Programação TWIDO com Analisador PM9C
-
- Curioso
- Registado: 14 fev 2008, 00:02
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 1 vez
Programação TWIDO com Analisador PM9C
Boas, é assim. Estou a desenvolver um sistema para controlar o consumo de uma instalação baseado num Analisador PM9C interligado a um TWIDO Tipo TWDLCAA124DRF. A parte de hardware está pensada e a funcionar agora a programação é que vai devagarinho.
O twido recebe a informação de tempo de trabalho dos motores e comanda as saídas de paragens dos mesmos via reles de interface. Quando a corrente atinge o valor definido desliga o que trabalhou mais tempo na ultima hora ou assim.
Exemplo:
Na última hora o motor 1 trabalhou 15 minutos;
O motor 2 trabalhou 10 minutos;
O motor 3 trabalhou 12 minutos;
Condição: O motor 4 iniciou e se I> ao valor definido = Desliga o motor 1 se o mesmo se encontrar a trabalhar, se não desliga o 2.
Agora é assim, como já a alguns anos não lidava com Ladder ando um pouco as aranhas.
Ando aqui as voltas com o twidosuite . Já dei voltas e nada.
Tenho uns contadores a controlar o tempo de trabalho, mais uns timers, tenho as variáveis criadas, mas a coisa não vai.
Precisava de uma ajudinha nisso, basta um empurrão que a coisa vai…É a velhice.
Um Abraço do Alentejo.
O twido recebe a informação de tempo de trabalho dos motores e comanda as saídas de paragens dos mesmos via reles de interface. Quando a corrente atinge o valor definido desliga o que trabalhou mais tempo na ultima hora ou assim.
Exemplo:
Na última hora o motor 1 trabalhou 15 minutos;
O motor 2 trabalhou 10 minutos;
O motor 3 trabalhou 12 minutos;
Condição: O motor 4 iniciou e se I> ao valor definido = Desliga o motor 1 se o mesmo se encontrar a trabalhar, se não desliga o 2.
Agora é assim, como já a alguns anos não lidava com Ladder ando um pouco as aranhas.
Ando aqui as voltas com o twidosuite . Já dei voltas e nada.
Tenho uns contadores a controlar o tempo de trabalho, mais uns timers, tenho as variáveis criadas, mas a coisa não vai.
Precisava de uma ajudinha nisso, basta um empurrão que a coisa vai…É a velhice.
Um Abraço do Alentejo.
Cumprimentos do Alentejo.
Re: Programação TWIDO com Analisador PM9C
Já esperimentei esse programa e não gostei muito, achava melhor o twidosoft que está descontinuada. Mas em principio deves meter o valor definido da corrente numa WORD ou DWORD, meter o valor lido em outra WORD e meter um COMPARADOR que compare as duas.
-
- Curioso
O problema não esta na leitura da corrente, que até ai (mais ou menos) a coisa vai, é mesmo na parte dos tempos de trabalho e na selecção da paragem.
Um abraço do Alentejo
Um abraço do Alentejo
Vou experimentar isso com mais calma, mas entendi que queres registar o tempo total de cada motor. Por exemplo usa um temporizador definido para 60s quando o motor estiver a trabalhar começa a contar o tempo ao fim de 60s faz reset, volta a zero e activa uma memória só de impulso. Este impulso é somado num contador(conta minutos) que reseta aos 60 impulsos e com uma memória de pulso da sinal a outro contador (conta horas), mete este valor numa word retentiva (o twido soft tinha).
Desculpa não tenho mais tempo, vou tentar usar esse programa durante o fim de semana
Desculpa não tenho mais tempo, vou tentar usar esse programa durante o fim de semana
-
- Curioso
Estou a perceber, vou tentar isso, para a parte de contagem, mas ainda falta o resto...lol...Se fosse grafcet tudo era mais simples...
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2011, 10:45
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Bom dia,
podes na mesma fazer um grafcet em papel e depois implementar em ladder com recurso a posições de memórias. Por exemplo estás na etapa 0 (M0.0) assim que pressionada o botão de start (I0.0) passas para a etapa 1 (M0.1), quando pressionado o botão de stop (I0.1) regressa à etapa 0 (M0.0). Na etapa 1 deve colocar em funcionamento um motor M1 (Q0.0) e uma electroválvula (Q0.1).
