Neutro??

Responder
Memonic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 nov 2007, 22:46

Neutro??

Mensagem por Memonic »

Boas, alguem me pode explicar para q serve o neutro nas linhas electricas? Obr
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 23 abr 2007, 18:52

Re: Neutro??

Mensagem por sousa »

Memonic Escreveu:Boas, alguem me pode explicar para q serve o neutro nas linhas electricas? Obr
é mal comparado mas é como uma autoestrada vamos por um lado e voltamos por outro
Guilherme
Curioso
Curioso
Registado: 18 set 2007, 18:01
Contacto:

Mensagem por Guilherme »

brutal ...
o melhor foi sem dúvida o pormenor que os electrões andam em excesso de velocidade, se a GNR ou a BT os apanha, até porque eles agora andam aí com radares e outras coisas menos hilariantes aos "automobilistas".

Vão por uma estrada e voltam por outra, está caro ... se calhar é por isso que a EDP puxa tanto pelas contas...
Não iremos divagar.
Só um pormenor curioso. Este Forum está a corrigir erros ortográficos, o melhor é que eu acho que nunca me tinha enganado tanto a escrever... :x enfim ... isto é ainda mais confuso ;) mas dá 'G'eito ;)

Boa explicação ;) ...

Leva-me no entanto a fazer outra pergunta, a um recém aluno de "Eli/Elo" (que ainda só deu, e mal, CC) ... há alguma semelhança entre Neutro de AC e ' - ' (polo Sul :) ) e, CC?

Um abraço ;)
faisca1
Curioso
Curioso
Registado: 29 jul 2007, 23:16

Mensagem por faisca1 »

ele disse que era uma mal comparação e certo mas tem o seu sentido
tanto protesto contra a resposta do Sousa, mas uma resposta sobre o neutro nada
será que poderia dar uma resposta
agradeciamos todos
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por sousa »

Guilherme Escreveu:brutal ...
o melhor foi sem dúvida o pormenor que os electrões andam em excesso de velocidade, se a GNR ou a BT os apanha, até porque eles agora andam aí com radares e outras coisas menos hilariantes aos "automobilistas".

Vão por uma estrada e voltam por outra, está caro ... se calhar é por isso que a EDP puxa tanto pelas contas...
Não iremos divagar.
Só um pormenor curioso. Este Forum está a corrigir erros ortográficos, o melhor é que eu acho que nunca me tinha enganado tanto a escrever... :x enfim ... isto é ainda mais confuso ;) mas dá 'G'eito ;)

Boa explicação ;) ...

Leva-me no entanto a fazer outra pergunta, a um recém aluno de "Eli/Elo" (que ainda só deu, e mal, CC) ... há alguma semelhança entre Neutro de AC e ' - ' (polo Sul :) ) e, CC?

Um abraço ;)
o neutro em tensão continua chama-se negativo.
bruno_duarte
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 out 2006, 12:31
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por bruno_duarte »

Boas

Aqui fica a explicação de um inexperiente eng.º eléctrotécnico.

Um circuito eléctrico para funcionar tem de ser constituido por uma fonte de energia, um condutor e um receptor. Para se produzir uma corrente e deste modo fazer funcionar o receptor ( lâmpada, televisor, motor, etc) tem de existir um circuito fechado para que essa corrente possa circular. A corrente produz-se quando é aplicada uma diferença de potêncial a um receptor. Essa diferença de potêncial consegue-se à custa de um condutor carregado electricamente (a fase) e de um condutor com potêncial zero (O neutro). Ou seja o neutro tem como função proporcionar a existência de uma diferença de potêncial e também de fechar o ciruito para que deste modo se produza uma corrente e possa, por exemplo acender uma lâmpada.

espero que ajude...
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por sousa »

bruno_duarte Escreveu:Boas

Aqui fica a explicação de um inexperiente eng.º eléctrotécnico.

Um circuito eléctrico para funcionar tem de ser constituido por uma fonte de energia, um condutor e um receptor. Para se produzir uma corrente e deste modo fazer funcionar o receptor ( lâmpada, televisor, motor, etc) tem de existir um circuito fechado para que essa corrente possa circular. A corrente produz-se quando é aplicada uma diferença de potêncial a um receptor. Essa diferença de potêncial consegue-se à custa de um condutor carregado electricamente (a fase) e de um condutor com potêncial zero (O neutro). Ou seja o neutro tem como função proporcionar a existência de uma diferença de potêncial e também de fechar o ciruito para que deste modo se produza uma corrente e possa, por exemplo acender uma lâmpada.

espero que ajude...
o circuito não tem necessariamente de se fechar por um potencial zero pode-se fechar por 2 ou 3 fases desfasadas entre si como é natural de 120º
Guilherme
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Guilherme »

sousa Escreveu:o neutro em tensão continua chama-se negativo.
Sousa ... Então porque?! ...

