é um TT250N da marca EUPAC, um diodo normal vejo com um aparelho de medidas, aqui é igual?Mário Escreveu:Boas
Vai ver
http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q= ... JS-tcwYX4Q
Sabes ver se um diodo está bom ?
Cump.
Mário
maquina soldar
Re: maquina soldar
Mede as gates.
Como meço as gates?
Com o voltímetro tens que verificar se tens valores iguais em todas as portas.
Isto é os tiristors?? como se mede isto?
Quando entra o 3º temporizador é para fazer o quê?
nao entra um terceiro temporizador, apenas dispara o disjuntor no quadro quando acaba o segundo temporizador
O transformador está bom?
Com a resistencia que tem, nao é façil medir
Como meço as gates?
Com o voltímetro tens que verificar se tens valores iguais em todas as portas.
Isto é os tiristors?? como se mede isto?
Quando entra o 3º temporizador é para fazer o quê?
nao entra um terceiro temporizador, apenas dispara o disjuntor no quadro quando acaba o segundo temporizador
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Mede com um mega, é que pode dar passagem quando aquece.
Um tiristor é + ou - "diodo" rectifica (deixa passar para um lado e bloqueia em sentido inverso) a gate serve para dizer quanto é deixa passar (é como um sinaleiro no transito).
Experimenta a trocar as fases, o problema mantém-se na mesma fase ou se muda.
Cump.
Mário
Mede com um mega, é que pode dar passagem quando aquece.
Um tiristor é + ou - "diodo" rectifica (deixa passar para um lado e bloqueia em sentido inverso) a gate serve para dizer quanto é deixa passar (é como um sinaleiro no transito).
Experimenta a trocar as fases, o problema mantém-se na mesma fase ou se muda.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário Escreveu:O transformador está bom?
Mede com um mega, é que pode dar passagem quando aquece.Um mega, isso o que é?tem de ser menos "tecnico" a falar comigo, haha
Um tiristor é + ou - "diodo" rectifica (deixa passar para um lado e bloqueia em sentido inverso) a gate serve para dizer quanto é deixa passar (é como um sinaleiro no transito). Para medir o tiristor onde coloco as pontas de prova do aparelho de medidas? nos tres parafusos da potencia, ou seja no AK, K e no A?Experimenta a trocar as fases, o problema mantém-se na mesma fase ou se muda.
Cump.
Mário
Um dos potenciómetros de regular a potência que é de 4k7 só acusa 700homes, poderá ser disso? Terei de o dessoldar para dar o valor correcto?
Amigo Mario diga como utilizo um "mega" para verificar se o transformador esta bom, e como se verifica o tiristor?
Obrigado.
Amigo Mario diga como utilizo um "mega" para verificar se o transformador esta bom, e como se verifica o tiristor?
Obrigado.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Um mega sabes para que serve? já viste alguém a funcionar com algum?
Vai ver pode ser que sirva.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=t ... 2moFZl6FNQ
Cump.
Mário
O teu perfil está correcto? é que não saberes como se utiliza um mega deixa-me duvidas se vais conseguir dar conta da situação que tens em mãos.Rochiinha Escreveu:Um dos potenciómetros de regular a potência que é de 4k7 só acusa 700homes, poderá ser disso? Terei de o dessoldar para dar o valor correcto?
Obrigado.
Um mega sabes para que serve? já viste alguém a funcionar com algum?
Vai ver pode ser que sirva.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=t ... 2moFZl6FNQ
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Sabe que quando a teoria da escola nunca passou á pratica depois é um problema, sao coisas que nao se meche todos os dias, dai nao estar a vontade com isto
Nao sei o que é um mega nem para que serve
Nao sei o que é um mega nem para que serve
- Mário
- Team Apoio
Bem um "mega" é um megaohmimetro, serve para se verificar se existe falha de isolamento.
O "mega" pode ser de 500V ou 1.000V (ou outra tensão, depende da sua utilidade) de saida mas com 5ma de corrente, que serve para se verificar (medir em ohms) o isolamento, seja de cabos, motores, transformadores, etc... Não podes utilizar o "mega" em circuitos electrónicos.
Num multímetro tens por ex. uma medição de 20 "megas", (são vinte milhões de ohms) mas não tens tensão suficiente para teste de isolamento.
Cump.
Mário
O "mega" pode ser de 500V ou 1.000V (ou outra tensão, depende da sua utilidade) de saida mas com 5ma de corrente, que serve para se verificar (medir em ohms) o isolamento, seja de cabos, motores, transformadores, etc... Não podes utilizar o "mega" em circuitos electrónicos.
Num multímetro tens por ex. uma medição de 20 "megas", (são vinte milhões de ohms) mas não tens tensão suficiente para teste de isolamento.
Cump.
Mário
e ligo as pontas de prova entre a terra e cada um dos bornes do transformador?Mário Escreveu:Bem um "mega" é um megaohmimetro, serve para se verificar se existe falha de isolamento.
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
e ligo as pontas de prova entre a terra e cada um dos bornes do transformador?
Sim, mas não te esqueças que tens 500 ou 1.000V. A ponta preta (-) ligas à massa (ou não, depende do que vais medir) e a vermelha (+) encostas onde queres medir, seja em relação à terra ou entre fases.
Mário
Sim, mas não te esqueças que tens 500 ou 1.000V. A ponta preta (-) ligas à massa (ou não, depende do que vais medir) e a vermelha (+) encostas onde queres medir, seja em relação à terra ou entre fases.