Grafect:
|------|M0.0|-----|I0.0|-------(set:M0.1)
|---(reset M0.0)
|------|M0.1|-----|I0.1|-------(set:M0.0)
|---(reset M0.1)
Atuar saídas:
|------|M0.1|-------------------(Q0.0)
|---(Q0.1)
Se o software for semelhante ao softzelio, apenas pode utilizar as saídas uma única vez. Desta forma tens que colocar todas as condições em parelelo para cada uma das saídas, o que torna por vezes a programação um pouco confusa não tendo uma dada sequência.
Espero ter ajudado. Bom trabalho.
Abraço
Nuno Mota
podes na mesma fazer um grafcet em papel e depois implementar em ladder com recurso a posições de memórias. Por exemplo estás na etapa 0 (M0.0) assim que pressionada o botão de start (I0.0) passas para a etapa 1 (M0.1), quando pressionado o botão de stop (I0.1) regressa à etapa 0 (M0.0). Na etapa 1 deve colocar em funcionamento um motor M1 (Q0.0) e uma electroválvula (Q0.1).
Grafect:
|------|M0.0|-----|I0.0|-------(set:M0.1)
|---(reset M0.0)
|------|M0.1|-----|I0.1|-------(set:M0.0)
|---(reset M0.1)
Atuar saídas:
|------|M0.1|-------------------(Q0.0)
|---(Q0.1)
Se o software for semelhante ao softzelio, apenas pode utilizar as saídas uma única vez. Desta forma tens que colocar todas as condições em parelelo para cada uma das saídas, o que torna por vezes a programação um pouco confusa não tendo uma dada sequência.
Espero ter ajudado. Bom trabalho.
Abraço
Nuno Mota
-
- Curioso
Não é bem por ai. Tem a ver com os tempos...e como controlar o tempo de trabalho dos motores e criar a relação entre eles para desligar o que trabalhou mais tempo.
Já me apercebi que tenho de criar n variaveis para os tempos de trabalho, utilizar contagens ascendentes, e contadores de pulsos, guardar as informações recolhidas em "WORDS".
O problema é criar a relação entre isso tudo...bem mas com calma vai...
Cumprimentos do Alentejo
Já me apercebi que tenho de criar n variaveis para os tempos de trabalho, utilizar contagens ascendentes, e contadores de pulsos, guardar as informações recolhidas em "WORDS".
O problema é criar a relação entre isso tudo...bem mas com calma vai...
Cumprimentos do Alentejo
boas,
eu estou também neste momento a desenvolver um automato em twido, mas no antigo, twidosoft, não sei se é mais simples ou mais complexo mas foi quem este que tive experiencia anterior e então comecei mesmo neste,
o automato trata de gerir uma central com 5 compressores conforme a pressão nas linhas, ainda não está nem perto de concluido mas estou na parte de ordenar os compressores por horas de trabalho, de forma a que as horas sejam sempre as mesmas,
o que fiz foi criar relacoes lógicas começando no 1, ou seja se h1<h2<h3<h4<h5 -> %MW100:X0 por exemplo
cada condição activa um bit da memória, isto dá é uma trabalheira desgraçada porque não existem funções pré definidas deste género, ou seja, o que vou acabar por fazer é criar umas centenas de condicoes que organizam exactamente as horas de trabalho, e depois conforme as pressões ele sabe quantos deve ligar e então ai conforme a ordem a que se encontram ou liga 1 ou 2 ou 3 etc, e estes só param no fim da pressão regularizada
não sei até que ponto podes aproveitar algo do que te disse, mas acho que passa por criar relações lógicas entre os vários tempos dos motores
espero ter ajudado minimamente,
cumprimentos
eu estou também neste momento a desenvolver um automato em twido, mas no antigo, twidosoft, não sei se é mais simples ou mais complexo mas foi quem este que tive experiencia anterior e então comecei mesmo neste,
o automato trata de gerir uma central com 5 compressores conforme a pressão nas linhas, ainda não está nem perto de concluido mas estou na parte de ordenar os compressores por horas de trabalho, de forma a que as horas sejam sempre as mesmas,
o que fiz foi criar relacoes lógicas começando no 1, ou seja se h1<h2<h3<h4<h5 -> %MW100:X0 por exemplo
cada condição activa um bit da memória, isto dá é uma trabalheira desgraçada porque não existem funções pré definidas deste género, ou seja, o que vou acabar por fazer é criar umas centenas de condicoes que organizam exactamente as horas de trabalho, e depois conforme as pressões ele sabe quantos deve ligar e então ai conforme a ordem a que se encontram ou liga 1 ou 2 ou 3 etc, e estes só param no fim da pressão regularizada
não sei até que ponto podes aproveitar algo do que te disse, mas acho que passa por criar relações lógicas entre os vários tempos dos motores
espero ter ajudado minimamente,
cumprimentos