VEV

nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: VEV

Mensagem por nelmindo »

maceira.87 Escreveu:
jaimereis Escreveu:
maceira.87 Escreveu:Ok. Eu até achava que sabendo a tensão que tínhamos aos terminais conseguimos calcular a resistência para obtermos a intensidade pretendida. Mas já estou a ver que não é assim tão simples. Depois com tempo poderás me falar dessas variáveis?! Desculpa mas eu sou mesmo curioso e saber que não dá ok.. Tudo bem...mas porque?!! :shock: Cumprimentos e obrigado amigo
se vai usar um potenciómetro externo...terá que definir a entrada analógica como tensão, 0-10V......
Boa noite,
Mas este VEV da para definir também por tensão? Tenho de olhar melhor para o manual.
Porque lá falava que a entrada analógica para o potenciómetro teria de regular me pela intensidade. Hum...Ok então sempre a ideia que tinha poderia dar certo? Usando a lei de ohm daria para.saber o potenciómetro a aplicar certo?
Meus Deus que confusão!!!
Um coisa é entrada em tensão, outra é entrada em corrente. Se usa potenciómetro, é obrigado a usar a entrada analógica em tensão.
Entrada a corrente, só é possível usar se o emissor do sinal analógico for desse tipo, em corrente!!!
Uma coisa são sinais analógicos em tensão, outra é sinais analógicos em corrente.
O potenciómetro é um "emissor" de sinais analógicos em tensão.

Reveja a matéria sobre o assunto...
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

maceira.87 Escreveu:
jaimereis Escreveu:
maceira.87 Escreveu:Ok. Eu até achava que sabendo a tensão que tínhamos aos terminais conseguimos calcular a resistência para obtermos a intensidade pretendida. Mas já estou a ver que não é assim tão simples. Depois com tempo poderás me falar dessas variáveis?! Desculpa mas eu sou mesmo curioso e saber que não dá ok.. Tudo bem...mas porque?!! :shock: Cumprimentos e obrigado amigo
se vai usar um potenciómetro externo...terá que definir a entrada analógica como tensão, 0-10V......
Boa noite,
Mas este VEV da para definir também por tensão? Tenho de olhar melhor para o manual.
Porque lá falava que a entrada analógica para o potenciómetro teria de regular me pela intensidade. Hum...Ok então sempre a ideia que tinha poderia dar certo? Usando a lei de ohm daria para.saber o potenciómetro a aplicar certo?

não precisa de calcular nada...é usar o potenciómetro de 2kOhm como diz o manual.......

é obvio que o dito não deve estar a quilómetros......
Jaime Reis
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por maceira.87 »

jaimereis Escreveu:
maceira.87 Escreveu:
jaimereis Escreveu:
Boa noite,

não precisa de calcular nada...é usar o potenciómetro de 2kOhm como diz o manual.......

Boa tarde,
No manual já tinha visto o potenciómetro a utilizar, a pergunta que fiz na altura foi, "se o valor do potenciómetro normalmente vem nos manuais ou se temos de calcular, mas penso que já me foi respondido. Amigo nelmindo desde já peço desculpa porque fiz outra pergunta sem ler em condições a sua primeira resposta, consigo fazer a entrada analógica de 3 maneiras.... 0--10 V, 0--20mA ou 4--20mA. Ok compreendido. Mas só mais uma pergunta.. :oops: estava a dizer que o potenciómetro e "emissor" analógico de tensão...então de intensidade temos o que para variar?
Desde já muito obrigado a todos.
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Mensagem por justme »

Boas,

tem os transdutores das varias grandezas a medir (pressão, temperatura, frequencia, etc) para o padrão de comunicação de corrente considerado: 4-20mA ou 0-20mA.

Um abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

maceira.87 Escreveu:
jaimereis Escreveu:
maceira.87 Escreveu:
jaimereis Escreveu:Ok. Eu até achava que sabendo a tensão que tínhamos aos terminais conseguimos calcular a resistência para obtermos a intensidade pretendida. Mas já estou a ver que não é assim tão simples. Depois com tempo poderás me falar dessas variáveis?! Desculpa mas eu sou mesmo curioso e saber que não dá ok.. Tudo bem...mas porque?!! :shock: Cumprimentos e obrigado amigo
Boa noite,

Boa tarde,
No manual já tinha visto o potenciómetro a utilizar, a pergunta que fiz na altura foi, "se o valor do potenciómetro normalmente vem nos manuais ou se temos de calcular, mas penso que já me foi respondido. Amigo nelmindo desde já peço desculpa porque fiz outra pergunta sem ler em condições a sua primeira resposta, consigo fazer a entrada analógica de 3 maneiras.... 0--10 V, 0--20mA ou 4--20mA. Ok compreendido. Mas só mais uma pergunta.. :oops: estava a dizer que o potenciómetro e "emissor" analógico de tensão...então de intensidade temos o que para variar?
Desde já muito obrigado a todos.
Cumprimentos

Boas
Os emissores em intensidade, criam um anel fechado, em que obrigam a corrente que o atravessa, a ser o valor que pretende. Por exemplo, se um sensor, dos que foram apresentados, querer enviar o "sinal" 12,5mA para o recetor; independentemente da resistência global desse circuito (condutores, bornes, parafusos, fichas, etc...), ele vai garantir os 12,4mA, aumentando a "tensão" ou diminuindo a "tensão", de forma a enviar o valor 12,5mA que pretende enviar como "sinal" analógico.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

Pois é, ok.....se quiser colocar um potenciómetro tenho de definir a entrada para "V" se não se quiser por exemplo colocar um transdutor que me varie a intensidade por exemplo de.um ventilador que me vá aumentando a velocidade consoante a temperatura defino para "A"... Compreendido.
Obrigado a todos
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

[quote="maceira.87"]Pois é, ok.....se quiser colocar um potenciómetro tenho de definir a entrada para "V" se não se quiser por exemplo colocar um transdutor que me varie a intensidade por exemplo de.um ventilador que me vá aumentando a velocidade consoante a temperatura defino para "A"... Isto se for um transdutor que a sua saia analógica seja em intensidade, certo.
Obrigado a todos
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Mensagem por justme »

Boas,

pensemos num caso concreto: Controlo da velocidade de um ventilador atraves de um comando externo.

