:
Inicialmente também pensei que a hipótese a ter seria o bastidor, se bem que como terá de ter a cassete de FO teria de usar um bastidor de 19'' o que considero ter medidas grandes (600x400x500). Não acham?
Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ITED em escritórios

Mensagem por Duarte82 »

Mas agora pergunto, onde foste buscar essa definição de CEC? Também não está no manual. O manual só se refere a "caixa de entrada". Do meu ponto de visto, numa moradia, faz todo o sentido existir uma CEMU, que serve de passagem para o coaxial e a fibra e de ligação para os pares de cobre. Os operadores, regra geral, nem o ATI/CATI utilizam.
No entanto, num edifício comercial ou industrial, faz sentido existir uma caixa de entrada para ligação das 3 tecnologias, até pelo simples facto de não haver interesse que os operadores se chegam perto do bastidor onde estão as ligações da rede individual, sob o risco de eles andarem a mexer em ligações que não devem.

Claro que esta é apenas uma opinião própria, cada projectista deve ter consciência do que está a dimensionar.

Existem ainda a opção de, em vez da Caixa de Entrada que falei, usar um mini-bastidor (Legrand ou Quitérios têm uns interessantes, entre outros) que podem fazer essa função e aí, já seria um ATE em armário bastidor com as dimensões a serem definidas pelo projectista. mas que serviria apenas para ligação dos primários dos operadores e dos secundários ao nosso ATI. Agora a minha questão é, qual a diferença entre usar um mini-bastidor e um armário com as mesmas dimensões? Todos certamente concordarão que o Manual não está claro relativamente a essa questão.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por Varejo »

ngp Escreveu:Agora fiquei baralhado :oops:
Inicialmente também pensei que a hipótese a ter seria o bastidor, se bem que como terá de ter a cassete de FO teria de usar um bastidor de 19'' o que considero ter medidas grandes (600x400x500). Não acham?
Boas,

Para estas diversas opções devem ser considerados os seguintes requisitos mínimos:

Armário bastidor:
As dimensões devem ser definidas em função da dimensão, características e objectivos pretendidos para as instalações;


• Armário único:
Para edifícios até 40 fogos, o armário único deve ter como dimensões mínimas 800x900x200mm (Altura x Largura x Profundidade).


Em relação à fibra, basta colocar um organizador de fibra da Teka, daqueles que vêm no ATI, fica barato e cumpre as normas!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

Duarte82 Escreveu:Mas agora pergunto, onde foste buscar essa definição de CEC? Também não está no manual. O manual só se refere a "caixa de entrada". Do meu ponto de visto, numa moradia, faz todo o sentido existir uma CEMU, que serve de passagem para o coaxial e a fibra e de ligação para os pares de cobre. Os operadores, regra geral, nem o ATI/CATI utilizam.
No entanto, num edifício comercial ou industrial, faz sentido existir uma caixa de entrada para ligação das 3 tecnologias, até pelo simples facto de não haver interesse que os operadores se chegam perto do bastidor onde estão as ligações da rede individual, sob o risco de eles andarem a mexer em ligações que não devem.

Claro que esta é apenas uma opinião própria, cada projectista deve ter consciência do que está a dimensionar.

Existem ainda a opção de, em vez da Caixa de Entrada que falei, usar um mini-bastidor (Legrand ou Quitérios têm uns interessantes, entre outros) que podem fazer essa função e aí, já seria um ATE em armário bastidor com as dimensões a serem definidas pelo projectista. mas que serviria apenas para ligação dos primários dos operadores e dos secundários ao nosso ATI. Agora a minha questão é, qual a diferença entre usar um mini-bastidor e um armário com as mesmas dimensões? Todos certamente concordarão que o Manual não está claro relativamente a essa questão.
Sim a CEC não existe no Manual mas não passa de uma caixa de passagem não é o ATE :!: Apenas dá-se um nome diferente porque CEMU é Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar.

Não precisa de utilizar esse mini bastidor a fazer de ATE a configuração CVM -> Bastidor (podem até existir caixas de passagem para facilitar os enfiamentos pelo meio) é válida para estes casos e tendo em conta o que o membro "ngp" disse um bastidor de 19" e 9U's de altura ou pouco mais (como já tinha referido o "Varejo") será mais do que suficiente para o que é pretendido.