Mário
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
boas
cuidado com os megas nos transformadores, pois alguns injectam uma corrente que não é bem continua ( não tenho bem a certeza mas é do tipo dente de serra), e se estivermos a medir um dos enrrolamentos e sem querer estamos a criar corrente no outro enrrolamento, se for elevador , pode causar danos.....
...infelizmente ou felizmente chamo a atenção disto porque já aconteceu.......aqui o je quando era maçarico armou-se em esperto e ....
cuidado com os megas nos transformadores, pois alguns injectam uma corrente que não é bem continua ( não tenho bem a certeza mas é do tipo dente de serra), e se estivermos a medir um dos enrrolamentos e sem querer estamos a criar corrente no outro enrrolamento, se for elevador , pode causar danos.....
...infelizmente ou felizmente chamo a atenção disto porque já aconteceu.......aqui o je quando era maçarico armou-se em esperto e ....
Jaime Reis
- Mário
- Team Apoio
Boas "jaimereis"
"cuidado com os megas nos transformadores, pois alguns injectam uma corrente que não é bem continua ( não tenho bem a certeza mas é do tipo dente de serra), e se estivermos a medir um dos enrrolamentos e sem querer estamos a criar corrente no outro enrrolamento, se for elevador , pode causar danos....."
Sim há, mas não são muito comuns, dado que servem para análise mais profunda e alguns chegam aos 800 Hz (já que é em Ac).
Tambem há necessidade de fazer a descarga, se ele "mega" não for automático "digitais por norma fazem"
Cump.
Mário
"cuidado com os megas nos transformadores, pois alguns injectam uma corrente que não é bem continua ( não tenho bem a certeza mas é do tipo dente de serra), e se estivermos a medir um dos enrrolamentos e sem querer estamos a criar corrente no outro enrrolamento, se for elevador , pode causar danos....."
Sim há, mas não são muito comuns, dado que servem para análise mais profunda e alguns chegam aos 800 Hz (já que é em Ac).
Tambem há necessidade de fazer a descarga, se ele "mega" não for automático "digitais por norma fazem"
Cump.
Mário
Desliguei o positivo na saida da rectificaçao, nao disparou o disjuntor, suponho que o transformador esta bom, tiristors estao bons
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Viva,
A placa principal tem as tensões de alimentação correctas? Tens o esquema da máquina onde se possa ver as alimentações?
Tens um multímetro que meça frequência? se sim, podes medir nos dois cabos que vão para cada tiristor a ver se têm todos a mesma frequência.
O potenciómetro tem um valor de 700ohm na placa. e os outros são iguais e tem o mesmo valor? O melhor mesmo é testá-los fora.
Os transformadores de pulso são as 6 peças redondas que estão na placa e que um pouco abaixo está os cabos que vão para as gates dos tiristores. Transformadores de pulso são apenas transformadores 1:1 que servem para isolar os pulsos que vão gate da parte electrónica da placa.
Cumps,
Bruno
A placa principal tem as tensões de alimentação correctas? Tens o esquema da máquina onde se possa ver as alimentações?
Tens um multímetro que meça frequência? se sim, podes medir nos dois cabos que vão para cada tiristor a ver se têm todos a mesma frequência.
O potenciómetro tem um valor de 700ohm na placa. e os outros são iguais e tem o mesmo valor? O melhor mesmo é testá-los fora.
Os transformadores de pulso são as 6 peças redondas que estão na placa e que um pouco abaixo está os cabos que vão para as gates dos tiristores. Transformadores de pulso são apenas transformadores 1:1 que servem para isolar os pulsos que vão gate da parte electrónica da placa.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
]Viva,
A placa principal tem as tensões de alimentação correctas? Tens o esquema da máquina onde se possa ver as alimentações? Nao sei, nao tenho esquema onde se possa ver alimentaçoes.
Tens um multímetro que meça frequência? se sim, podes medir nos dois cabos que vão para cada tiristor a ver se têm todos a mesma frequência.Não tenho.
O potenciómetro tem um valor de 700ohm na placa. e os outros são iguais e tem o mesmo valor? O melhor mesmo é testá-los fora. Foi substituido, mas nao resolveu o problema
Os transformadores de pulso são as 6 peças redondas que estão na placa e que um pouco abaixo está os cabos que vão para as gates dos tiristores. Transformadores de pulso são apenas transformadores 1:1 que servem para isolar os pulsos que vão gate da parte electrónica da placa. O valor entre eles é igual, eles fazem um barulho estranho, parece ter alguma coisa solta dentro deles, é normal?Obrigado, Rochiinha
Cumps,
Bruno
A placa principal tem as tensões de alimentação correctas? Tens o esquema da máquina onde se possa ver as alimentações? Nao sei, nao tenho esquema onde se possa ver alimentaçoes.
Tens um multímetro que meça frequência? se sim, podes medir nos dois cabos que vão para cada tiristor a ver se têm todos a mesma frequência.Não tenho.
O potenciómetro tem um valor de 700ohm na placa. e os outros são iguais e tem o mesmo valor? O melhor mesmo é testá-los fora. Foi substituido, mas nao resolveu o problema
Os transformadores de pulso são as 6 peças redondas que estão na placa e que um pouco abaixo está os cabos que vão para as gates dos tiristores. Transformadores de pulso são apenas transformadores 1:1 que servem para isolar os pulsos que vão gate da parte electrónica da placa. O valor entre eles é igual, eles fazem um barulho estranho, parece ter alguma coisa solta dentro deles, é normal?Obrigado, Rochiinha
Cumps,
Bruno