Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

hamn
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 18 mar 2008, 12:54
Localização: Figueira da Foz, Portugal

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por hamn »

Oops! O feitico virou-se contra o feiticeiro :)


hamn
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 18 mar 2008, 12:54
Localização: Figueira da Foz, Portugal

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por hamn »

xxxxxx Escreveu: Ter terra ou nao ter terra?
Ainda estou para ver quando e' que um casquilho E27 pendurado no tecto vai ter um fio de terra onde ligar... :roll:
Anyway, os "novos tempos" têm sido prodigos em normas que 'as vezes deixam um tipo a pensar se nao estavamos melhor noutros tempos mais distantes...
Facil, simples e barato geralmente encontram-se no mesmo saco! :P
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por ohmico »

Este assunto tem dado, como se costuma dizer, pano para mangas e na verdade não merece tanto empenho.

É verdade que se encontravam, de vez em quando, comutações de escada executadas da maneira que foi descrita, mas é preciso não esquecer que nesse tempo a eléctricidade era uma arte e portanto infelizmente haviam electricistas a tocar de ouvido.

Estamos como é evidente a falar de uma comutação de escada mal executada, quer agora quer nessa época, pois o material necessário à correcta execução está lá todo, não havendo em minha opinião motivo que justificasse a má execução.

Não confundir com o expediente utilizado na mesma época para executar uma "comutação de escada" com dois interruptores que, como já alguém referiu, só permitia acender a luz do lado onde se tivesse disligado da última vez.
J. R.
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 13 mar 2008, 01:11

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por J. R. »

Boas!
Concordo plenamente, não querendo enganar, penso que nessa altura nem existia comutadores de escada, mas são tempos que já lá vão hoje em dia era inconcebível até que existem opções para o mesmo efeito.
Agora á parte numa réstia de Nostalgia, ainda lembro que um pouco mais a frente, toda a instalação era feita a tubo VD utilizava-se molas para dobrar os tubos, havia autênticos artesões da área, ainda me passou pelos dedos algumas instalações do tipo, depois apareceu o tubo RINOFLEX que hoje em dia é o anelado um pouco mais reforçado até que temos o tubo já enfiado.
A facilidade que hoje em dia há para executar uma obra é de longe mais evoluída tanto a nível de material como de mão-de-obra.
Agora a nível de valores monetários ganhava-se mais nesses anos de que agora.

Cumprimentos
João Ramalho
:D
Prof. Pardal
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 29 out 2007, 18:03
Localização: portugal

Oi neflim!

Mensagem por Prof. Pardal »

Vejo que gostas de desafios! Aquela já é velha, mas interessante pra quem não conhecia!!! E para esta situação tens solução!?... coloquei isto no índice "Esquemas"... Abraços. :wink:


Ola pessoal!

Alguém conhece um esquema de comutação de escada, que ao invés de dois comutadores de escada simples, utiliza-se um só e o outro é substituído por um interruptor unipolar!?... Esta instalação embora pouco recomendável ou até mesmo proibida funciona!... Em tempos tive o esquema nos meus arquivos, mas por por razões alheias a minha vontade já não o possuo... O objectivo, é puramente de estudo... Surgiu a questão na semana passada
na aula de electricidade... Quando disse que tal era possível isso provocou um hilariante cepticismo por parte de meus colegas de turma... venham por isso em meu socorro e possa eu salvar a face!!! Obrigados...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por ohmico »

E para fazer lume com dois pausinhos, qual a madeira a utlizar?
Prof. Pardal
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 29 out 2007, 18:03
Localização: portugal

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por Prof. Pardal »

o choupo é excelente!!!
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por nelmindo »

ao fim de isto tudo, fiquei sem saber se o teimoso "Nefelim" estava certo ou errado...
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por justme »

nelmindo Escreveu:ao fim de isto tudo, fiquei sem saber se o teimoso "Nefelim" estava certo ou errado...
Logo na 1ª pagina ele admitiu que não estava a ver bem as coisas, ou seja que o problema por ele proposto não tinha razão de ser.
Portanto toda a discussão a partir dai deixou de ter sentido.
Conclusão, há pelo menos 2 formas de fazer uma comutação de escada, empregando qualquer delas o mesmo nº de fios. Uma vez que a forma apresentada por Nefelim não é permitida, tem apenas interesse como curiosidade.


