Botão Simples / Botão NA + NF

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Botão Simples / Botão NA + NF

Mensagem por ENERGY »

Boas
O telerruptor seria alimentado na saida do contato NA, não disse que seria no NF, disse sim, que o contato NF poderia ser utilizado para uma eventual opção, por exemplo de um sinalizador.
Usando o sistema de comando de telerruptor por botão de pressão, o telerruptor está sempre alimentado, e ao pressionar o botão liga/desliga a bobine do telerruptor.
Esta solução utiliza-se por exemplo, nos locais aonde é preciso comandar iluminação de diversos pontos, sem recurso a comutações ou inversores, e que pode adicionar um relé temporizado e contator, dependendo do tipo de instalação, consumos, temporização.
Utilizando o contato NA do botão de pressão, este ao ser pressionado, ligará a luz de imediato, dependendo do tipo de lampâdas utilizadas, acontece que por vezes se utilizam fluorescentes normais, e economizadoras chinocas,e aí os utilizadores mais descuidados pressionam o botão algumas vezes, isto enquanto não se habituam à solução implementada.

angel_of_diablo Escreveu:Olá "Energy".

Corrija-me se tiver enganado, mas usando o contacto NF não torna o funcionamento mais estranho e a instalação ligeiramente mais complexa.

Passo a explicar o meu ponto de vista.

Se usar o contacto NF, não pode ligar os 4 botões de pressão em paralelo, pois ao carregar num deles os outros 3 ficam na mesma a alimentar o telerruptor, logo não existe uma odem de comando ao mesmo;

Sobra a ligação em série, que já po si é ligeiramente mais chata. Com esta ligação, existe a meu ver 2 poblemas:
1) O telerruptor está sempre alimentado, logo um consumo (pequeno mas existente) para o resto da vida;
2) Só quando larga o botão é que as luzes acendem. Como não ligam logo ao carregar no botão, uma pessoa pode ter tendência a dar uma 2ª ordem, voltando a apagar as luzes.

Estou certo ou muito errado?
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá "Energy".

Peço desculpa se estou a ser mal enterpretado, mas a minha explicação foi com base no que disse e passo a citar
ENERGY Escreveu:Boas
Nesse caso do botão de pressão NA+NF escolhe o contato de saída que quiser, e ao pressionar vai ligar/desligar o telerruptor, em qualquer um dos 4 pontos, isto se tiver os 4 botões instalados.
RuiMachado Escreveu:"Um botão simples significa que só tem uma tecla, podendo ter internamente 1 ou 2 contactos.
Um botão NA+NF pode ser simples ou duplo, consoante tenha uma tecla (activa os 2 contactos em simultâneo) ou duas (activa os 2 contactos em separado)."

Qualquer 1 dos botões é simples (1 tecla)...só que 1 só tem uma saída....o outro por ser NA+NF tem 2!!! Não sei se me estou a fazer entender :)

Por norma o botao de pressão está no estado NA e quando carregamos passa a NF e assim sucessivamente!!!
O botao NA+NF é a mesma coisa só que tem a saida NA e outra NF!!

A questão é que tenho uma instalação para um telerruptor, e fiz a passagem entre 4 botões a 2 fios...uso apenas uma saída?!! tipo NF?!! (penso que o efeito será o mesmo ou não?!!)
que a meu entender deu a ideia de ser indiferente ligar no NA ou no NF.

Eu sei como funciona o sistema de botões de pressão ligados a um telerruptor, mas confesso que ligar através do contacto NF nunca me tinha ocorrido e nem me agrada muito.

Mas é só a minha opinião.
O que interessa é o "RuiMachado" ficar esclarecido sobre as duas situações.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

O telerruptor é com um botão NA.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade essa minha explicação pode induzir os mais inesperientes em erro, mas segundo a apresentação do "RuiMachado", este não é propriamente um leigo no assunto, e parece ter compreendido o que lhe foi transmitido nas várias perguntas/respostas.
Mas é sempre bom estas observações, para que fique claro para todos, em especial para os menos experientes.
Quanto ao telerruptor estar sempre alimentado, tem de ser, sendo que o consumo será minimo, aliás nos blocos de relés de sistemas domótica, ou nos grupos de alimentração das luminárias utilizadas na domótica, a alimentação também está sempre presente, logo a existir consumos serão bem maiores, e os clientes não se queixam.
angel_of_diablo Escreveu:Olá "Energy".

Peço desculpa se estou a ser mal enterpretado, mas a minha explicação foi com base no que disse e passo a citar
ENERGY Escreveu:Boas
Nesse caso do botão de pressão NA+NF escolhe o contato de saída que quiser, e ao pressionar vai ligar/desligar o telerruptor, em qualquer um dos 4 pontos, isto se tiver os 4 botões instalados.
RuiMachado Escreveu:"Um botão simples significa que só tem uma tecla, podendo ter internamente 1 ou 2 contactos.
Um botão NA+NF pode ser simples ou duplo, consoante tenha uma tecla (activa os 2 contactos em simultâneo) ou duas (activa os 2 contactos em separado)."

Qualquer 1 dos botões é simples (1 tecla)...só que 1 só tem uma saída....o outro por ser NA+NF tem 2!!! Não sei se me estou a fazer entender :)

Por norma o botao de pressão está no estado NA e quando carregamos passa a NF e assim sucessivamente!!!
O botao NA+NF é a mesma coisa só que tem a saida NA e outra NF!!

A questão é que tenho uma instalação para um telerruptor, e fiz a passagem entre 4 botões a 2 fios...uso apenas uma saída?!! tipo NF?!! (penso que o efeito será o mesmo ou não?!!)
que a meu entender deu a ideia de ser indiferente ligar no NA ou no NF.

Eu sei como funciona o sistema de botões de pressão ligados a um telerruptor, mas confesso que ligar através do contacto NF nunca me tinha ocorrido e nem me agrada muito.

Mas é só a minha opinião.
O que interessa é o "RuiMachado" ficar esclarecido sobre as duas situações.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”