Disparo de vários disjuntores simultaneo

Responder
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Disparo de vários disjuntores simultaneo

Mensagem por BLima »

Viva colegas,

Estou com um problema em mãos e gostaria de saber a vossa opinião.

Tenha numa máquina um driver para um motor DC(Alguns kW, n sei bem quantos), que a entrada é trifásica no driver. Já detectei que um dos tiristores da ponte de rectificação está aberto e que isso faz elevar a tensão nuam fases da fábrica para cerca de 400Vac (F-Terra).

O que provoca o disparo de vários disjuntores que recebem a mesma alimentação trifásica. A minha dúvida é, uma vez que são disjuntores para outros motores DC(com respectivos driver, mas muito mais pequenos) ao aumentar a tensão a corrente vai aumentar tb? Pensei que ao aumentar a tensão a corrente devia baixar pois a potência que os motores "precisam" é a mesma.

Desculpem se disse algum disparate mas é o adiantar da hora e muitas horas à frente da máquina.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Disparo de vários disjuntores simultaneo

Mensagem por nelmindo »

Vai aumentar. Pense assim (embora não seja linear) a resistencia é a mesma, se a tensão sobe, a corrente sobe por "simpatia".
Quando falo em resistencia, falo na oposição da corrente no sentido lato.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Sim, é verdade Nelmindo.

Ao fim de algumas horas, numa avaria, eu quase que já não sei o meu nome completo!! :D :D

Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas Bruno

Não sei se é o teu caso, mas tenho maquinas em que a tensão é de 560 Voltes (depois do rectificador e antes do modulador), dado que é a raiz de 2 (400 x raiz de 2)

Se o tiristor estiver com fuga à terra, toda a terra tem a passagem.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

O problema estava no conector que vai à gate do tiristor. Em principio está resolvido, mas vamos a ver ao longo do tempo se normaliza. As avarias intermitentes são de facto o pior que há!

Já agora, como é que fazem a limpeza de conectores eléctricos? Usam spray de limpeza de contactos eléctricos? Passam uma lixa? Ou de outra maneira?

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”