Fim da Certiel?

Responder
rones
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 08 fev 2008, 19:03

Fim da Certiel?

Mensagem por rones »

Li hoje:

Secretário de Estado da Administração Local
José Junqueiro
Aprovação de Alterações ao RJUE

O Conselho de Ministros aprovou na generalidade e enviou para consultas a introdução de alterações do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação.
Esta iniciativa insere-se no esforço do Governo de aprofundar a simplificação dos procedimentos administrativos e dela resultam as seguintes inovações:

a).......
b).......
c) Dispensa da certificação ou aprovação de projectos de engenharia das especialidades por entidades externas aos municípios, bem como da realização de vistoria para verificação da sua execução mediante, em ambos os casos, a apresentação de termo de responsabilidade (projectos de electricidade, de telecomunicações, etc., de gás, entre outros);
d).......
e).......

Fim da Certiel?
Consequências?


Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por eng_jersilva »

De facto... se for aprovado isto vai controverso... seria o fim de muitos negócios e o inicio da REBALDARIA!!!!
acho que toda a gente deve ser AVALIADA neste caso supervisionada...
Em fase de projecto,ok quem projecta tem que saber o que esta a fazer e ter competencias para tal.. agora acho que
deria de haver sempre uma avaliação/vistoria depois de executada uma obra.


abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 187
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Localização: Sines
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por vecm1956 »

Bom dia a todos,

Sou contra a anarquia , mas também não estou de acordo com o poder discriccionário da CERTIEL nem com tanta burocracia.
Penso que no futuro a legislação irá no sentido de toda a instalação eléctrica vai ser obrigada a ter projecto e o técnico responsável pela execução vai ficar como responsável declarando que tudo foi feito segundo o projecto.
Vejam na construção civil, toda a obra tem de ter projecto e no fim pode ser pedida a insenção de fiscalização desde que o técnico responsável pela construção declare que está tudo de acordo com o projecto.

Cumprimentos

VM
cerdel
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 02 abr 2009, 10:41

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por cerdel »

Já aconteceu o mesmo com o ITED, tinha que chegar às Instalações Eléctricas.
Não concordo, pois sem uma vistoria, os projectos não irão ser cumpridos e estarão a por em causa a segurança das pessoas.
lamparina
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 08 jan 2010, 12:30

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por lamparina »

:D É verdade que esse decreto está em estudo, mas só se aplica aos municipios, pois esta versão,do Dec-Lei 555, décima versão, não revoga Dec-Lei 272/92 art. 6º e o Dec-Lei 101/2007.
No meu entender o funcionamento da CERTIEL não será afectado, pois seria um grande retrocesso!

Existem paises a adoptar o sistema da CERTIEL, por ex. Brasil
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por joaoosvaldo »

de facto e tal como disse o "eng_jersilva" se fosse aprovado ia ser uma rebaldaria!!

infelizmente e é um facto é que existem muitos erros de projecto por isso se não existir qualquer vistoria as coisas vão ficar ainda piores do que já estão!

por exemplo no caso do ITED agora que acabaram as entidades certificadoras e passaram as responsabilidades para o projectista e instalador, já cheguei a ver numa obra uma instalação em que não levou ATI existe uma caixa C1 e os cabos passavam directos enfim uma autêntica "salganhada", isto porque o instalador está convencido que a ANACOM não vai fazer qq inspecção, logo, decidiu poupar o dinheiro do ATI! isto só para mostrar que se for deixado tudo ao critério de projectistas e instaladores não vai funcionar mt bem, e o principal prejudicado serão os clientes!!

isto para dizer também que existem projectistas e instaladores que deviam de ser proibidos de exercer a profissão, infelizmente existe mt gente irresponsável!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por jodsbrum »

É verdade que à e vai continuar, sempre a haver quem não cumpra as regras, mas também é verdade que estas empresas certificadoras muitas das vezes servem é para encarecer as obras e meter muita burocracia.
Porque motivo não fica o projectista como responsável e a empresa certificadora apenas passa em algumas obras (sem aviso prévio) e ai faz a sua fiscalização e aplica as coimas a quem não cumprir e inclusive quem for apanhado mais do que uma vez até poderá não ser mais responsável por projecto algum, etc..., etc...
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por nelmindo »

Acho que não é pelo preço das inpecções/re-inspecções vão encarecer uma obra.
sagan
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 01 set 2008, 19:46

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por sagan »

Da leitura da proposta de lei, parece-me claramente que acabam mesmo as vistorias da Certiel.

Alguém confirma isto?
Avatar do Utilizador
hugopereira
Curioso
Curioso
Mensagens: 25
Registado: 24 mar 2008, 18:29
Localização: Moncarapacho; Olhão; Algarve
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por hugopereira »

Boas,

Eu acho que a Certiel não devia acabar, mas sim mudar os seu "hábitos", pois como foi dito seria andar para traz no tempo, ainda me lembro dos electropedreiros, electrocanalizadores, etc...
Em relação ao "eng_jersilva" permita-me discordar da parte final, pois os técnicos que andam nas obras têm de saber o que estão a fazer tal como os projectistas.

X@u
Hugo Pereira
Abraços

Hugo Pereira
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por windstorm »

epá..... sou um desses multitask que voçês falam ...lol

mas acontece que conheço muitos elecricistas encartados no desemprego porque tiraram um cursito e deitaram-se a sobra da bananeira...acontece que actualmente uma empresa ou proffissional independente, tem que oferecer uma panoplia de serviços ou arruma as botas ...

estão a sair electricistas das escolas que dão dó...acho que nem numa chave sabem pegar como deve ser...
claro que chegam ao mercado selvagem e estão no demprego em três dias...

depois conheço alguns engenheiros que quando foram contratados para trabalhar nas eolicas, saia disparados no primeiro dia porque vinham de fato e gravata para trabalhar nas torres :lol: coitados....

epá...é preçiso fiscalização mas é ridiculo que a Certiel tenha um tal poder que permite muitas injustiças...
há cerca de meio ano um tecnico deles aprovou na totalidade um prédio inteiro desde lojas, apartamentos garagens...etc em apenas 3 horas sem apontar um unico defeito.....

