Cálculo do TILT

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Cálculo do TILT

Mensagem por joaoosvaldo »

No cálculo do TILT numa rede de MATV como calculam o TILT? Tendo em conta apenas as perdas desde o RG-CC até à tomada ou tendo em conta o nível de sinal na tomada?

Exemplo:

1.ª Opção:

Perdas na rede desde o RG-CC até à tomada = 29,95dB (5MHz);
Perdas na rede desde o RG-CC até à tomada = 35,33dB (862MHz).

TILT = 35,33 - 29,95 = 5,38

2.ª Opção:

Considerando as mesmas perdas mas com as seguintes potências à saída do amplificador:

Potência à saída do amplificador a 5MHz = 82 dBmicroV;
Potência à saída do amplificador a 862MHz = 87 dBmicroV.

Nível de sinal na tomada a 5MHz = 82 - 29,95 = 52,05 dBmicroV;
Nível de sinal na tomada a 862MHz = 87 - 35,33 = 51,67 dBmicroV.

TILT = 52,05 - 51,67 = 0,38

Qual dos dois valores está correcto? 1.ª Opção tendo em conta apenas as perdas ou 2.ª opção tendo em conta o nível de sinal na tomada?

É que os valores são bem diferentes :!: :?:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Cálculo do TILT

Mensagem por Varejo »

Boas, eu uso a 2ª opção, baseado no nível saída na cabeça de rede e no que chega às tomadas!

E também foi assim que "aprendi" nas diversas formações que fiz!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 06 mai 2008, 14:44
Enviou: 1 vez

Mensagem por nasps »

Viva...

Pessoalmente já usei das duas formas contudo parece-me mais "preciso" e lógico os níveis de sinal às tomadas com tendo em conta as potências à saída do amplificador...logo...a 2ª

Cmpts
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por amfys »

Eu também tenho calculado com base nos sinais porque foi assim que fizemos na formação, no entanto no manual ITED faz referência que o tilt é a diferença entre atenuações.
Provavelmente irei começar a garantir que ambas as formas de cálculo tomam valores abaixo do máximo permitido, pelo menos até termos a certeza.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por parreirajoao »

Osvaldo, como ja tinhamos falado eu aprendi no ited 2, a calcular a partir das atenuacoes.

Tambem atraves da teka, indicaram:-)me que e atraves das atenuacoes.

No manual e bem explicito. A partir das atenuacoes (dB).
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

amfys Escreveu:Eu também tenho calculado com base nos sinais porque foi assim que fizemos na formação, no entanto no manual ITED faz referência que o tilt é a diferença entre atenuações.
Provavelmente irei começar a garantir que ambas as formas de cálculo tomam valores abaixo do máximo permitido, pelo menos até termos a certeza.
Pois quem me falou inicialmente nisto foi o "parreirajoao" e pelos visto muita gente faz pela 2.ª opção mas realmente e tendo em conta o que está escrito no Manual ITED parece-me que o mais correcto é a 1.ª opção, ou seja, o valor em dB :!: Mas também não tenho qualquer certeza :? .
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, se fosse só para calcular atenuações fazia-se como no CATV!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Varejo Escreveu:Boas, se fosse só para calcular atenuações fazia-se como no CATV!
Pois mas pela definição que está no Manual é pelas atenuações :!: Pelos vistos ninguém tem a certeza :? :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, nós temos de colocar o nivel de sinal na cabeça de rede e o que chega às tomadas, parece-me lógico que se faça o calculo do TILT com os níveis de sinal já definidos !

"23. Quais os cálculos que devem constar nos projetos ITED?

Nos projetos devem constar:

- A pendente (Tilt) para as redes de MATV/SMATV entre os 5 e os 862 MHz, e entre 950 e os 2150 MHz, para o ajuste da CR (Cabeça de Rede), bem como os níveis de sinal para as frequências de 5, 862, 950 e 2150 MHz, tal como previsto no ponto 4.3.2.1 do Manual;"

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1063975
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Segundo informação da TEKA, o cálculo é efectuado a partir das atenuações (dB).

Para isso, basta colocar a zero na CR, para obtermos os valores das atenuações.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, mas estamos aqui a "debater" o que manda o manual ITED/ANACOM, ou apenas o que diz o fabricante TEKA?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

O que manda o manual do ITED, é o cálculo pelas atenuações (dB).

Para o cálculo da pendente deverá ter-se em conta a atenuação da rede entre o RG-CC/SMATV e as saídas das tomadas menos favorecidas (com menor sinal, normalmente associado a uma maior distância ao RC-CC), dos vários fogos autónomos.

Os pendentes (Tilt) dessas curvas devem cumprir, de acordo com as bandas respectivas, os seguintes limites:

• Entre os 5 e os 862MHz não se admite um valor de pendente superior a 15dB. Entende-se por pendente (Tilt) a diferença, em dB, entre o valor da atenuação aos 5MHz e o valor da atenuação aos 862MHz, para uma mesma tomada;

• Aos 862MHz não se admite uma diferença de atenuação superior a 12dB entre os valores das tomadas mais e menos favorecidas. Caso a CR possua equipamento com Controlo Automático de Ganho capaz de compensar oscilações (positivas ou negativas) dos sinais recebidos via terrestre ou satélite, admite-se uma diferença de atenuação igual ou inferior a 15 dB;

• Entre os 950 e os 2150MHz não se admite um valor de pendente superior a 20dB. Entende-se por pendente (Tilt) a diferença, em dB, entre o valor da atenuação aos 950MHz e o valor da atenuação aos 2150MHz, para uma mesma tomada.

• Aos 2150MHz não se admite uma diferença de atenuação superior a 20dB entre os valores das tomadas mais e menos favorecidas.
Varejo Escreveu:Boas, mas estamos aqui a "debater" o que manda o manual ITED/ANACOM, ou apenas o que diz o fabricante TEKA?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, julgo que andamos aqui a debater um assunto sobre coisas diferentes! :mrgreen:

Ou seja deve-se calcular as atenuações fazendo referência ao nível de sinal que injectamos.

O post inicial do joaoosvaldo na 2ª opção calcula o TILT no nível de sinal e foi aqui que eu interpretei mal, ou seja deduzi que era idêntico à 1ª mas fazia referência aos niveis de sinal que se devem colocar.

Esclarecendo para não haver mais dúvidas, o TILT que se que calcula é sempre sobre as atenuações e nunca sobre os niveis de sinal que chegam às tomadas!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Varejo Escreveu:Boas, julgo que andamos aqui a debater um assunto sobre coisas diferentes! :mrgreen:

Ou seja deve-se calcular as atenuações fazendo referência ao nível de sinal que injectamos.

O post inicial do joaoosvaldo na 2ª opção calcula o TILT no nível de sinal e foi aqui que eu interpretei mal, ou seja deduzi que era idêntico à 1ª mas fazia referência aos niveis de sinal que se devem colocar.

Esclarecendo para não haver mais dúvidas, o TILT que se que calcula é sempre sobre as atenuações e nunca sobre os niveis de sinal que chegam às tomadas!
Então quer dizer que a 1.ª opção é que está correcta? Ou seja, o cálculo é feito tendo em conta apenas as atenuações?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, a 1ª está correcta, mas deves colocar os niveis de sinal na cabeça de rede e o que chega às tomadas!
Última edição por Varejo em 16 jan 2012, 22:44, editado 2 vezes no total.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”