Relé
Relé
Boa Tarde !
Conto aqui o que me acaba de acontecer:
Em determinada altura surgiram dúvidas relativamente ao que comprar, aparelhagem eléctrica para a minha obra, acontece que das dúvidas surgidas solicitei "apoio" à EFAPEL.
Basicamente o problema é: o produto que o promotor de vendas me aconselhou comprar não funciona com o motor instalado;
- Enviei um email à EFAPEL a solicitar se aceitavam a devolução do material, ou em alternativa trocar por outro equipamento:
- acabo de ter uma longa conversa com o Sr.X da EFAPEL que entre outras coisas me disse que deveria ter um técnico credenciado a instalar o ditos produtos que não teria este problema !!!! isto porque é o meu sogro que está a instalar;
- disse-me também que o fulano em questão era promotor e não instalador;
- Não aceitam devoluções de material usado, o que até entendo;
- ah, na devida altura alertei o promotor que tinha motores ja com possibilidade de funcionarem através de comandos, este disse-me que funcionavam em todo o tipo de motores;
- agora o Sr.X da EFAPEL diz-me que funcionam em 99.9%;
- Esteve um eng. em obra a tentar por a funcionar, só após várias tentativas é que me diz que deve ser do motor;
Obviamente que não estou aqui a por em causa a empresa em questão, apenas alerto para situações que posso ocorrer com outras pessoas, só falta dizer que o motor é NICE.
Se alguém me poder dar algumas dicas como resolver esta questão agradeço, talvez com um relé consiga, não sei é que tipo de rele usar e onde comprar.
Cumprimentos,
José Maia
Conto aqui o que me acaba de acontecer:
Em determinada altura surgiram dúvidas relativamente ao que comprar, aparelhagem eléctrica para a minha obra, acontece que das dúvidas surgidas solicitei "apoio" à EFAPEL.
Basicamente o problema é: o produto que o promotor de vendas me aconselhou comprar não funciona com o motor instalado;
- Enviei um email à EFAPEL a solicitar se aceitavam a devolução do material, ou em alternativa trocar por outro equipamento:
- acabo de ter uma longa conversa com o Sr.X da EFAPEL que entre outras coisas me disse que deveria ter um técnico credenciado a instalar o ditos produtos que não teria este problema !!!! isto porque é o meu sogro que está a instalar;
- disse-me também que o fulano em questão era promotor e não instalador;
- Não aceitam devoluções de material usado, o que até entendo;
- ah, na devida altura alertei o promotor que tinha motores ja com possibilidade de funcionarem através de comandos, este disse-me que funcionavam em todo o tipo de motores;
- agora o Sr.X da EFAPEL diz-me que funcionam em 99.9%;
- Esteve um eng. em obra a tentar por a funcionar, só após várias tentativas é que me diz que deve ser do motor;
Obviamente que não estou aqui a por em causa a empresa em questão, apenas alerto para situações que posso ocorrer com outras pessoas, só falta dizer que o motor é NICE.
Se alguém me poder dar algumas dicas como resolver esta questão agradeço, talvez com um relé consiga, não sei é que tipo de rele usar e onde comprar.
Cumprimentos,
José Maia
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
Re: Relé
boas
antes de se avançar para qualquer solução tecnica, queira em primeiro lugar , especificar os dados do motor, potencia, tensão de trabalho, e o que ele faz....
em relação ao rele, queira tambem, se puder, dar os dados do mesmo
para o accionamentos de motores usa-se um contactor(não deixa de ser um rele mas tem outras caracteristicas), para circuitos de comando, aí sim, usa-se rele
antes de se avançar para qualquer solução tecnica, queira em primeiro lugar , especificar os dados do motor, potencia, tensão de trabalho, e o que ele faz....
para o accionamentos de motores usa-se um contactor(não deixa de ser um rele mas tem outras caracteristicas), para circuitos de comando, aí sim, usa-se rele
Jaime Reis
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
BoasDuzia12 Escreveu:E a Efapel levou de tabela
Mas a Efapel é uma grande empresa nacional e de prestigio, não se deve colocar em causa a qualidade dos seus produtos, apenas porque um motor não funciona, os equipamentos não foram instalados pelo que parece por um profissional, se assim fosse não teria sido necessário chamar um Engº que acha que o problema está no motor.
Mais uma vez aqui se vê que as pessoas para não gastar dinheiro recorrem à "prata da casa" e depois admiram-se de ter surpresas, e depois querem imputar responsabilidades a empresas alheias à instalação, que apenas se limitam a produzir equipamentos.
Cpts.