-------------------------------------------------------------------------

Ok. a corrente existe porque há uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor... quer dizer que, não tem necessariamente o "outro lado" da "pilha" ... basta que uma "coisa" qualquer com pouca carga negativa esteja em contacto/Ligado com uma que tenha mais carga negativa?!?!?!? ...

Já agora:
uControladores:
-> Entrada VCC, há várias, porque?! porque não há só uma?
Circuitos (digo eu) estranhos:
-> Como por exemplo, amplificadores, alguns têm várias entradas e várias saídas, mesmo que só seja amplificado um circuito ...
---- Completa ignorância do macaco, mas como é que isto tudo funciona afinal :P ?????

Um abraço
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por sousa »

Guilherme Escreveu:
sousa Escreveu:o neutro em tensão continua chama-se negativo.
Sousa ... Então porque?! ...

Ok. a corrente existe porque há uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor... quer dizer que, não tem necessariamente o "outro lado" da "pilha" ... basta que uma "coisa" qualquer com pouca carga negativa esteja em contacto/Ligado com uma que tenha mais carga negativa?!?!?!? ...

Já agora:
uControladores:
-> Entrada VCC, há várias, porque?! porque não há só uma?
Circuitos (digo eu) estranhos:
-> Como por exemplo, amplificadores, alguns têm várias entradas e várias saídas, mesmo que só seja amplificado um circuito ...
---- Completa ignorância do macaco, mas como é que isto tudo funciona afinal :P ?????

Um abraço
essa completa ignorancia do macaco, seja para quem for está a mais. como já anteriormente disse a outros usuarios, tenha tento na lingua.
faisca1
Curioso
Curioso
Registado: 29 jul 2007, 23:16

Mensagem por faisca1 »

o melhor e nem ligar pois com esse tipo de membros não se aprende nada
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Amigo Guilherme

No caso dos Amplificadores

Varias entradas
Ou têm um comutador ou um misturador de sinais que selecciona e envia a entrada que será direccionada para o sistema de amplificação.

Varias Saídas
Varias saídas com uma única amplificação (São saídas em paralelo)
Varias saídas com varias amplificações (Os Positivos e Negativos não podem ser chuntados)
2 Saídas em conjunto (Bridge) os negativos não ligam e os positivos dos dois amplificadores alimentam o altifalante.

:twisted:
Espero que tenhas percebido
Guilherme
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Guilherme »

faisca e Sousa

A propósito da "Ignorância do Macaco", referia-me à minha ignorância pessoal...
Mas com certeza que esta foi a ultima vez que me viu fazer uma afirmação do género.
Estou-lhe imensamente grato pelo reparo.

Fernando
Hum ... acho que sim... vou passar a olhar com mais atenção para os circuitos, concretamente de amplificação e então talvez os entenda melhor : )

Muito obrigado
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Guilherme Escreveu:faisca e Sousa

A propósito da "Ignorância do Macaco", referia-me à minha ignorância pessoal...
Mas com certeza que esta foi a ultima vez que me viu fazer uma afirmação do género.
Estou-lhe imensamente grato pelo reparo.

Fernando
Hum ... acho que sim... vou passar a olhar com mais atenção para os circuitos, concretamente de amplificação e então talvez os entenda melhor : )

Muito obrigado
Guilherme

Dei-me ao trabalho de ir ver "Estudante de Electrónica, Automação e Instrumentação na ETLA"

Acho que não é necessário estarmos a ser irónicos uns com os outros :twisted:

[[[]]]
Guilherme
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Guilherme »

Irónicos?! ...
Sinceramente, não estou a entender onde esta conversa está a ir...

... se é pelo facto de por ser ETLA o pessoal se estar a lixar... pessoalmente não me integro nesse grupo... estou com notas excelentes, bastante motivado, estou no curso que gosto e, concretamente (aproveito) com programação (começamos hoje com programação de PICs) estou bastante à vontade... de qualquer forma, independentemente do resto da escola, que somos muitos de facto, acho que é do meu, exclusivamente meu, interesse que tenha bons resultados. Como jovem que voltou para trás três anos na vida (tenho 20, tive frequência de 12º) acho lógico e compreensível que me queira empenhar... caso contrário, e aproveito, não andava a vasculhar a net todos os dias (até encontrar este forum) por foruns de Electricidade...
Resta-me acrescentar, Fernando, se me é permitido, que, se a razão desse comentário foi sobre a maioria dos alunos da ETLA não se empenharem, considero isso talvez, alguma descriminação, e já agora, usando uma frase sua, "Quanto ou senhor duartini apenas tenho a comentar que mais valia ter ficado calado a tr a atitude palerma que aqui revelou."

de qualquer forma, Fernando. Obrigado pela explicação e pelo empenho prestado.
ruisantos
Curioso
Curioso
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por ruisantos »

Guilherme Escreveu:brutal ...

Não iremos divagar.

Boa explicação ;) ...

Um abraço ;)

Qnto ao electroes em exesso de velocidade ?!normalmente têm "quase" sempre um radar no caminho!!!
Disjuntores :mrgreen: :mrgreen:
Responder

Voltar para “Dúvidas”