problemas no quadro eléctrico

pedrotairum
Curioso
Curioso
Registado: 01 fev 2012, 21:17

problemas no quadro eléctrico

Mensagem por pedrotairum »

Olá pessoal bom dia.

Este é o meu primeiro post nesta comunidade, que parece-me ser o que procurava já à bastante tempo. Desde já gostava de agradecer todas as respostas que me irão dar. Vamos então ao problema:

Eu moro numa casa de cerca de 25, 30 anos. Andava a pagar bastante na minha factura de electricidade então decidi fazer umas alterações - Trocar de bi-mensal para apenas mensal; baixar a portência contratada de 10,35kVA para 6,9kVA e aderir ao serviço bi-horário.

Liguei para lá e tal, e disseram-me que não havia problema apesar de eu ter um sistema trifásico (já lá vamos).
Veio um técnico a minha casa para fazer essas alterações e quem estava em casa era a minha mãe então como ele não entende muito não percebeu muito bem o que o técnico lhe disse mas básicamente foi que o nosso quadro não permitia nenhuma alteração.
Em primeiro lugar a caixa do quadro é bastante pequena e não cabe lá o aparelho que os técnicos precisam de por para fazer as contas do serviço bi-horário. E depois no que toca a portência contratada pelo que parece o técnico não pode fazer nada porque o quadro não lhe permite, agora o porquê é que a minha mãe não me soube explicar. O que ela me tentou explicar foi que: "O quadro não permite regular a potência de entrada, então falta lá essa peça/equipamento". Bem, pela minha experiência, por mais pequena que seja, um quadro eléctrico é feito por disjuntores (termicos ou magnéticos), um disjuntor diferencial e um de corte geral. O que mais um quadro pode levar?

O meu quadro é bem velho, então apenas tenho um corte geral, e 6 disjuntores térmicos, não tenho diferencial.

Em seguida fica uma foto do meu quadro, e uma pergunta:

http://imageshack.us/photo/my-images/545/imgp2308.jpg/

Disseram-me na EDP que tinha um sistema trifásico, mas o trifásico será a ligação do prédio ou cada casa tem acesso às 3 fases? Bem eu vejo que de fora até minha casa vêm 3 cabos, mas se eu tiver a contar com o neutro estou a receber duas fases. Eu ainda não fiz medições com o multímetro por isso não vos consigo dizer o que é fase e o que é neutro. Vêm 3 cabos arranjadinhos lá a trás ao pé da parede? É o que vem de fora. Depois do corte geral vemos 4 cabos a sair: 2 pretos, 1 castanho e um azul (que suponho ser o neutro).
Esta situação de me dizerem ao telefone que tenho um sistema trifásico e entrarem-me apenas 3 cabos no quadro deixa-me bastante confuso.
Vou-vos deixar aqui também um foto dos meus disjuntores, reparam como a tensão que eles suportam é a tensão composta entre 2 fases? (380V~). Que confusão...

http://imageshack.us/photo/my-images/809/imgp2309.jpg/

Mais ainda, fica aqui uma foto do meu contador que também ao que parece é monofásico mas também tem lá a tensão simples seguida da composta.

http://imageshack.us/photo/my-images/84 ... 314ma.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/4/imgp2311n.jpg/

Hoje à tarde vou fazer umas medições com o multimetro e ponho cá as fotos para tirar algumas dúvidas.
Mas ainda fica a pergunta mais importante, o que é que eu preciso de fazer para a EDP me fazer as alterações que eu quero??

Outra pergunta - A minha mãe disse-me que lhe foi dito pelo técnico que a alteração ao quadro tinha de ser feito por um técnico certificado pela EDP. É verdade? Ou posso eu alterar o meu quadro eléctrico?

Muito obrigado pessoal!
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: problemas no quadro eléctrico

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Sim, a alteração terá de ser feita por um técnico certificado.
Se a sua habitação tem um sistema trifásico, então tem as 3 fases.
Para poder fazer as alterações que quer, terá de provavelmente colocar um quadro novo.
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Agradecimento recebido: 14 vezes

Mensagem por Mario Lopes »

Boa Tarde,

Pelas Suas fotografias, o que existe é um sistema trifásico. O que o técnico pretende por no seu quadro e o limitador de potência contratada que no seu caso não existe, E mudar o respectivo contador de energia por um de leitura bi-horária. A mudança de sistema trifásico para monofásico requer que a sua casa seja submetida a aprovação da Certiel. O que a conselho é que contrate um técnico para que possa alterar o chassis do quadro eléctrico e colocar espaço e diferenciais na instalação.

