Perturbação na alimentação de uma moradia

Responder
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Perturbação na alimentação de uma moradia

Mensagem por JCarreira »

Olá,

bem desta vez o problema calhou me a mim, na minha morada a tensão fornecida pela rede varia entre os
200v e os 230, por exemplo lampadas economicas para arrancar ficam a piscar 2 minutos e sempre que ligo por exemplo a bomba da agua a tensão cai aos 10v se a seguir ligar o forno la se vão mais 10 , ja reclamei para o fornecedor de energia e eles iam me trocando a fase mas o problema e sempre o mesmo. A semana passada fiz uma exposiçao por escrito ao que enviaram um tecnico para fazer a mediçao a meio da tarde 15h, hora a que nem quase ninguem esta em casa ou seja o homem com o multimetro dele mediu 230v e conclui que estavca tudo bem. Ao que o fornecedor de energia me respondeu está tudo optimo ou seja a tensão é de 230v e pode variar 10% por isso nao vamos fazer mais nehuma medição.
A minha pergunta é 230v com 10% de variaçao poe qualquer aparelho electrico louco, é mesmo legal esta variação?
Outra questao é eu sei que os cabos deles são de 4mm os meus 16mm é normal os ramos mais grossos que a arvore. A quem me devo queixar?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Perturbação na alimentação de uma moradia

Mensagem por Duzia12 »

230+-10% o minimo é 207 V eles que meçam nas horas de ponta , senão manda uma carta assinada à DGE.

A quantos Km estás do PT, manda que instalem um analizador de rede durante 24 Horas ou arranja um alugado. EPME ou outros, fazem isso.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”