Calculo de consumo de motor trifasico
Calculo de consumo de motor trifasico
Boas,
Será que alguém pode ajudar no calculo do consumo de um motor trifásico?
Então é assim:
Motor de 50Kw
tensão 400v
consumo médio de 30 Amperes
e o preço do Kw/hora de 0.10€
Numa situação destas qual seria a formula para calcular qual o preço/hora deste motor??
Estes valores são meramente representativos foram colocados sem nenhum fundamento, apenas para calcular.
Obrigado
Será que alguém pode ajudar no calculo do consumo de um motor trifásico?
Então é assim:
Motor de 50Kw
tensão 400v
Numa situação destas qual seria a formula para calcular qual o preço/hora deste motor??
Estes valores são meramente representativos foram colocados sem nenhum fundamento, apenas para calcular.
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 217 vezes
Re: Calculo de consumo de motor trifasico
Boas
Fica melhor com dados mais reais
Motor de 15Kw
tensão 400v
Como o contador conta Kw, multiplicas os Kw pelo valor monetário e tens um custo aproximadamente,
15Kw x 0.10= 1.50€hora
Cump.
Mário
Fica melhor com dados mais reais
Motor de 15Kw
tensão 400v
Como o contador conta Kw, multiplicas os Kw pelo valor monetário e tens um custo aproximadamente,
15Kw x 0.10= 1.50€hora
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Obrigado pela resposta,
De qualquer forma surge outra questão, se esse motor em vez de consumir 30 amperes estiver
a consumir apenas 10 amperes.
Essa diferença não altera o preço final??
Obrigado
De qualquer forma surge outra questão, se esse motor em vez de consumir 30 amperes estiver
a consumir apenas 10 amperes.
Essa diferença não altera o preço final??
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
Boas
"De qualquer forma surge outra questão, se esse motor em vez de consumir 30 amperes estiver a consumir apenas 10 amperes."
Não pagas Amps. pagas Kw.
"Essa diferença não altera o preço final??"
Correcto, mas não consomes os Kw da placa do motor.
Cump.
Mário
"De qualquer forma surge outra questão, se esse motor em vez de consumir 30 amperes estiver a consumir apenas 10 amperes."
Não pagas Amps. pagas Kw.
"Essa diferença não altera o preço final??"
Correcto, mas não consomes os Kw da placa do motor.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Esse consumo é o consumo máximo. Há que ver o diagrama de cargas.
Para saber o valor de x horas tem de se ter um contador.
Para saber o valor de x horas tem de se ter um contador.
Mais uma vez obrigado pela resposta, e peço desculpa pela ignorância mas, quando um motor
entra em carga a amperagem aumenta, se ela aumenta o motor vai consumir mais, correcto??
Partindo do principio que descrevi acima, para esta situação não seria mais exacto utilizar a amperagem
para calcular os Kw e por sua vez calcular o preço???
já agora qual a formula para transformar A em Kw??
entra em carga a amperagem aumenta, se ela aumenta o motor vai consumir mais, correcto??
Partindo do principio que descrevi acima, para esta situação não seria mais exacto utilizar a amperagem
para calcular os Kw e por sua vez calcular o preço???
já agora qual a formula para transformar A em Kw??
- Mário
- Team Apoio
Boas "ricmatrix"
Pelo teu perfil vejo que trabalhas em CNC. Se a pergunta tem haver com os consumos "em CNC" não é tão linear, dado que trabalhas com variadores de frequência e tensão.
"Mais uma vez obrigado pela resposta, e peço desculpa pela ignorância mas, quando um motor entra em carga a amperagem aumenta, se ela aumenta o motor vai consumir mais, correcto??"
Sim. E os Kw sobem tambem.
"Partindo do principio que descrevi acima, para esta situação não seria mais exacto utilizar a amperagem para calcular os Kw e por sua vez calcular o preço???"
Não porque tens percas nos motores e os Amp. não são vectoriais. Podes ter um motor "normal de 15Kw com 33 Amp a 2810rpm" como podes ter um motor EFFI (creio que já vão na III) de "15Kw com 27Amp. a 2895Rpm" e ainda podes ter um motor com o factor de serviço de 1.25.
"já agora qual a formula para transformar A em Kw??"
P= √3*U*I*cosф "esta formula é se não tiveres variador"
Cump.
Mário
Pelo teu perfil vejo que trabalhas em CNC. Se a pergunta tem haver com os consumos "em CNC" não é tão linear, dado que trabalhas com variadores de frequência e tensão.
"Mais uma vez obrigado pela resposta, e peço desculpa pela ignorância mas, quando um motor entra em carga a amperagem aumenta, se ela aumenta o motor vai consumir mais, correcto??"
