FIssão nuclear

Responder
Nefelim

FIssão nuclear

Mensagem por Nefelim »



Já foi descoberta???


Bombardeando urânio com nêutrons, os cientistas tentavam obter elementos transurânicos. Foi desta forma que, em 1938, Hahn e Strassmann, na Alemanha, acabaram por fissionar (quebrar) urânio (235U).

Frisck e Lise Meitner interpretaram as experiências de Hahn afirmando que, se um núcleo pesado sofre fissão, obtêm-se átomos de massa mediana e enorme quantidade de energia.

A física Lise Meitner saiu da Alemanha por causa do nazismo. Ela foi para a Dinamarca levando consigo algumas informações sobre a cisão nuclear. Essas informações foram posteriormente divulgadas em Washington durante uma reunião de físicos.

Com isto, outros cientistas executaram experimentos e constataram a "quebra" do núcleo do urânio através de nêutrons.


Um abraço
Anexos
FIG3.jpeg
FIG3.jpeg (40.6 KiB) Visto 2367 vezes


hamn
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 18 mar 2008, 12:54
Localização: Figueira da Foz, Portugal

Re: FIssão nuclear

Mensagem por hamn »

A expectativa esta' agora [ ja' ha' muitos anos... ] na fusao nuclear!
E' tida como a solucao para os problemas que a cisao/fissao nuclear criou - os residuos nucleares - a famosa fusao a frio.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: FIssão nuclear

Mensagem por Mário »

Boas

Havia um no IST (1992 se não estou em erro) em fisica nuclear creio que era o Prof. Varandas que dava.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Yarik
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 30 out 2008, 11:11

Re: FIssão nuclear

Mensagem por Yarik »

Oi!

O problema não está na descoberta da fusão ou na verificação da sua possibilidade fisica, uma vez que isso já foi conseguido em laboratório.

O problema fundamental, reside no "contentor", dentro do qual se realiza a fusão. Ainda não existe material suficientemente forte capaz de aguentar com um processo a mais larga escala.

De qualquer forma, o sonho poderá não andar longe da realidade...talvez 20,30...100 anos. Mas que um dia será possivel, não tenho grandes dúvidas.


Ressuscitado pela última vez por Anonymous em 05 mar 2017, 02:52.
Responder

Voltar para “Energia Nuclear”