Serviço EDP Funciona
Re: Serviço EDP Funciona
é um apartamento 1º andar no meio da cidade mas lá fora tem postes com fios e penso que seja aéreo , o que aconteceu é que a trovoada foi por volta das 3h da manhã e não sei porque o Gardy da Edp disparou quando acordei não tinha luz ainda pensei que tivesse avariado alguma coisa mas não avariou nada
Se acrescentares o descarregador de sobretensão, o melhor será mesmo trocares para um quadro maior.
eu tenho 8 disjuntores 1 diferencial e o descarregador de sobretensão o diferencial e o descarregador é o dobro do tamanho tem de ser de 12 modulos no mínimo correto? este modelo de 13 dá então?
http://www.hager.pt/catalogo-de-produto ... b/8402.htm
em relação aos dijuntores posso manter ou meto todo novo? é preciso comprar mais alguma coisa necessária à instalação ?
http://www.hager.pt/catalogo-de-produto ... b/8402.htm
em relação aos dijuntores posso manter ou meto todo novo? é preciso comprar mais alguma coisa necessária à instalação ?
13 pode ficar demasiado justo para se mais tarde quiseres fazer mais alterações.
- maxxis
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2009, 22:34
- Enviou: 34 vezes
- Agradecimento recebido: 15 vezes
Bom diamanganao Escreveu: 07 mar 2018, 18:27
a minha duvida agora é que o quadro não tem espaço para por o DESCARREGADOR SOBRETENSÃO, como faço ? meto um quadro mini entre os dois o Gardy e o meu, e fica na horizontal, ou é melhor substituir o meu por outro maior? a substituir tinha que comprar um de 12 módulos no mínimo este modelo será que dava para ali? http://www.hager.pt/catalogo-de-produto ... urce=print
os disjuntores não seria necessário trocar ou é melhor trocar ?
Tecnicamente a melhor solução será instalar um novo quadro.
O quadro que apresenta no link tem 25 cm é só medir ai o local e ver se dá.
Aproveitado que vai fazer alterações pode aproveitar para substituir os disjuntores à direita do diferencial, visto que não será um investimento elevado.
eu comprei o apartamento em Abril e desde ai se reparar tenho feito o que tem sido sugerido meti um interruptor diferencial como aconselharam de 40A 30mA, em relação a terra o prédio é de 1988 penso que tenha terraohmico Escreveu: 08 mar 2018, 11:56 Boas,
já agora... já verificou a terra que tem a instalação?
Decidir gastar dinheiro sem começar pelo princípio!?
Ohmico

- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
A terra da instalação ou se apresenta circuito de terra de proteção, com uma ligação ao planeta terra, é feita de várias formas e com vários aparelhos.manganao Escreveu: 09 mar 2018, 23:25eu comprei o apartamento em Abril e desde ai se reparar tenho feito o que tem sido sugerido meti um interruptor diferencial como aconselharam de 40A 30mA, em relação a terra o prédio é de 1988 penso que tenha terraohmico Escreveu: 08 mar 2018, 11:56 Boas,
Ohmico, pelo menos se vir as fotos do quadro tem lá um fio terra mais grosso deve ser de 4mm que deve ir para a terra do prédio, mas fiquei curioso como é que se vê a terra que tem a instalação? outra duvida se a terra não tivesse boa o interruptor diferencial daria sinal não?
O circuito é verificado com um aparelho de medir continuidades ou com um ohmímetro.
A ligação é verificada com um telurohmímetro ou aparelho de medir a resistência de ligação do eléctrodo terra.
Este kit de aparelhos, faz parte das ferramentas de um bom electrotécnico.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 81 vezes
Boas,nelmindo Escreveu: 10 mar 2018, 12:22A terra da instalação ou se apresenta circuito de terra de proteção, com uma ligação ao planeta terra, é feita de várias formas e com vários aparelhos.manganao Escreveu: 09 mar 2018, 23:25eu comprei o apartamento em Abril e desde ai se reparar tenho feito o que tem sido sugerido meti um interruptor diferencial como aconselharam de 40A 30mA, em relação a terra o prédio é de 1988 penso que tenha terraohmico Escreveu: 08 mar 2018, 11:56 Boas,
Ohmico, pelo menos se vir as fotos do quadro tem lá um fio terra mais grosso deve ser de 4mm que deve ir para a terra do prédio, mas fiquei curioso como é que se vê a terra que tem a instalação? outra duvida se a terra não tivesse boa o interruptor diferencial daria sinal não?
O circuito é verificado com um aparelho de medir continuidades ou com um ohmímetro.
A ligação é verificada com um telurohmímetro ou aparelho de medir a resistência de ligação do eléctrodo terra.
Este kit de aparelhos, faz parte das ferramentas de um bom electrotécnico.
se não tem a certeza de ter um electrodo de terra funcional, então vai deitar dinheiro ao lixo, pois o descarregador de sobretensões só funciona se tiver uma boa ligação de terra.
Não me parece boa ideia andar a alterar a instalação em função das "bocas" recolhidas aqui, pois as recomendações que por aqui se vão dando não são fundamentadas no conhecimento específico das instalações.
Sendo um fórum técnico torna-se difícil muitas vezes que um não técnico perceba o enquadramento da informação que lhe foi prestada.
A solução devia ser dada por um técnico no local em conhecimento de todos os pormenores.
De qualquer modo, já antes lhe dei a entender que, se fosse eu, não gastava esse dinheiro.
Ohmico