Proteção Falta de Fase

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Proteção Falta de Fase

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Já tinham visto fazerem a proteção contra falta de fase de acordo com a imagem em anexo? De acordo com a imagem em anexo depois é necessário apenas colocar no circuito de comando dois contactos normalmente abertos, um de cada relé K1 e K2, e quando "faltar" uma qualquer das fases desliga o circuito.

Por acaso nunca tinha visto fazerem desta forma. Aqui fica a curiosidade.
Anexos
Falta de Fase.jpg
Falta de Fase.jpg (44.84 KiB) Visto 1287 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por Duzia12 »

Esse esquema não funciona para um motor trifásico já que há retorno na bobinagem e o contator não desatraca.
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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por joaoosvaldo »

Duzia12 Escreveu:Esse esquema não funciona para um motor trifásico já que há retorno na bobinagem e o contator não desatraca.
Não percebi?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por Duzia12 »

Pense!! Num arranque simples, faltando uma fase a bobinagem do motor encontar-se em duas fases e a fase que falta está a 200 V logo o contator não desliga e o motor pode queimar!!.........................................by duzia12
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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por joaoosvaldo »

Duzia12 Escreveu:Pense!! Num arranque simples, faltando uma fase a bobinagem do motor encontar-se em duas fases e a fase que falta está a 200 V logo o contator não desliga e o motor pode queimar!!.........................................by duzia12
Eu acho que funciona! Mas dou o benefício da dúvida tente explicar melhor.

Existe um caso em que não funciona (e acho que é apenas este) que é no caso da falha de fase ser a jusante do circuito de potência e comando, por exemplo aos terminais do motor porque os circuitos de potência e de comando continuam neste caso a ser alimentados não desativando os relés K1 e K2 mas o motor fica só com duas fases.

De notar que vi este esquema nuns desenhos muito antigos em que provavelmente na altura não existiam relés de sequência e falta de fase.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por BLima »

Viva,

Não seria melhor colocar o contactor entre as fases e o neutro? Os 200V seria o divisor de tensão entre o enrolamento do motor e a bobine do contactor?

Cumps,
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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por Mário »

Boas

Sim, era um sistema usado Ahhhhhhh, muitos anos.

O que fazia era só para o momento de ligar a tensão, ou tinha as 3 fases ou não funcionava, ou seja não tinha contacto fechado na saida (ficavam em serie).
Mas depois inventaram os relés de simetria e de tensão e ficou-se muito melhor.

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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por joaoosvaldo »

Mário Escreveu:Boas

Sim, era um sistema usado Ahhhhhhh, muitos anos.

O que fazia era só para o momento de ligar a tensão, ou tinha as 3 fases ou não funcionava, ou seja não tinha contacto fechado na saida (ficavam em serie).
Mas depois inventaram os relés de simetria e de tensão e ficou-se muito melhor.

Cump.
Mário
Pois quando vi a primeira vez foi o que pensei e como os desenhos são muito antigos :!: Claro que agora com os novos relés é bem melhor. Coloquei apenas pela curiosidade.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por joaoosvaldo »

BLima Escreveu:Viva,

Não seria melhor colocar o contactor entre as fases e o neutro? Os 200V seria o divisor de tensão entre o enrolamento do motor e a bobine do contactor?

Cumps,
Bruno
Mas nesse caso se falta-se o neutro o motor não trabalhava.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por CF,Lda »

Ora vivam.
O relé de falta de fase interrompe a linha de comando do contactor do motor, quer por falta de fase, quer pela sequência das fases.
Suponho portanto que o exemplo dado é para interromper a linha de comando do motor através dos contactos dos contactores K1 e K2.
Se L2 ou L3 falharem os contactores K1 e K2 não trabalham; mas e se falhar L1? O que poderá acontecer?
E em caso de troca de fases? Iamos ter um motor a rodar ao contrário...
Foi dito aqui que se deveria ligar os contactores entre as fases e o neutro e se falhasse o neutro o motor não trabalhava.
Nada mais errado! Não só o motor trabalharia como os contactores ficariam atracados.
Cps
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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por ENERGY »

CF,Lda Escreveu:Ora vivam.
O relé de falta de fase interrompe a linha de comando do contactor do motor, quer por falta de fase, quer pela sequência das fases.
Suponho portanto que o exemplo dado é para interromper a linha de comando do motor através dos contactos dos contactores K1 e K2.
Se L2 ou L3 falharem os contactores K1 e K2 não trabalham; mas e se falhar L1? O que poderá acontecer?