Energy
Energy
Nunca se pos em causa a qualidade dos produtos EFAPEL, pelo contrario, o que fico furioso é que o promotor da EFAPEL garantiu-me que os equipamentos adquiridos funcionam com TODOS os motores, o que não é verdade.ENERGY Escreveu:BoasDuzia12 Escreveu:E a Efapel levou de tabela
Mas a Efapel é uma grande empresa nacional e de prestigio, não se deve colocar em causa a qualidade dos seus produtos, apenas porque um motor não funciona, os equipamentos não foram instalados pelo que parece por um profissional, se assim fosse não teria sido necessário chamar um Engº que acha que o problema está no motor.
Mais uma vez aqui se vê que as pessoas para não gastar dinheiro recorrem à "prata da casa" e depois admiram-se de ter surpresas, e depois querem imputar responsabilidades a empresas alheias à instalação, que apenas se limitam a produzir equipamentos.
O Eng. que se deslocou à obra, na primeira analise diz-me: é impossivel não funcionar, isto nunca aconteceu... testes e mais testes, ligações, telefonemas e nada, no fim, ficou acordao voltar de tarde, já na presença do fornecedor de estores chegaram a conclusãode que não dá...
E o Sr. se poder poupar uns trocos com a prata da casa não fazia o mesmo ? ou é rico ou é B...
sem ofensa.
Vim aqui pedir ajuda, e não lições de moral.
Cumprimentos,
JMaia
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Ora vivam.
Colega JMaia, ainda não respondeu às perguntas do colega Jaime Reis.
Quanto ao resto há TÉCNICOS e técnicos... Compete-nos a todos nós decidir em que categoria nos encontramos.
Por isso ficamos a aguardar essas informações... até porque despertou a curiosidade
Cps
A. Castro
Colega JMaia, ainda não respondeu às perguntas do colega Jaime Reis.
Quanto ao resto há TÉCNICOS e técnicos... Compete-nos a todos nós decidir em que categoria nos encontramos.
Por isso ficamos a aguardar essas informações... até porque despertou a curiosidade
Cps
A. Castro
Boa Tarde!jaimereis Escreveu:boas
Em anexo junto dados do motor, espero que sirva.
A tensão de trabalho é de 220V
Basicamente basta tocar o fio branco e o branco preto que sobe, se tocar novamente para, se tocar outra vez desce.
Necessito então do rele ou do contactor.
Obrigado
JMaia
- Anexos
-
- jm.JPG (36.57 KiB) Visto 1235 vezes
-
- Técnico Dedicado
Vivam.
Colega JMaia, como não sei qual é o modelo em causa vou alinhar pelo mais baixo da gama
http://www.nice-service.com/niceuserman ... S_R000.pdf Veja este link; pode ser que seja esclarecedor.
Resta saber como é que vai ser feito o comando: por automato, por botões de pressão
Espero ter ajudado.
Cps
A. Castro
Colega JMaia, como não sei qual é o modelo em causa vou alinhar pelo mais baixo da gama
http://www.nice-service.com/niceuserman ... S_R000.pdf Veja este link; pode ser que seja esclarecedor.
Resta saber como é que vai ser feito o comando: por automato, por botões de pressão
Espero ter ajudado.
Cps
A. Castro
Desculpe, mas fiquei a saber o mesmo...CF,Lda Escreveu:Vivam.
Espero ter ajudado.
Cps
A. Castro
Já disse que tenho o equipamento da EFAPEL, portanto os COMANDO LOCAL DE PERSIANAS COM SENSOR IR
ref (Ref.ª 21312/45312 S).
A minha dúvida é com que equipamento posso ligar estes comandos com os motores que tenho NICE, por acaso são exactamente esses.
Por rele ou outro equipamento qualquer.
JMaia
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
BoasJMaia Escreveu:Nunca se pos em causa a qualidade dos produtos EFAPEL, pelo contrario, o que fico furioso é que o promotor da EFAPEL garantiu-me que os equipamentos adquiridos funcionam com TODOS os motores, o que não é verdade.ENERGY Escreveu:BoasDuzia12 Escreveu:E a Efapel levou de tabela
O Eng. que se deslocou à obra, na primeira analise diz-me: é impossivel não funcionar, isto nunca aconteceu... testes e mais testes, ligações, telefonemas e nada, no fim, ficou acordao voltar de tarde, já na presença do fornecedor de estores chegaram a conclusãode que não dá...
E o Sr. se poder poupar uns trocos com a prata da casa não fazia o mesmo ? ou é rico ou é B...
sem ofensa.
Vim aqui pedir ajuda, e não lições de moral.