As dimensões que estão no Manual ITED 2.ª Edição não se aplicam aos bastidores neste o dimensionamento é feito de acordo com o que o projetista entender. Num edifício de apartamentos até pode utilizar um bastidor de telecomunicações a fazer de ATE e não tem de ligar nenhuma às dimensões referidas no Manual. Agora se me perguntar quais as dimensões que devem ter os bastidores para dimensionar os primários neste caso do edifício coletivo isso não está realmente bem definido, o que disseram nos vários seminários realizados pela ANACOM é que dimensionamos o secundário do bastidor e se este ocupar por exemplo 10U's devemos prever para o primário (espaço vazio da responsabilidade dos operadores) um espaço equivalente ao dobro do secundário que neste caso seria de 20U's (isto para ter o espaço para os dois operadores por tecnologia no primário). Mas este espaço para os dois operadores por tecnologia realmente não está bem definido.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: ITED em escritórios

Mensagem por ngp »

Varejo Escreveu:
ngp Escreveu:Agora fiquei baralhado :oops:
Inicialmente também pensei que a hipótese a ter seria o bastidor, se bem que como terá de ter a cassete de FO teria de usar um bastidor de 19'' o que considero ter medidas grandes (600x400x500). Não acham?
Boas,

Para estas diversas opções devem ser considerados os seguintes requisitos mínimos:

Armário bastidor:
As dimensões devem ser definidas em função da dimensão, características e objectivos pretendidos para as instalações;


• Armário único:
Para edifícios até 40 fogos, o armário único deve ter como dimensões mínimas 800x900x200mm (Altura x Largura x Profundidade).


Em relação à fibra, basta colocar um organizador de fibra da Teka, daqueles que vêm no ATI, fica barato e cumpre as normas!
Amanhã verei com calma... Um bastidor pequeno bastará pois tenho apenas 12 tomadas RJ 45... Irei colocar então o bastidor ligado directamente à CVM...
Organizador de FO no bastidor e a canalização da PAT tapada...
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por Varejo »

Boas, quando dimensionamos uma rede, temos de pensar também nos activos, metes um bastidor pequeno 10"(deduzo que vais colocar o de 10") depois que se entala é que mete os activos e o cliente.

Um amigo(proprietário) meu fez uma moradia nova com ITED2 com 16 PC, na altura disse para meterem um bastidor 19" e pelo menos 9U´s, por causa dos activos.

Ah e tal ATI + CATI chega. (eu não fiz a eletricidade nem ITED, apenas dei uns bitaites quando me pediram)

Hoje, telefonou-me pedir para eu instalar lá uns AP´s por o WIFI não chegar ao ultimo piso.

Dentro da CATI já lá tem 1 amplificador para TV CABO e o ZON HUB.

Como quer mais pontos de rede activos e o Router só tem 4, tenho de meter lá mais um switch gigabit, levei um de 100mb só pra testar e aquilo já fica apertado, assim como tem muitos cabos no ATI, fazem muita força no painel.

Eu disse-lhe, "eu aconselhei a meterem bastidor" e agora vês o resultado.

Ele respondeu, "de facto tinhas razão"!

Agora que se lixa sou eu, tenho de enfiar o switch lá dentro, além disso, com os vários activos dentro da CATI, o arrefecimento por convecção não vai ser suficiente, provavelmente vai ter de se instalar uma ventoinha para arrefecer o ar dentro da CATI por ficar tudo "apertado e quente".

Com bastidor, só para isto nem necessitava de colocar ventoinhas, mas caso fosse necessário tem lá o sítio para elas!

p.s se quiser meter uma central telefónica quero ver onde a coloco... :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: ITED em escritórios

Mensagem por ngp »

Só mais uma dúvida que ficou perdida no meio desta conversa... O DDS tem de ser colocado onde? CVM?
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

ngp Escreveu:Só mais uma dúvida que ficou perdida no meio desta conversa... O DDS tem de ser colocado onde? CVM?
Dê uma vista de olhos no catálogo que envio em anexo e veja as soluções standard que têm para os bastidores. Essas soluções até são demasiado para o que pretende mas pode ligar para o fabricante para eles lhe ajudarem na escolha dos equipamentos de acordo com as suas necessidades.

Para receber os operadores eles têm painéis de 3U's para as 3 tecnologias e já nem precisa de cassete para a fibra ótica no mesmo painel fica com as três tecnologias e é uma solução económica e além disso fica bem executado.

Não leva DDS :!:
Anexos
Catálogo ITED Taistel.pdf
(3.57 MiB) Transferido 400 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por joaoosvaldo »

Para complementar a informação aqui ficam os outros dois catálogos.

O painel de 3U's para as 3 tecnologias que falei está na pág. 23 do pdf "Telecomunicacoes 2012".

P.S.: Para complementar o que referi anteriormente de o espaço para os primários dos operadores de termos de garantir espaço para 2 operadores por tecnologia o problema é que não sabemos o que os operadores vão lá colocar e este problema coloca-se nos ATE's quer sejam em armário único, armário compartimentado ou bastidor. E esta questão deveria estar mais salvaguardada no Manual ITED 2.ª Edição mas não está :!:
Anexos
Telecomunicacoes 2012.pdf
(7 MiB) Transferido 504 vezes
BASTIDORES 4LAN.pdf
(1.07 MiB) Transferido 175 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: ITED em escritórios

Mensagem por Varejo »

Boas, DDS são com o operador, só temos de lá deixar o espaço para eles!

p.s a não ser que queiras dizer DDE!

p.s os secundários podem ser tomadas RJ45, não é obrigatório DDE.
Última edição por Varejo em 17 out 2012, 00:06, editado 1 vez no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”