maquina soldar
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Re: maquina soldar
Viva,
O barulho pode ser da frequência de comutação. É como nas bobines dos transformadores das SMPS. Parece que tem algo solto? Então aí pode estar uma pista! O barulho é só num? É em todos? Se for, o que não me parece "normal", então deve ser assim mesmo!
A marca da máquina dá apoio técnico? Já me aconteceu chegar a um ponto donde não passo mais, ou seja, vejo que a avaria "me transcende" e peço o apoio técnico especializado da marca em causa. Não é drama nenhum, pois não podemos saber tudo! Se não há esquemas ou documentação que possa ajudar na reparação, tornasse uma tarefa um pouco ingrata e com pouca probabilidade de sucesso.
Cumps,
Bruno
O barulho pode ser da frequência de comutação. É como nas bobines dos transformadores das SMPS. Parece que tem algo solto? Então aí pode estar uma pista! O barulho é só num? É em todos? Se for, o que não me parece "normal", então deve ser assim mesmo!
A marca da máquina dá apoio técnico? Já me aconteceu chegar a um ponto donde não passo mais, ou seja, vejo que a avaria "me transcende" e peço o apoio técnico especializado da marca em causa. Não é drama nenhum, pois não podemos saber tudo! Se não há esquemas ou documentação que possa ajudar na reparação, tornasse uma tarefa um pouco ingrata e com pouca probabilidade de sucesso.
Cumps,
Bruno
Rochiinha Escreveu:]Viva,
A placa principal tem as tensões de alimentação correctas? Tens o esquema da máquina onde se possa ver as alimentações?
Nao sei, nao tenho esquema onde se possa ver alimentaçoes.
Tens um multímetro que meça frequência? se sim, podes medir nos dois cabos que vão para cada tiristor a ver se têm todos a mesma frequência.Não tenho.
O potenciómetro tem um valor de 700ohm na placa. e os outros são iguais e tem o mesmo valor? O melhor mesmo é testá-los fora. Foi substituido, mas nao resolveu o problema
Os transformadores de pulso são as 6 peças redondas que estão na placa e que um pouco abaixo está os cabos que vão para as gates dos tiristores. Transformadores de pulso são apenas transformadores 1:1 que servem para isolar os pulsos que vão gate da parte electrónica da placa. O valor entre eles é igual, eles fazem um barulho estranho, parece ter alguma coisa solta dentro deles, é normal?Obrigado, Rochiinha
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá, não consigo perceber bem se o barulho é apenas de um ou de todos porque tem mais maquinas perto a fazer barulho. O vendedor parece que faliu, tem outra empresa a dar assistência, mas tem de vir de fora e é sempre dispendioso,
Também só vou ate onde conseguir, Obrigado
Também só vou ate onde conseguir, Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Marca e modelo da máquina?
Cump.
Mário
Marca e modelo da máquina?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
boas
esse barulho nos transformadores não será folgas nas lamelas do ferro e com o fluxo magnetico estas vibram? penso que chamam a isso efeito de histerese
os tiristor com o uso e com o esforço intensivo, no seu interior as junções electronicas tem tendencia de fazer ruido, tipo fritar batatas, com o aquecimento aumenta ainda mais
poderá ser mesmo fadiga dos materiais
esse barulho nos transformadores não será folgas nas lamelas do ferro e com o fluxo magnetico estas vibram? penso que chamam a isso efeito de histerese
os tiristor com o uso e com o esforço intensivo, no seu interior as junções electronicas tem tendencia de fazer ruido, tipo fritar batatas, com o aquecimento aumenta ainda mais
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Agradecimento recebido: 81 vezes
jaimereis Escreveu:boas
Boas,
penso que, por lapso, referiu a Histerese quando deveria estar a refrir-se às correntes de Focault.
ohmico
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
sim eu sei que são correntes de Focault, mas penso quando se dá a saturação entre a densidade do ferro e o fluxo que lá passa, e este nucleo de ferro se encontra "destruido" por folgas das lamelas se chama efeito de histerese ( a saturação), provocando "vibrar", alem de perdas e falha de rendimentoohmico Escreveu:jaimereis Escreveu:boas
Boas,
penso que, por lapso, referiu a Histerese quando deveria estar a refrir-se às correntes de Focault.
ohmico
mas posso estar enganado
Jaime Reis
Ola, para medir esses tranformadores de pulso, nem sei como devo fazer
Obrigado a todos que responderam
Obrigado a todos que responderam
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Cump.
Mário
Mas ele já disse que até arranjava um osciloscópio, mas não sabe como funciona e não é equipamento para explicação à distancia (acho eu).Duzia12 Escreveu:Os transformadores de pulso medem-se com um osciloscópio.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Sim, tambem me parece que aprender a trabalhar com um osciloscopio a distancia não é facil 

-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Viva,
Se o equipamento a reparar não é critico! Pode aguardar algum tempo a ver se consegue reparar.
O youtube tb tem videos de osciloscopio.
Cumps,
Bruno
Se o equipamento a reparar não é critico! Pode aguardar algum tempo a ver se consegue reparar.
O youtube tb tem videos de osciloscopio.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno