A electricidade gasta a produzir combustíveis

Responder
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 115
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por rui14 »

Quando se fala de automóveis eléctricos, invariavelmente se chega a um ponto em que os detractores deste tipo de tecnologia referem que se gastam combustíveis fósseis para produzir electricidade, e que se todos mudássemos para este tipo de veículos seria necessário continuar a poluir o ambiente. O que se esquecem de referir, é que a própria produção dos combustíveis gasta tremendas quantidades de electricidade.

Os dados que são apresentados no seguinte vídeo vêm de dados estatísticos oficiais das Nações Unidas, e revelam que as refinarias de petróleo são tão gastadoras que habitualmente necessitam de uma ligação directa da central de produção de energia mais próxima.

No Reino Unido, em 2005, o consumo de electricidade das refinarias ascendeu a 5600gWh, sendo superior ao de múltiplas cidades, e fazendo com que a produção de 1 galão de gasolina (3.78 litros) tenha um consumo estimado de 4.5kWh. Ou seja, gasta-se mais de 1kWh para produzir um único litro de gasolina... o que dá que pensar, se tivermos em consideração que com 1kWh num veículo eléctrico também se percorrem muitos quilómetros.

Talvez a melhor forma de resumir tudo isto seja aquilo que Elon Musk, fundador da Tesla (e não só) diz:

Haveria electricidade mais que suficiente para recarregar os automóveis eléctricos, se se parasse de refinar petróleo.

Dá que pensar...

http://youtu.be/BQpX-9OyEr4

retirado de:
http://abertoatedemadrugada.com/2014/05 ... duzir.html


Responder

Voltar para “Discussão Energias”