10,35 kVA de potência e mesmo assim vai baixo?!?
Re: 10,35 kVA de potência e mesmo assim vai baixo?!?
Uma bomba igual à que tenho ronda os 300 euros mais montagem.
Ora como o aumento de potência para os 13,8 (com 20 ampres em cada fase) custa mais 5 euros por mês, demoraria cerca de 5 anos a compensar economicamente por uma bomba monofasica nova sem ter que aumentar a potência.
A não se que haja alguma forma de adaptar a bomba trifasica que tenho para corrente monofasica? alguém conhece uma maneira?
De qualquer forma amanhã vem cá o electricista (por sinal foi o que fez toda a inatalação eléctrica da casa de raiz) e vamos ver se com uma melhor distribuição das fases o problema se resolve.
Ora como o aumento de potência para os 13,8 (com 20 ampres em cada fase) custa mais 5 euros por mês, demoraria cerca de 5 anos a compensar economicamente por uma bomba monofasica nova sem ter que aumentar a potência.
A não se que haja alguma forma de adaptar a bomba trifasica que tenho para corrente monofasica? alguém conhece uma maneira?
De qualquer forma amanhã vem cá o electricista (por sinal foi o que fez toda a inatalação eléctrica da casa de raiz) e vamos ver se com uma melhor distribuição das fases o problema se resolve.
não tinha visto esta mensagem quando escrevi a minha última.titonr Escreveu:Podes ainda como alternativa alterar a alimentação para monofásico, e comprar um variador de velocidade para motor com alimentação mono e saida trifásica, e assim não tinhas que trocar a bomba.
quanto custa isto do "variador de velocidade para motor com alimentação mono e saída trifásica"? é fácil de montar?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
ace.crash Escreveu:Uma bomba igual à que tenho ronda os 300 euros mais montagem.
Não é só ter de pagar a taxa vai pagar o aumento de potência de 3,45 x100 Euros acho eu ou mais a não ser que já tenha a potência prevista na local onde mora
o pessoal da EDP que esteve cá disse que era só alterar a configuração do disjuntor geral e que pagaria apenas o aumento da taxa de disponibilidadeDuzia12 Escreveu:Não é só ter de pagar a taxa vai pagar o aumento de potência de 3,45 x100 Euros acho eu ou mais a não ser que já tenha a potência prevista na local onde mora
-
- Oficial
Faz as contas mas 6,9 KVA-mono chegava vais para 13,8 KVA de taxa a dobrar
Pensa bem
Se não te importa gastar mais uns euros por mês o valor de 3x20A ou 3x25 A era o ideal mas embora tenshas 3 x20= 60 A por fase só ficas com 20 Ligas duas máquinas e o aquecedor na mesma fase e a luz vai abaixo.
Eu nunca fui muito defensor da luz trifásica a não ser que na realidade há circuitos trifásic os.
Agora uma coisa é certa vê o circuito do fogão se está mono ou trif pois podes ter de meter cabo de 4mmn^2 ou 6mm^2 mono
Pensa bem
Se não te importa gastar mais uns euros por mês o valor de 3x20A ou 3x25 A era o ideal mas embora tenshas 3 x20= 60 A por fase só ficas com 20 Ligas duas máquinas e o aquecedor na mesma fase e a luz vai abaixo.
Eu nunca fui muito defensor da luz trifásica a não ser que na realidade há circuitos trifásic os.
Agora uma coisa é certa vê o circuito do fogão se está mono ou trif pois podes ter de meter cabo de 4mmn^2 ou 6mm^2 mono
já confirmei com os com os serviços centrais da EDP. Posso aumentar a potencia até 20,7kVa sem qualquer encargo extra para além da taxa:
20,7kVa (30 amperes por fase - 29.56€ por mês), 17,25 kVa (25 amperes por fase por 24.73€), 13,8kVa (20 amperes por fase por 19,89€). Actualmente tenho 10,35 kVa (15 amperes por fase) e pago 15,06€ de taxa.
mas essa ideia do variador de velocidade pode ser uma hipótese. onde se arranja isso e por quanto?