Essa operação pode ser realizada injetando no variador uma tensão ou uma corrente.

Os terminais onde essa tensão ou corrente devem ser injetados são o FR e o FC.

Os valores tensão e corrente normalizados para estes terminais são :

1) Controlo por tensão: 0-10 V

Portanto se variar a tensão nos terminais FR e FC entre 0 e 10 Volts tambem fará variar a frequencia nos terminais de saida de potencia do variador (U/T1, V/T2, W/T3) entre um valor minimo e um valor maximo. Como a esses terminais está ligado o ventilador, a sua velocidade tambem variará.

Configuração:
Parametro n03 = 2
Microswitch SW8 ajustado para V

2) Controlo por corrente: 0-20mA ou 4-20mA

Neste caso ao variar a corrente nos terminais FR e FC entre 0 e 20 mA ou 4 e 20 mA (dependendo do que configurar), tambem fará variar a frequencia nos terminais de saida de potencia do variador da mesma forma que no comando por tensão.

Configuração:
Parametro n03 = 3 (4-20mA)
Parametro n03 = 4 (0-20mA)
Micrswitch SW8 ajustado para I

Um abraço
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

justme Escreveu:Boas,

pensemos num caso concreto: Controlo da velocidade de um ventilador atraves de um comando externo.

Essa operação pode ser realizada injetando no variador uma tensão ou uma corrente.

Portanto se variar a tensão nos terminais FR e FC entre 0 e 10 Volts tambem fará variar a frequencia nos terminais de saida de potencia do variador (U/T1, V/T2, W/T3) entre um valor minimo e um valor maximo. Como a esses terminais está ligado o ventilador, a sua velocidade tambem variará.

Configuração:
Parametro n03 = 2

Neste caso ao variar a corrente nos terminais FR e FC entre 0 e 20 mA ou 4 e 20 mA (dependendo do que configurar), tambem fará variar a frequencia nos terminais de saida de potencia do variador da mesma forma que no comando por tensão.

Configuração:

Um abraço
Boa tarde,
Discrição perfeita, muito obrigado, vou ver se compro o potenciómetro para ver se queimo aquilo de uma vez. :lol:
Cumprimentos mais uma vez obrigado
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

justme Escreveu:Boas,

Configuração:
Parametro n03 = 2

Configuração:

Um abraço
Mestre justme,
funcionou perfeitamente, mas agora estou baralhado...tive colocar o potenciometro da seguinte maneira..3 pinos----as extremidades em FS e FC e o do centro no FR...(dito pelo mestre nelmindo) mas fiquei um pouco baralhado.....então quando adaptamos um potenciómetro ele não fica em serie com o circuito..por exemplo, alimentaçao ao do meio e saida por uma das extremidades para o receptor..para variarmos a tensão.
Mas neste caso os terminais FS--Alimentaçao para o potenciometro, FR--referencia , FC--Comum (0V)
Então mas se não tenho tensao em FR...como e que ele variou a tensao?!! Peço imensa desculpa mas agora fiquei á nora...
Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

divisor de tensão
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

nelmindo Escreveu:divisor de tensão
Ok, mas como ele me variou a tensão se entre as extremidades do potenciometro eu tenho uma resistencia fixa?
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

nelmindo Escreveu:divisor de tensão
Acho que ja cheguei lá...sabendo que temos 12V de um dos lados no outro é 0V sabemos que a resistência e igual dos dois "lados" o Vout vai ser o nosso "meio" certo Mestre nelmindo?
Cumprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Pegas no potenciómetro de "3 pernas" e com ele em cima da bancada fazes o seguinte;
Um multímetro em escala de omhs.
O potenciómetro.

Medes o potenciómetro da seguinte maneira;
Uma ponta do multímetro na perna do meio do potenciómetro, e a outra ponta numa das extremidades do potenciómetro. Vais verificar que quando rodas o potenciómetro a resistência varia. Se fores medir a outra ponta do potenciómetro, é inversamente à leitura que tens do outro lado.

Ou seja, tens a comum ao centro, se medires do lado direito sobe a resistência, se medires do lado esquerdo, desce a resistência.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas

Pegas no potenciómetro de "3 pernas" e com ele em cima da bancada fazes o seguinte;
Um multímetro em escala de omhs.
O potenciómetro.

Medes o potenciómetro da seguinte maneira;
Uma ponta do multímetro na perna do meio do potenciómetro, e a outra ponta numa das extremidades do potenciómetro. Vais verificar que quando rodas o potenciómetro a resistência varia. Se fores medir a outra ponta do potenciómetro, é inversamente à leitura que tens do outro lado.

Ou seja, tens a comum ao centro, se medires do lado direito sobe a resistência, se medires do lado esquerdo, desce a resistência.

Cump.
Mário
Boa tarde mestre Mario,
Certo até ai sei...de um dos lados a resistencia ascende do outro descende.
Mas viu acima a minha confusão ai acima?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”