O telerruptor seria alimentado na saida do contato NA, não disse que seria no NF, disse sim, que o contato NF poderia ser utilizado para uma eventual opção, por exemplo de um sinalizador.
Usando o sistema de comando de telerruptor por botão de pressão, o telerruptor está sempre alimentado, e ao pressionar o botão liga/desliga a bobine do telerruptor.
Esta solução utiliza-se por exemplo, nos locais aonde é preciso comandar iluminação de diversos pontos, sem recurso a comutações ou inversores, e que pode adicionar um relé temporizado e contator, dependendo do tipo de instalação, consumos, temporização.
Utilizando o contato NA do botão de pressão, este ao ser pressionado, ligará a luz de imediato, dependendo do tipo de lampâdas utilizadas, acontece que por vezes se utilizam fluorescentes normais, e economizadoras chinocas,e aí os utilizadores mais descuidados pressionam o botão algumas vezes, isto enquanto não se habituam à solução implementada.
angel_of_diablo Escreveu:Olá "Energy".
Corrija-me se tiver enganado, mas usando o contacto NF não torna o funcionamento mais estranho e a instalação ligeiramente mais complexa.
Passo a explicar o meu ponto de vista.
Se usar o contacto NF, não pode ligar os 4 botões de pressão em paralelo, pois ao carregar num deles os outros 3 ficam na mesma a alimentar o telerruptor, logo não existe uma odem de comando ao mesmo;
Sobra a ligação em série, que já po si é ligeiramente mais chata. Com esta ligação, existe a meu ver 2 poblemas:
1) O telerruptor está sempre alimentado, logo um consumo (pequeno mas existente) para o resto da vida;
2) Só quando larga o botão é que as luzes acendem. Como não ligam logo ao carregar no botão, uma pessoa pode ter tendência a dar uma 2ª ordem, voltando a apagar as luzes.
Estou certo ou muito errado?