Cump.

Mário Lopes
pedrotairum
Curioso
Curioso

Olá boa tarde, sim obrigado pela resposta ainda que um bocado vaga porque continuo com umas certas perguntas:

- Se eu tenho um sistema trifásico porque é que só entram 3 cabos? Não seriam 3 fases mais neutro?

- Se eu preciso de um quadro novo, o que é que o novo quadro vai ter que este não tem?

Muito obrigado desde já
pedrotairum
Curioso
Curioso

Por um limitador de potência, mas isso é o tecnico que me alterar o quadro que põe ou será o técnico da EDP que quando alterar o o contador, põe também esse aparelho?

Eu não pretendo fazer a alteração para monofásico, pretendo manter-me em trifásico.

Obrigado!
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por nunomota »

Boa tarde,

para ter uma alimentação trifásica precisa de ter 4 condutores (L1,L2,L3 e N) linha 1,2,3 e neutro. Pode não lhe compensar ter um sistema trifásico, dado a intensidade de corrente ser menor por fase. Para uma potência contratada de 6,9KVA, alimentação monofásica fica com 30A, alimentação trifásica fica com 10A por linha.

Quanto à questão da EDP, eles não têm nada a ver com a instalação no interior da habitação. Apenas necessitam de colocar 2 dispositivos , sendo eles o contador e o ID limitador de potência. Desta forma, voçe solicitou a alteração e a questão da troca é problema deles e não seu. A EDP tem que lhe colocar na entrada da habitação os 6,9KVA desejados por si e ponto final.

Quanto à tarifa bi-horária, só pode ser aplicada em BTN normal até 20,7kVA. Se se encontrar dentro destas condições, terá de sr instalado o contador respectivo à tarifa bi-horária.

Se tiver alguma dúvida que possa esclarecer não exite.

Abraço
Nuno Mota
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 81 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

1º - A sua instalação é trifásica, portanto tem três fases mais o neutro, que você não vê porque devem estar todos ligados no interior do interruptor geral.

2º - O seu quadro não garante a segurança de pessoas e bens, conforme exigido pelo regulamento em vigor, portanto terá de contratar um electricista habilitado para o substituir.

3º - Muito provavelmente existe algum circuito trifasado na sua instalação ( por ex. circuito do fogão). Ora este circuito tem de ser alterado de modo a poder passar a monofásico.

ohmico
pedrotairum
Curioso
Curioso

Olá boa tarde e desde já obrigado a todos os que responderam.

Hoje de tarde estive a fazer umas medições (como podem ver nas imagens) e confirmou-me a dúvida: Tenho 4 cabos a vir de fora (L1, L2, L3 e neutro). Tenho uma tensão composta de 398V~ e um tensão simples de 227V~.
Sim após ver todos os aparelhos que tenho em casa vejo que 10A por fase é pouco, visto que só o fogão quando está a funcionar no máximo consome 9,56A. Neste momento tenho 10,35kVA o que me dá 15A por fase e é o suficiente.

http://imageshack.us/photo/my-images/85 ... 44048.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/85 ... 05886.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/85 ... 22756.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/82 ... 56024.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/80 ... 04959.jpg/

Bem estive a falar com a EDP por telefone e eles confirmaram-me que a alteração de trifásico para monofásico pode ser feita por um electricista e para isso basta apenas desconectar 2 das fases e ligar os disjuntores todos à mesma fase. Entre o tempo da obra e os técnicos virem cá, ficarei a funcionar apenas por uma fase de 15A. Assim que forem feitas as alterações do contador ficarei a funcionar então em monofásico com 45A na fase até alterar a potência contratada que fará com que fique com 30A por fase.

Penso que já não sobrem dúvidas em relação a isto, e é bem claro que vou alterar para monofásico assim que fizer as obras.

Muito obrigado a todos os que responderam!
Até breve
pedrotairum
Curioso
Curioso

Não tenho nenhum circuito trifásico, tenho é as fases divididas pela casa: Tenho uma fase para os quartos, outra para a sala e outra para a cozinha.

As tomadas são todas monofásicas.

Obrigado!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

pedrotairum Escreveu:Não tenho nenhum circuito trifásico, tenho é as fases divididas pela casa: Tenho uma fase para os quartos, outra para a sala e outra para a cozinha.