Não funcionam os contatores K1 e K2

E em caso de troca de fases? Iamos ter um motor a rodar ao contrário...
Foi dito aqui que se deveria ligar os contactores entre as fases e o neutro e se falhasse o neutro o motor não trabalhava.
Nada mais errado! Não só o motor trabalharia como os contactores ficariam atracados.
Cps
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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por joaoosvaldo »

*A azul.
CF,Lda Escreveu:Ora vivam.
O relé de falta de fase interrompe a linha de comando do contactor do motor, quer por falta de fase, quer pela sequência das fases.
Suponho portanto que o exemplo dado é para interromper a linha de comando do motor através dos contactos dos contactores K1 e K2.
Se L2 ou L3 falharem os contactores K1 e K2 não trabalham; mas e se falhar L1? O que poderá acontecer?
E em caso de troca de fases? Iamos ter um motor a rodar ao contrário...
Foi dito aqui que se deveria ligar os contactores entre as fases e o neutro e se falhasse o neutro o motor não trabalhava.
Nada mais errado! Não só o motor trabalharia como os contactores ficariam atracados.

Então se tem a bobina de um contactor alimentada a 230V (fase e neutro) e falha o neutro como é que o contactor fica atracado?

Cps
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João Osvaldo Sousa


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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por CF,Lda »

Ora vivam.
Sr João Osvaldo, acha que não? Entâo também acha que um motor, apesar de ter três fases nos seus terminais, sem ligação de neutro, também não funciona...
Cps
A. Castro
joaoosvaldo Escreveu:*A azul.

Foi dito aqui que se deveria ligar os contactores entre as fases e o neutro e se falhasse o neutro o motor não trabalhava.
Nada mais errado! Não só o motor trabalharia como os contactores ficariam atracados.

Então se tem a bobina de um contactor alimentada a 230V (fase e neutro) e falha o neutro como é que o contactor fica atracado?

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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por joaoosvaldo »

CF,Lda Escreveu:Ora vivam.
Sr João Osvaldo, acha que não? Entâo também acha que um motor, apesar de ter três fases nos seus terminais, sem ligação de neutro, também não funciona...
Cps
A. Castro
Se quer discutir uma situação concreta tudo bem agora nesse tipo de disputa é que não entro.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


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Re: Proteção Falta de Fase

Mensagem por ohmico »

joaoosvaldo Escreveu:*A azul.
CF,Lda Escreveu:Ora vivam.
O relé de falta de fase interrompe a linha de comando do contactor do motor, quer por falta de fase, quer pela sequência das fases.
Suponho portanto que o exemplo dado é para interromper a linha de comando do motor através dos contactos dos contactores K1 e K2.
Se L2 ou L3 falharem os contactores K1 e K2 não trabalham; mas e se falhar L1? O que poderá acontecer?
E em caso de troca de fases? Iamos ter um motor a rodar ao contrário...
Foi dito aqui que se deveria ligar os contactores entre as fases e o neutro e se falhasse o neutro o motor não trabalhava.
Nada mais errado! Não só o motor trabalharia como os contactores ficariam atracados.

Então se tem a bobina de um contactor alimentada a 230V (fase e neutro) e falha o neutro como é que o contactor fica atracado?

Cps

Boas,

não é verdade que não trabalhe por falta de neutro, o neutro só lá está para garantir que: ou há 230V ou nada, deixando portanto de existir o problema dos retornos.

Se faltar o neutro o sistema perde fiabilidade embora continue a trabalhar. É uma ligação em estrela como qualquer outra.

ohmico
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