Um abraço
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por nelmindo »

Pois, é que não pertenço à velha guarda e é nessa que me tento apoiar, visto que Portugal está a perder muito, com o pessoal que deixa ir para a reforma, sem deixar um pouco da experiencia partilhada. Era essa a minha intenção.

Portugal está a sofrer de um problema, que já está a arrastar-se uns bons anos para cá. Perderam-se as escolas industriais e agora anda-se a enganar os "industriais" com escolinhas.
Agora também alguns industriais, perderam os funcionários que tinham pela smias variadas razões (reforma, vida melhor em outro lado, etc) e depois querem substituir um funcionário especializado, pelo processo de recrutamento criados por teóricos. No final a empresa não sai be servida e o funcionário não fica realizado. Ista dava tema para um tópico de discussão.
Prof. Pardal
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 29 out 2007, 18:03
Localização: portugal

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por Prof. Pardal »

Acha que o que os industriais procuram é gente sabichona como senhor??? esta enganado caro amigo!!! o que procuram é justamente pessoas que saibam como fazer o trabalho ainda que com pouco conhecimento teórico (aquilo ao que o senhor parece dar supremo valor) e isso também se aplica aos recem formados pelas escolinhas de que fala, ( embora melhor que nada). E isto sempre com o mesmo objectivo, pagar-lhes salários o mais miseráveis possível!!! Ora as pessoas com olhos abertos e conhecedores como o seu caso, simplesmente não lhes interessam. Deve saber que neste pais existe uma enorme oferta de gente sobrediplomada que esta no desemprego ou então em empregos que não lhes correspondem em nada!... Por experiência própria garanto que este problema não afecta só países do 3° mundo como o nosso. Países como a Espanha e a França também assim se passa!!! Por isso meu caro no meio disto tudo lembre-se que para essas empresas não valemos mais que um alicate ou outra ferramenta... Abraços
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por justme »

Ola colegas,

estes 2 ultimos posts, iniciam um novo tema que pessoalmente acho interessante, pois aflora assuntos como o valor da formação, teoriaXprática, qualidade da formaçao, quanta formação, etc
Proponho pois que o Adm abra um novo topico que inicie precisamente com estes 2 posts. Como assunto poderá ter "TeoriaXPrática".

Um abraço
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por nelmindo »

Prof. Pardal Escreveu:Acha que o que os industriais procuram é gente sabichona como senhor??? esta enganado caro amigo!!! o que procuram é justamente pessoas que saibam como fazer o trabalho ainda que com pouco conhecimento teórico (aquilo ao que o senhor parece dar supremo valor) e isso também se aplica aos recem formados pelas escolinhas de que fala, ( embora melhor que nada). E isto sempre com o mesmo objectivo, pagar-lhes salários o mais miseráveis possível!!! Ora as pessoas com olhos abertos e conhecedores como o seu caso, simplesmente não lhes interessam. Deve saber que neste pais existe uma enorme oferta de gente sobrediplomada que esta no desemprego ou então em empregos que não lhes correspondem em nada!... Por experiência própria garanto que este problema não afecta só países do 3° mundo como o nosso. Países como a Espanha e a França também assim se passa!!! Por isso meu caro no meio disto tudo lembre-se que para essas empresas não valemos mais que um alicate ou outra ferramenta... Abraços
Lamento, mas o ataque pessoal para mim foi impróprio, em respeito ao tema do forúm.
E já não é a primeira vez que o faz.
Mais uma vez lamento as suas atitudes
Prof. Pardal
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 29 out 2007, 18:03
Localização: portugal

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por Prof. Pardal »

Não pense assim que esta errado!!! So não gostei da forma depreciativa de seus comentários a meu respeito!!! Passemos adiante que é mais inteligente...
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por Varejo »

Boas, mas também se acham que os empresários pagam mal etc., vão trabalhar por vossa conta, a aí tanto podem ganhar muito ou pouco, e também pagar bem ou mal aos funcionários, eu também quando achei que andava a ser mal remunerado, tomei a opção de quem está mal muda-se, e mudei... fui trabalhar por minha conta, assumindo todas as vantagens e desvantagens que estamos sujeitos, para quem está farto de trabalhar para os outros!!!

Tenho dito!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”