Obrigado!
Boas
Sem duvidas o quadro que tem em casa, apesar de trifásico, só alimenta circuitos monofásicos, penso que faz bem trocar de contador trifásico para monofásico, mesmo baixando de potência 10.35Kvas » 6.9Kvas vai ficar melhor servido, e ao instalar um novo quadro devidamente equipado, vai garantir a segurança de pessoas e bens, o que é muito importante.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 81 vezes

Mensagem por ohmico »

pedrotairum Escreveu:Não tenho nenhum circuito trifásico, tenho é as fases divididas pela casa: Tenho uma fase para os quartos, outra para a sala e outra para a cozinha.

Obrigado!

Boas,

já agora, como está ligado o fogão?

ohmico
pedrotairum
Curioso
Curioso

Obrigado pela dica ENERGY, sem dúvida que vou trocar. Este quadro é bastante velho, e não tem segurança nenhuma, nem disjuntor diferencial tem.

ohmico, a ligação é a seguinte:

http://imageshack.us/photo/my-images/84 ... 33658.jpg/

Nestas 6 ligações que estás a ver, a que se aplica é a do meio de cima. Portanto liga-se a fase ao L1 do fogão e faz-se um shunt para o L2.
Liga-se a terra à terra.
Por final liga-se o neutro ao N1 do fogão e faz-se um shunt para o N2.

Eu achei bastante estranho o fogão ser um circuito trifásico, como poderia ter as 3 fazes na cozinha?? Não dava...
pedrotairum
Curioso
Curioso

Olá pessoal boa noite.

Surgiu-me mais uma questão que espero que possam responder.
Sei que segundo a lei agora preciso de ter um diferencial no quadro, aliás, até é no diferencial que se regula a potência contratada segundo me consta.

Eu estive a ver nas lojas de bricolagem e o que encontro como diferencial é muito igual a um disjuntor, é apenas um disjuntor com uma corrente de protecção (normalmente 30mA ou 300mA).
Assim como este:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... _2pole.jpg

No entanto, uma pessoa disse-me que o diferencial é responsabilidade da EDP e é um aparelho de dimensões mais elevadas do que as do disjuntor que acabei de apresentar na imagem anterior, e que este diferencial é propriedade da EDP (com selo e tudo, tal como o quadro).
Por exemplo, assim como este:
http://imageshack.us/photo/my-images/15 ... a1wi6.jpg/

Qual o diferencial obrigatório no quadro? Um da EDP ou um que eu coloco no meu quadro?
Se for com um diferencial colocado por mim, penso que não é possível limitar a potência por lá pois não vejo nada que me possibilite.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
pedrotairum Escreveu:Olá pessoal boa noite.
Surgiu-me mais uma questão que espero que possam responder.
Sei que segundo a lei agora preciso de ter um diferencial no quadro, aliás, até é no diferencial que se regula a potência contratada segundo me consta.

Não, onde regula é no disjuntor

Eu estive a ver nas lojas de bricolagem e o que encontro como diferencial é muito igual a um disjuntor, é apenas um disjuntor com uma corrente de protecção (normalmente 30mA ou 300mA).
Assim como este:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... _2pole.jpg

Não é disjuntor, mas sim interruptor o que aparece na foto

No entanto, uma pessoa disse-me que o diferencial é responsabilidade da EDP e é um aparelho de dimensões mais elevadas do que as do disjuntor que acabei de apresentar na imagem anterior, e que este diferencial é propriedade da EDP (com selo e tudo, tal como o quadro).
Por exemplo, assim como este:
http://imageshack.us/photo/my-images/15 ... a1wi6.jpg/

A Edp actualmente só instala disjuntor.

Qual o diferencial obrigatório no quadro? Um da EDP ou um que eu coloco no meu quadro?
Se for com um diferencial colocado por mim, penso que não é possível limitar a potência por lá pois não vejo nada que me possibilite.

Obrigatório é na instalaçãop do cliente.
Respostas a azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedrotairum
Curioso
Curioso

Boa noite, continuo com algumas dúvidas porque as respostas foram um pouco curtas e grossas, ainda que suficientes para um entendido não me clarificaram. A ver se com as suas respotas consigo fazer umas perguntas melhor estruturadas:

Disse que onde se regula a potência contratada é no disjuntor, e que a EDP instala esse disjuntor. É um disjuntor de corte geral que em termos de análise do circuito fica entre o corte geral do meu quadro e o contador?

Muito obrigado pelas respostas
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”