Sim. E os Kw sobem tambem.
"Partindo do principio que descrevi acima, para esta situação não seria mais exacto utilizar a amperagem para calcular os Kw e por sua vez calcular o preço???"
Não porque tens percas nos motores e os Amp. não são vectoriais. Podes ter um motor "normal de 15Kw com 33 Amp a 2810rpm" como podes ter um motor EFFI (creio que já vão na III) de "15Kw com 27Amp. a 2895Rpm" e ainda podes ter um motor com o factor de serviço de 1.25.
"já agora qual a formula para transformar A em Kw??"
P= √3*U*I*cosф "esta formula é se não tiveres variador"
Cump.
Mário
Obrigado Mário,
Cnc é um hobby embora já tenha feito algumas aplicações profissionais com grande sucesso.
A minha questão não tem haver com propriamente com motores que usam Variadores, mas sim motores
com arranque directo tipo estrela/triangulo ou até sem.
Eu não pretendo ir ao pormenor do custo do consumo, é só para ter um ideia do consumo que estou a ter com um determinado
motor.
Voltando um pouco á minha questão, eu encontrei esta formula para excel, se eu calculasse desta forma seria correcto??
=RAIZQ(3)*V*A/1000=Kva
Kva*.08=Kw
E agora com os Kw calcular o preço por/hora.
Desta forma seria correcto?? (ou aproximadamente??)
Cnc é um hobby embora já tenha feito algumas aplicações profissionais com grande sucesso.
A minha questão não tem haver com propriamente com motores que usam Variadores, mas sim motores
com arranque directo tipo estrela/triangulo ou até sem.
Eu não pretendo ir ao pormenor do custo do consumo, é só para ter um ideia do consumo que estou a ter com um determinado
motor.
Voltando um pouco á minha questão, eu encontrei esta formula para excel, se eu calculasse desta forma seria correcto??
=RAIZQ(3)*V*A/1000=Kva
Kva*.08=Kw
Desta forma seria correcto?? (ou aproximadamente??)
- Mário
- Team Apoio
Boas
"Voltando um pouco á minha questão, eu encontrei esta formula para excel, se eu calculasse desta forma seria correcto??
=RAIZQ(3)*V*A/1000=Kva
Kva*.08=Kw
Desta forma seria correcto?? (ou aproximadamente??)" Sim (se o cosф for de .08)
Kvas é os Voltes x Amperes, não entra o cosф "coseno de fi".
Podes disser que Kva é a potencia "pura" e Kw é a potencia com percas.
P= √3*U*I*cosф
Se o motor é de 50Kw multiplicas pelo custo da energia. Isto dado que queres aproximadamente.
Cump.
Mário
"Voltando um pouco á minha questão, eu encontrei esta formula para excel, se eu calculasse desta forma seria correcto??
=RAIZQ(3)*V*A/1000=Kva
Kva*.08=Kw
Desta forma seria correcto?? (ou aproximadamente??)" Sim (se o cosф for de .08)
Kvas é os Voltes x Amperes, não entra o cosф "coseno de fi".
Podes disser que Kva é a potencia "pura" e Kw é a potencia com percas.
P= √3*U*I*cosф
Se o motor é de 50Kw multiplicas pelo custo da energia. Isto dado que queres aproximadamente.
Cump.
Mário
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Se o consumo médio é de 30 A teremos
P=(raiz3) x Uc X I x cosfi
Cosseno fi aproximado
P=1,73 x 400 x 30 x 0,85=
W= P x tempo x preço do KWh( 0,1€)
P=(raiz3) x Uc X I x cosfi
Cosseno fi aproximado
P=1,73 x 400 x 30 x 0,85=
W= P x tempo x preço do KWh( 0,1€)
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 ago 2010, 23:41
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 1 vez
Bom dia, seria possível darem-me uma ajuda, com base no documento em anexo, como calcularia ou qual seria os dados que teria de ter em conta, para calcular o consumo desta bomba de calor? Obrigado
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Enviou: 31 vezes
- Agradecimento recebido: 78 vezes
Só não concordo com a parte onde é dito que a potência se mede em kWh. A potência mede-se em kW. A energia (consumo) é que se mede em kWh. Sendo assim, Potência (kW) multiplicado pelo tempo (h) é que dá energia (kWh).alucas Escreveu:Boas,
Consumo = Potência (kWh) X nº de horas que o aparelho está ligado X nº dias
1000Wh=1KWh
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 ago 2010, 23:41
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 1 vez
Expliquem-me como eu tivesse 6 anos, na figura em cima qual é que teria que multiplicar?
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...