20,7kVa (30 amperes por fase - 29.56€ por mês), 17,25 kVa (25 amperes por fase por 24.73€), 13,8kVa (20 amperes por fase por 19,89€). Actualmente tenho 10,35 kVa (15 amperes por fase) e pago 15,06€ de taxa.
mas essa ideia do variador de velocidade pode ser uma hipótese. onde se arranja isso e por quanto?
O circuito do fogão está monofásico.`Duzia12 Escreveu:Faz as contas mas 6,9 KVA-mono chegava vais para 13,8 KVA de taxa a dobrar
Pensa bem
Se a redistribuição das fases resolver o problema fico por aí. Se não tenho de saber o preço do tal variador de velocidade para poder passar para monofásico
-
- Oficial
OLha eu já dei a minha opinião, mas isso 3x30A ?? Eu tenho 3,45 KVA-1x15A mas...eu também tenho pouca coisa, mas os 6,9 KVA 1x30A chegada, mas não digo mais nada
Mudar a bomba trigfásica da piscina por uma monofásica???? é solução???? ia precisar de umas 3 por ano era vê-lkas a queirmar!!! hehe!
Ao menos ficava com espectaculo de fumo e cor junto à piscina.
Aconselho-o antes de fazer o aumento de energia para convidadr um electricista a fazer-lhe o equilibrio das fases no quadro. às vezes é um pequeno promenor de consumo exagerado numa fase que se resolve com uma melhor distribuiçõa. quanto ao forno vej ase ele so admite um tipo de ligação(peça também ao electricista)!!!
Aconselho-o antes de fazer o aumento de energia para convidadr um electricista a fazer-lhe o equilibrio das fases no quadro. às vezes é um pequeno promenor de consumo exagerado numa fase que se resolve com uma melhor distribuiçõa. quanto ao forno vej ase ele so admite um tipo de ligação(peça também ao electricista)!!!
Cordialmente
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
3x30A está fora de questão. só postei aqui todas as possíveis potencias e respectivos preços que me foram dados pela EDP.Duzia12 Escreveu:OLha eu já dei a minha opinião, mas isso 3x30A ?? Eu tenho 3,45 KVA-1x15A mas...eu também tenho pouca coisa, mas os 6,9 KVA 1x30A chegada, mas não digo mais nada
Se aumentar no máximo será para 3x20A, mas vou evitar fazê-lo seja através duma melhor redestribuição de fases, seja mudando a corrente para monofasica se for possível (e economicamente vantajoso) adaptar a bomba da piscina.
Acho que no essencial estamos de acordo, pelo que agradeço a sua e as opiniões de todos que me queiram ajudar
Nunca mudaria a bomba trifásica por uma monofasica. Como já disse uma bomba equivalente custa cerca de 300 euros mais instalação, por isso mudar de bomba está fora de questão!g20 Escreveu:Mudar a bomba trigfásica da piscina por uma monofásica???? é solução???? ia precisar de umas 3 por ano era vê-lkas a queirmar!!! hehe!
O que me foi proposto por um outro utilizador foi o tal "variador de velocidade para motor com alimentação mono e saída trifásica" coisa que eu até desconhecia existir e ainda nem sei preços, onde se compra, se realmente funciona sem perigo para a bomba, etc.. Para já é só uma ideia a ser analizada.
Certo é que vem cá amanhã o electricista para equilibrar as fases e já agora ver a questão do fogão e do forno.
Depois logo se vê se se resolve com isso ou se preciso de aumentar a potência ou então depois de "adaptar" a bomba passar a monofásica.
É capaz de se explicar melhor? que quer dizer 'nunca'?Duzia12 Escreveu:com 3x20A nunca consegue equilibrar as fases mas...
Cordialmente
g20
g20
-
- Oficial
Faça uma tabela das 3 fases em Execel faça os consumos, calculas as probabilidades de estar em simultâneo várias vezes vai haver alturas que o consumo pasa os 20 A numa só fase e disjuntor dispara já com 6,9 KVA mono não.
Claro que se estiver fora de questão a bomba trifásica, tem de se ir para uma solução tri. O ideal era os 3x25A
Claro que se estiver fora de questão a bomba trifásica, tem de se ir para uma solução tri. O ideal era os 3x25A