é obvio que só viu o andar modelo e uma loja pré defenida pela empresa....mas como a empresa jé te um enorme curriculum, eles confiam e siga....

depois um pequeno electricista independente quer ganhar a vida e pegam-lhe por pintelhos que só apetece malhar o homem :lol:

trabalhei no estranjeiro nesta area e uma coisa que é inegavel é o profissionalismo dos inspectores....
mesmo sendo uma empres estrangeira a executar o trabalho, eles estão lá para verificar mas acima de tudo para ajudar e aconselhar em caso de anomalia detectada...

aqui..aparecem uns empertigados armados em finorios, mal dispostos, arrogantes...que põem o desgraçado do tecnico a tremere mesmo antes de ser inspeçionado...

fim da Certiel?????
apoio a 1000%

que haja fiscalização mas por pessoas que vistam a camisola e que sejam justas e imparciais...
coisa que a Certiel nunca foi..cambada de empertigados :cry:
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por eng_jersilva »

Bom dia caros colegas
hugopereira Escreveu:Boas,

Eu acho que a Certiel não devia acabar, mas sim mudar os seu "hábitos", pois como foi dito seria andar para traz no tempo, ainda me lembro dos electropedreiros, electrocanalizadores, etc...
Em relação ao "eng_jersilva" permita-me discordar da parte final, pois os técnicos que andam nas obras têm de saber o que estão a fazer tal como os projectistas.

X@u
Hugo Pereira
Amigo Hugo caso ainda não saiba...Informo que os projectistas já são avaliados no momento em que enviam os respectivos projectos para certificação ( no caso dos proj.electricos que são da responsabilidade da certiel). Quando não existe projecto a responsabilidade passa a ser do técnico responsável (pode ser um electricista ou Eng.º). espero ter esclarecido.

Acho que todo o trabalho seja ele qual for deve ser avaliado, sejam Engº(s), electricistas, professores etc etc.. mas também confirmo que existe algum autoritarismo por parte da certiel o qual também já fui vitima. ainda assim acho positivo a sua existencia.

E mais… há quem defenda o aparecimento de mais entidades que façam o mesmo trabalho da certiel... pois bem isto poderia muito bem ser "um pau de dois bicos", por um lado a concorrência é sempre boa (mas para o consumidor) por outro isto poderia levar a um mercado onde a empresa que mais facilitasse era aquela que acabaria por ser contratada para fazer as vistorias e onde acabariam por aparecer aquelas "competentes" empresas que faziam as vistorias nos seus escritórios (normalmente por telefone)... Tal como acontecia com as certificadoras nas telecomunicações.
Eu defendo sim uma entidade que supervisione a CERTIEL.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
trivial
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 10 jan 2008, 19:56
Localização: porto
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por trivial »

ao fim ao cabo a certiel é boa para os eng.s e mal par os técnicos resposnaveis
depois de fazer um projecto e ser aprovado.. fixe , não tenho mais dor de cabeça
agora isso de aprovarem uma instalação e de o téc. responsavel continuar a ser responsavel...... então para que serve a inspeção????
se eles aprovam tem de ficar responsáveis.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por ohmico »

Boas,

os problemas com as entidades fiscalizadoras não são de agora pois nos tempos da EDP já existiam... já sei o que estão a pensar... consta que eram mais fáceis de contornar!?

Na minha opinião não deverá estar em causa a existência da Certiel, esta ou outra, o que está em causa são duas outras questões que normalmente passam para segundo plano.

1ª- A nossa aversão a qualquer tipo de control e cumprimento de regras, este como outro qualquer.

2ª- Qualquer indivíduo, desde que empossado em função de control ou fiscalização fica imediatamente imbuido duma autoridade, que ninguém lhe atribuiu, mas que o faz tentar esmagar quem lhe apareça pela frente. Este predicado, varia na razão inversa da competência, daí raramente existir disponibilidade para a ajuda na resolução dos problemas.

Esta minha opinião é fundamentada na experiência adquirida em alguns anos de fiscalização e acompanhamento de obras, onde se assiste frequentemente ao mesmo tipo de comportamentos.

Face ao exposto só vejo uma solução que é tentarem não correr o risco de errar e estar permanentemente preparado para contrapor com a argumentação certa, mas nunca se deixarem intimidar. Claro que com o tempo eles hão-de apreder.

Cump.
ohmico
voltampere
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 21 jan 2010, 19:45
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por voltampere »

Isto de andarmos 20 ou 30 anos para trás é típico no nosso País.....Em vez de andarmos de burro para cavalo vamos andar de cavalo para burro!!!

Como é que é possível pudermos comprar uma casa sem ter sido sujeita a qualquer vistoria, gás, electricidade etc... Será que este senhor ou senhores que propuseram esta barbaridade pensaram na segurança das pessoas??


Toda a gente comete erros...projectistas, instaladores etc...

e a EDP o que é que pensa disto?? A EDP vai fornecer energia a uma instalação que não foi vistoriada?? Que foi feita à balda, sim porque se não é preciso vistoria qualquer coisa serve... Não me parece...

Tiram as vossas conclusões mas este tipo de decretos de lei ou propostas não fazem sentido nenhum....

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”