maquina soldar

Responder
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: maquina soldar

Mensagem por Duzia12 »

Reparações online, tá mesmo a ver-se!!
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

O barulho pode ser da frequência de comutação. É como nas bobines dos transformadores das SMPS. Parece que tem algo solto? Então aí pode estar uma pista! O barulho é só num? É em todos? Se for, o que não me parece "normal", então deve ser assim mesmo!

A marca da máquina dá apoio técnico? Já me aconteceu chegar a um ponto donde não passo mais, ou seja, vejo que a avaria "me transcende" e peço o apoio técnico especializado da marca em causa. Não é drama nenhum, pois não podemos saber tudo! Se não há esquemas ou documentação que possa ajudar na reparação, tornasse uma tarefa um pouco ingrata e com pouca probabilidade de sucesso.

Cumps,
Bruno

Rochiinha Escreveu:]Viva,

A placa principal tem as tensões de alimentação correctas? Tens o esquema da máquina onde se possa ver as alimentações?

Nao sei, nao tenho esquema onde se possa ver alimentaçoes.

Tens um multímetro que meça frequência? se sim, podes medir nos dois cabos que vão para cada tiristor a ver se têm todos a mesma frequência.Não tenho.

O potenciómetro tem um valor de 700ohm na placa. e os outros são iguais e tem o mesmo valor? O melhor mesmo é testá-los fora. Foi substituido, mas nao resolveu o problema

Os transformadores de pulso são as 6 peças redondas que estão na placa e que um pouco abaixo está os cabos que vão para as gates dos tiristores. Transformadores de pulso são apenas transformadores 1:1 que servem para isolar os pulsos que vão gate da parte electrónica da placa. O valor entre eles é igual, eles fazem um barulho estranho, parece ter alguma coisa solta dentro deles, é normal?Obrigado, Rochiinha
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 out 2010, 20:03

Mensagem por Rochiinha »

Olá, não consigo perceber bem se o barulho é apenas de um ou de todos porque tem mais maquinas perto a fazer barulho. O vendedor parece que faliu, tem outra empresa a dar assistência, mas tem de vir de fora e é sempre dispendioso,

Também só vou ate onde conseguir, Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Marca e modelo da máquina?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

boas

esse barulho nos transformadores não será folgas nas lamelas do ferro e com o fluxo magnetico estas vibram? penso que chamam a isso efeito de histerese

os tiristor com o uso e com o esforço intensivo, no seu interior as junções electronicas tem tendencia de fazer ruido, tipo fritar batatas, com o aquecimento aumenta ainda mais

poderá ser mesmo fadiga dos materiais
Jaime Reis
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Agradecimento recebido: 81 vezes

Mensagem por ohmico »

jaimereis Escreveu:boas

esse barulho nos transformadores não será folgas nas lamelas do ferro e com o fluxo magnetico estas vibram? penso que chamam a isso efeito de histerese

os tiristor com o uso e com o esforço intensivo, no seu interior as junções electronicas tem tendencia de fazer ruido, tipo fritar batatas, com o aquecimento aumenta ainda mais

Boas,

penso que, por lapso, referiu a Histerese quando deveria estar a refrir-se às correntes de Focault.

ohmico
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

ohmico Escreveu:
jaimereis Escreveu:boas

Boas,

penso que, por lapso, referiu a Histerese quando deveria estar a refrir-se às correntes de Focault.

ohmico
sim eu sei que são correntes de Focault, mas penso quando se dá a saturação entre a densidade do ferro e o fluxo que lá passa, e este nucleo de ferro se encontra "destruido" por folgas das lamelas se chama efeito de histerese ( a saturação), provocando "vibrar", alem de perdas e falha de rendimento

mas posso estar enganado
Jaime Reis
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Ola, para medir esses tranformadores de pulso, nem sei como devo fazer

Obrigado a todos que responderam
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Os transformadores de pulso medem-se com um osciloscópio.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
Duzia12 Escreveu:Os transformadores de pulso medem-se com um osciloscópio.
Mas ele já disse que até arranjava um osciloscópio, mas não sabe como funciona e não é equipamento para explicação à distancia (acho eu).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Sim, tambem me parece que aprender a trabalhar com um osciloscopio a distancia não é facil :)
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Se pesquisar na net encontra isso
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Se o equipamento a reparar não é critico! Pode aguardar algum tempo a ver se consegue reparar.

O youtube tb tem videos de osciloscopio.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”