Cumprimentos,
JMaia
Nem sempre a prata da casa resolve os problemas, e as pessoas envolvidas devem saber até aonde vão as suas capacidades técnicas, para depois não terem surpresas.
Mas aqui o B... acha que a prata da casa resolve o problema, instalando 2 relés na caixa de estore, se tiver espaço, claro, senão o pedreiro dá um jeito, hehehehe.
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas "JMaia"
O pessoal aqui dá uma ajuda, mas não faz o serviço, dado que somos só "virtuais".
Porque é que não deu logo a marca e referencia dos motores? tinha ajudado mais rapidamente.
Creio que as soluções apresentadas resolvem quando estamos a falar tecnicamente, isto no fim de sabermos que tipo de motor e comando está no local.
Mas creio que vai ter que chamar um técnico de electricidade para resolver essa "embrulhada" em que está, pode ser que consiga "só com a nossa ajuda" mas não creio que chegue lá.
Cump.
Mário
O pessoal aqui dá uma ajuda, mas não faz o serviço, dado que somos só "virtuais".
Porque é que não deu logo a marca e referencia dos motores? tinha ajudado mais rapidamente.
Creio que as soluções apresentadas resolvem quando estamos a falar tecnicamente, isto no fim de sabermos que tipo de motor e comando está no local.
Mas creio que vai ter que chamar um técnico de electricidade para resolver essa "embrulhada" em que está, pode ser que consiga "só com a nossa ajuda" mas não creio que chegue lá.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
Boas.
O colega JMaia é que sabe o que tem em mente para a sua instalação, o que já estará feito.
E isto não é uma lição de moral...
Resumindo:
O motor tem que ter alimentação eléctrica permanente;
O "abrir" e "fechar" faz-se com o contacto, tipo botão de pressão entre o branco e branco/preto.
Um contacto entre esses fios e ele roda num sentido, até parar. Outro contacto entre os mesmos fios e o motor roda no outro sentido. Para uma paragem a meio suponho que bastará mais um contacto entre os fios.
E é aqui que me atreveria a dizer que não é necessário um relé, embora possa usá-lo.
A partir daqui só fazendo uma visita há sua obra.
Cps
A. Castro
O colega JMaia é que sabe o que tem em mente para a sua instalação, o que já estará feito.
Resumindo:
O "abrir" e "fechar" faz-se com o contacto, tipo botão de pressão entre o branco e branco/preto.
Um contacto entre esses fios e ele roda num sentido, até parar. Outro contacto entre os mesmos fios e o motor roda no outro sentido. Para uma paragem a meio suponho que bastará mais um contacto entre os fios.
E é aqui que me atreveria a dizer que não é necessário um relé, embora possa usá-lo.
Cps
A. Castro
CF,Lda Escreveu:Boas.
Resumindo:
Cps
A. Castro
Bom Dia !
Pois, estou a ver que sim o meu sogro percebe de electricidade, mas de electronica népia.
Para O ENERGY, não me leve a mal pelo B... estou deseperado, isto porque o Eng. da Efapel não me deu solução.
Pedi a Sr. da Efapel, o responsável pela area técnica que me desse um técnico credênciado para a minha zona (Penafiel), este até levou a mal, disse-me que não era politica da empresa fornecer nomes em deterimento de outros técnicos.
CF, lda é de onde ?
Ontem fui inventar, parece-me que já dei cabo de um motor, hoje vou confirmar...
JMaia
-
- Técnico Dedicado
Boas.
Colega JMaia, eu sou de Gondomar, bem visivel no meu perfil.
Em anexo um diagrama eléctrico sobre as ligações desse motor e botão de pressão. De seguida a versão com relé auxiliar, um relé normalissimo de um contacto normalmente
aberto, acionado pelo botão de pressão ATENÇÃO à legenda em ambos os desenhos
Um toque no botão e o motor inicia a marcha; outro toque e ele pára; outro toque e ele inicia a marcha
no sentido contrário; outro toque e ele pára...
Espero que isto ajude
Cps
A. Castro
Em anexo um diagrama eléctrico sobre as ligações desse motor e botão de pressão. De seguida a versão com relé auxiliar, um relé normalissimo de um contacto normalmente
Um toque no botão e o motor inicia a marcha; outro toque e ele pára; outro toque e ele inicia a marcha
Espero que isto ajude
Cps
A. Castro
Obrigado,CF,Lda Escreveu:Boas.
Espero que isto ajude
Cps
A. Castro
Vou adquirir um rele, e mostrar este desenho ao meu sogro para ver se funciona.
Obrigado mais uma vez